(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que é e como criar um infográfico? Esse tipo de conteúdo é cada vez mais relevante no universo do marketing digital. Isso porque eles são uma alternativa aos textos muito longos e costumam atrair a atenção do leitor.

Independente de se você quer produzir conteúdo para as redes sociais, para o seu site ou blog, ou até mesmo para e-mail marketing. Os infográficos são uma ótima forma de manter os visitantes interessados no seu conteúdo.

Ao longo desse artigo, você conhecerá os principais elementos que caracterizam um infográfico. Além disso, você verá dicas para criar o conteúdo e conseguir transmitir a sua mensagem da melhor forma.

Então vamos começar?

O que é um infográfico?

Os infográficos são como banners virtuais. Eles servem para transmitir informações de uma forma mais “leve”, utilizando elementos visuais para isso.

A grande vantagem dos infográficos para o meio digital é que nem todo mundo tem tempo para ler grandes textos. Já esse tipo de conteúdo é conhecido por sintetizar as informações, trazendo dados, estatísticas e qualquer outro tipo de mensagem de forma sucinta.

Como criar um infográfico

Além disso, como já mencionamos acima, os infográficos também são conhecidos por atrair a atenção do leitor. Os elementos gráficos utilizados se destacam e prender o olhar. Ou seja, eles são uma das melhores formas de levar a informação desejada para os seus leads e clientes.

Onde eu posso publicar um infográfico?

Os infográficos são bastante versáteis. Isso significa que não existe um tamanho ou formato padrão para que eles sejam produzidos. É possível adaptar o arquivo de acordo com as particularidades da mídia onde você deseja publicá-lo.

Eles podem ser postados nas redes sociais, enviados no formato de e-mail marketing e até mesmo utilizados para complementar um post no seu blog. Em suma, os infográficos podem ser publicados em qualquer plataforma!

Agora que você já sabe o que é um infográfico e onde eles podem ser publicados, chegou a hora de apresentarmos algumas dicas gerais para que você possa produzir o seu próprio conteúdo.

Como criar um infográfico

Sintetize a informação

O primeiro passo é analisar a informação que você quer transmitir. Quais são os dados realmente importantes para serem apresentados? O que você pode cortar dos artigos num geral?

Como criar um infográfico

Essa análise é muito importante para que você consiga resumir o conteúdo textual do infográfico. Assim, você pode criar pequenos blocos de texto que serão inseridos no arquivo.

Escolha os elementos visuais

Depois, será preciso escolher os elementos visuais que farão parte do infográfico. A dica aqui é encontrar um bom banco de imagens. Existem opções pagas, como a Shutterstock, e versões gratuitas, como o Pexels e o Pixabay.

Independente do banco que você escolher, é importante buscar sempre elementos vetorizados. Esse tipo de arquivo pode ser aumentado ou reduzido de acordo com a necessidade, sem perder a qualidade da imagem.

Vale lembrar também que esses elementos devem ter uma relação com o conteúdo do seu Instagram. Ou seja, vamos supor que o seu infográfico fale sobre astronomia. Os elementos visuais podem ser estrelas, planetas, o Sol, a Lua, enfim. O importante é que eles sejam relacionados ou neutros – nesse caso, círculos, quadrados, triângulos e etc.

Mantenha a sua identidade visual

Outra dica bastante importante ao criar um infográfico é lembrar que você precisa respeitar a identidade visual da sua empresa. Qualquer organização tem o seu guia da marca – um manual de como o logotipo deve ser aplicado, as cores que devem ser utilizadas e fontes que representam os ideais da empresa.

Como criar um infográfico

Ao criar um infográfico, é muito importante que você respeite essa identidade visual. Dessa forma, os leitores podem identificar o seu conteúdo com mais facilidade. Além disso, você mantém todos os seus materiais padronizados e respeita a aplicação da marca.

Seja direto

Um ponto importante do infográfico é a garantia de que ele transmite uma mensagem de forma fácil. Isso significa que o leitor só de “passar o olho” pela imagem deve entender do que se trata o arquivo.

Geralmente, os infográficos são compostos por elementos visuais, um título chamativo e pequenos subtítulos que transmitem dados, estatísticas e informações em frases bastante sucintas.

Como criar um infográfico

Caso você acrescente muitos textos no infográfico, existe a chance de que o leitor perca o interesse. Então, para que isso não aconteça, mantenha os parágrafos curtos e invista na produção de títulos chamativos.

Substitua o texto pelo infográfico

Ao escrever um artigo para um blog, por exemplo, você pode utilizar esse recurso para substituir o texto. A dica aqui é incluir o infográfico no meio dos parágrafos, destacando a imagem para que o leitor realmente absorva a informação.

Aqui, vale ressaltar que o infográfico realmente substitui o texto. Portanto, evite repetir as mesmas informações no artigo. Além de caracterizar uma leitura redundante, isso faz também com que o leitor perca o interesse no seu conteúdo. Consequentemente, ele pode deixar de ler o seu blog.

No geral, criar um infográfico é bastante simples. Com noções básicas de design ou até mesmo a ajuda de sites como o Canva, você pode criar o seu próprio infográfico e aproveitar as vantagens deste tipo de conteúdo!

Conheça o ville Target

Agora que você já aprendeu mais sobre os infográficos, que tal conhecer o ville Target? Essa plataforma de automação de marketing foi desenvolvida para ajudar você em diversas etapas de uma campanha de marketing digital. Em uma única plataforma, é possível:

  • Agendar posts nas redes sociais;
  • Escolher entre diversos modelos de landing page para captação de leads;
  • Enviar e-mail marketing em massa;
  • Captar leads;
  • Rastrear leads;
  • Pontuar os leads de acordo com as ações dentro do seu site e muito mais!

Portanto, não deixe de acessar o site para conhecer os benefícios do software. Aproveite também para conferir os materiais gratuitos sobre marketing digital, como e-Books, slides e workshops. Boa sorte!

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigado e até a próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !