(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Em meio a tantos produtos e serviços similares por aí, o que faz a diferença para uma empresa é o atendimento ao cliente. Logo, criar uma régua de relacionamento com o cliente é indispensável. Dessa forma, você consegue construir uma relação estável e sólida com seu público-alvo.

Você pode pensar na sua estratégia como se fosse um namoro. Primeiramente, você se apresenta e mostra quais são suas intenções de forma clara. Aos poucos, adquire a confiança do parceiro desejado, parte para um relacionamento amoroso até que vocês se acertam e chegam à troca de alianças.

Tem todo um processo. Não acontece de repente, de uma hora para outro. E com seu cliente não é diferente. Especialmente se você possui uma loja virtual.

Existem algumas ações que podem te ajudar a fortalecer esse relacionamento. Juntas, elas são chamadas régua de relacionamento com o cliente. E, neste texto, você fica sabendo quais são cada uma delas e as sua importância para estabelecer uma relação de fidelidade com seu cliente.

O que precisa para utilizar a régua de relacionamento com o cliente?

O primeiro passo, para variar, é conhecer o seu público-alvo. Sabendo do que gosta, onde está e como ele interage, a sua régua de relacionamento tem mais chances de funcionar como esperada.

Da mesma forma, é importante saber em que estágio no funil de vendas ele se encontra. Em outras palavras: eles já estão decididos a comprar determinado produto ou ainda estão em fase de pesquisa?

Para aqueles que estão no início, é preciso saber qual é o perfil desse lead captado, de acordo com a funcionalidade do produto ou serviço, para saber como ele deve ser abordado. Já com os clientes atuais, a preocupação está em levá-los a fazer novas aquisições.

Apesar da diferença no foco, o conhecimento do cliente é tão importante quanto. Esses detalhes influenciam na ordem das abordagens. Veja quais são as suas opções e escolha quais são as mais adequadas.

Email de agradecimento

Um email de agradecimento pode ser enviado após uma compra. Você também pode aplicar essa mensagem logo depois que um usuário baixa um ebook. Ele demonstra, primeiramente, atenciosidade por parte da empresa, mas também tem a função básica de indicar ao cliente que o seu cadastro ou compra foi feito com sucesso.

Utilize uma linguagem humanizada, personalizada e que não pareça artificial se você quer que o seu objetivo seja alcançado com sucesso.

Envio de conteúdo mais avançado

Quando o cliente se registra em seu site é porque há algo lá que lhe interessa. E, certamente, ele fez isso depois de visitar alguns produtos, mas sem comprá-los (ainda). Por isso, essa informação é muito importante para que você envie um segundo email com conteúdo mais detalhado sobre o produto de interesse.

Além disso, você pode enviar, em uma oportunidade seguinte, uma nova campanha de email marketing com as ofertas disponíveis na sua loja virtual. Essa é a oportunidade de converter em venda aquele produto que não foi comprado por falta de tempo ou outra razão.

Aproveite os aniversários

Tão importante para a vida de cada pessoa, o dia do aniversário pode ser ótima oportunidade para você entrar em contato com seus clientes. Afinal, a maioria das pessoas gosta de ser lembrada no dia de seu aniversário. E você também pode fazer isso com seu cliente de um jeito simples: enviando um email de parabéns.

Na mensagem você pode apenas parabenizá-lo e desejar bons votos ou então oferecer um desconto especial e exclusivo. Qualquer uma dessas opções garantem uma maior aproximação com o cliente. Inclua nessa possibilidade outras datas marcantes como Dia dos Pais ou Dia das Mães. Quem tiver um filho deve gostar da chance de se presentear.

Invista no pós-venda e no marketing relacionado

Depois que uma venda é realizada, seja prestativo. Envie alguns emails de confirmação de entrega, da nota fiscal e do código de rastreamento. Em todos os contatos, deixe opções de contato para que o cliente diga o que achou do produto e se há algo que deve melhorar.

O feedback do cliente é uma ferramenta muito valiosa para preservar sua preferência. Mesmo assim, às vezes, o cliente pode demorar a voltar para seu site. Nesses caso, aproveite a última compra que ele fez para realizar um marketing relacionado, oferecendo produtos e serviços relacionados ao que ele já adquiriu.

Utilize a automação de marketing para criar uma régua de relacionamento com o cliente

Basicamente, as estratégias da régua de relacionamento são aplicadas através do email marketing. Essa é a opção mais eficiente para manter contato com o cliente e demonstrar que você está sempre à sua disposição. Não deixe que ele esqueça de você e aproveite bem essa chance.

Ah, é claro que você não vai ficar monitorando cada compra e disparando uma mensagem manualmente. Isso é impossível! Lembre-se que muitas pessoas compram de madrugada, você não daria conta de enviar todos esses emails sozinho.

Aqui, surge a necessidade de contar com uma ferramenta de automação de email marketing. Com base nas suas configurações, ela dispara emails automáticos. E é exatamente isso que o ville Target faz (além de outras funcionalidades!). Que tal se cadastrar agora mesmo?

Posts relacionados