(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você abriu uma empresa e deseja inseri-la no mundo digital. Então as dúvidas começam a surgir e você precisa realizar várias ações, mas não sabe por onde começar. Talvez seja a hora de você ter um planejamento de marketing digital.

Um planejamento de marketing digital, como o próprio nome diz, te ajudará a planejar as suas ações, com foco nos resultados. Uma vez com o passo a passo completo, será mais fácil você identificar as melhores estratégias que realmente tem tido sucesso.

Se seu objetivo é aumentar as vendas e gerar mais lucro para a sua empresa, saber exatamente o processo de geração de leads qualificados pode ser o ideal. Outrossim, você precisa antes de tudo conhecer a sua persona e considerá-la em todos os momentos.

Analise em qual cenário sua empresa está inserida e estabeleça prazos para que cada uma das etapas seja concluído. Ademais, mensure todas as suas estratégias e saiba quais a que merecem mais atenção e quais outras você deve continuar.

Inicialmente, é importante que você tenha seus objetivos claros para que possa alcançar as suas metas. Existe uma infinidade de ações que podem ser tomadas. Quer saber como criar seu plano de marketing digital? Continue acompanhando esse artigo.

Falaremos aqui algumas dicas fundamentais para você iniciar agora o seu planejamento de marketing digital e ter sucesso nas suas estratégias.

O que é um planejamento de marketing digital?

Como elaborar um planejamento de marketing digital

Um planejamento de marketing digital é o que determina quais serão as ações futuras da sua empresa até você alcançar um objetivo. É simples. Ele pode ser voltado tanto para a divulgação de um produto ou serviço, como também para divulgar a sua marca.

Essa é considerada uma ferramenta muito eficaz para empresas que desejam aumentar seu valor competitivo no mercado. Além disso, quem deseja se inserir como uma empresa moderna e atualizada no ambiente digital, deve investir num bom planejamento de marketing digital.

Caso seja o seu objetivo, estruture um plano com o departamento de marketing da sua empresa ou contrate uma agência de publicidade que possa te ajudar a construir um bom planejamento de marketing digital.

Vamos agora entender melhor as etapas principais para desenvolver um planejamento de marketing digital?

Quais as etapas principais de um plano de marketing digital?

Todas as empresas que desejam crescer no seu mercado precisam ter um planejamento de marketing digital, com estratégias reais e efetivas. Pense no plano como um guia para ajudar a sua empresa a chegar no seu objetivo. Ele é um apoio eficaz que servirá de apoio para sua empresa se desenvolver cada vez mais.

No entanto, é importante que você conheça bem o mercado no qual você atua para ter um domínio das principais ações que podem influenciar a execução de todas as suas campanhas.

Além disso, o planejamento de marketing digital representa bem qual é o posicionamento da sua marca, quais são os seus valores, missão e visão. Se quiser entender mais sobre marketing digital, acesse nosso e-book ao final deste artigo.

Por ora, anote todas as dicas que daremos abaixo e elabore seu plano de comunicação. Essas dicas serão muito úteis para você, no entanto, atente-se que será importante você adaptar boa parte delas às suas necessidades.

Tenha objetivos claros

Qual a primeira ação a ser tomada quando se decide criar um planejamento de marketing digital? Você pode pensar já na parte mais prática, como criar redes sociais. No entanto é muito importante que você estabeleça quais são os seus objetivos principais.

Não adianta muito iniciar algo no escuro. Ter foco nas metas e trabalhar duro para alcançar todas elas fará toda a diferença. Ademais, seu plano de comunicação se tornará diferente dos outros, principalmente da sua concorrência, que não tem objetivos bem definidos.

Portanto, vá seguindo no cumprimento das pequenas metas. Depois, trace os objetivos secundários e primários. Coloque prazo em todos eles. Esse início pode parecer um pouco complicado, mas definirá o restante do seu planejamento de marketing digital.

Quem é a sua persona?

Quem é a sua persona? Essa é uma estratégia muito importante que deve estar inserida no seu planejamento de marketing digital. Por isso, se esforce em descobrir quem é a sua persona. A partir daí, você conseguirá delinear as outras partes do seu planejamento de marketing digital.

A dica que damos é que você busque os dados dos seus leads capturados na sua landing page e nos dados disponibilizados nas redes sociais.

Faça perguntas que elucidem essas questões, como “quais são os reais problemas do meu cliente?”, “quais os hábitos de consumo?”, “que locais ela costuma frequentar”. Todas essas perguntas podem trazer luz ao seu planejamento no momento de saber quem é a sua persona.

Saiba quem é o seu público alvo

Agora que você já conhece a sua persona, é hora de saber quem é o seu público alvo. Só assim, você poderá finalmente estruturar o plano de marketing digital da sua empresa.

O planejamento de marketing digital precisa ser construído com base no seu cliente em potencial. Ou seja, não adianta você criar um conteúdo sobre Histórias em quadrinho para gente que não está interessada em comprar seu produto.

Por isso, analise o seu mercado sempre. Entenda quais são as reais necessidades do seu cliente, o que ele deseja ao adquirir o seu produto ou serviço?

Assim que descobrir isso, você saberá como estruturar estratégias para que eles se sintam satisfeitos e se tornem fiéis a sua empresa ou a sua marca.

Uma das formas de definir o público-alvo é descobrir quem é a sua persona. Por isso é tão importante descobrir a sua persona antes de qualquer coisa.

As personas são mais que fundamentais para que sua empresa direcione uma comunicação correta para a pessoa ideal, que irá comprar com você. Se quiser saber mais sobre o que são as personas, clique no nosso artigo sobre personas e saiba mais.

Analise a concorrência

planejamento de marketing digital

Veja bem, analisar a concorrência não significa imitá-la. Você e seu concorrente podem ter muitos aspectos em comum e por esse mesmo motivo você deve ter algo no qual se destaque.

Conheça os pontos fortes e fracos dos serviços e produtos oferecidos pela concorrência, seja ela direta ou não. Compare-se e veja o que pode melhorar. Essa é uma maneira de você conhecer melhor o seu mercado e também evoluir como empresa.

Sua marca deve ser consolidada em cima de bases sólida, para que assim seja construída uma imagem positiva na mente dos seus clientes. Por isso, mostre seu diferencial sempre que puder e busque sua melhora. 

Quais canais serão utilizados

plano de marketing digital

Na internet, existe uma infinidade de possibilidades que podem ser utilizadas numa estratégia de marketing digital.

É muito importante que você defina quais os principais canais de divulgação logo no início. Saiba onde seu público está e crie campanhas direcionadas para ele.

Não significa que você deva estar em todas as redes sociais. No entanto, é importante que sua empresa tenha ao menos um site oficial para aumentar a credibilidade perante o mercado.

Só não esqueça de monitorar todos os canais que você utilizar, seja lá qual for. Para facilitar a rotina da sua equipe, você pode contratar uma agência digital para se encarregar dessa função.

Outrossim, você pode contratar uma ferramenta de automação de marketing digital para analisar o seu desempenho. Na Ville Target, você consegue monitorar as suas ações nas redes sociais, bem como acompanhar as principais métricas, analisar o engajamento e alcance das suas publicações.

Sua equipe é muito importante

Você tem uma equipe capacitada e que consiga construir um bom plano de marketing digital?

Embora as ferramentas disponíveis no mercado sejam de fácil acesso e utilização, o profissional que for lidar com elas precisa do mínimo de conhecimento e destreza.

Portanto, técnica e conhecimento devem estar aliados em qualquer planejamento de marketing digital.

O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas que conseguem entender a importância da capacitação e profissionalismo, saem na frente.

Portanto, busque treinar e aperfeiçoar os conhecimentos dos seus profissionais antes de implementar qualquer estratégia de marketing.

Cuide do seu conteúdo

Essa é uma das fases mais importantes do seu planejamento: o seu conteúdo. É através dele que seu cliente se sentirá atraído para o seu produto ou serviço. Ele será a porta de entrada para a resolução de muitos problemas do seu cliente.

Portanto, desenvolver um conteúdo no qual você converse com esse cliente é essencial para o sucesso do seu plano. Uma vez que ele está em busca de informações antes de fechar uma compra, para conquistá-lo seu conteúdo precisa ser tentador.

Por isso, crie um blog com conteúdos informativos para que seu conteúdo seja disponibilizado de forma fácil e simples para ele.

Você tem um cronograma de ações

Marketing digital

Ter um cronograma poderá te ajudar a acompanhar se todas as etapas do seu planejamento de marketing digital estão sendo executados corretamente.

Por isso, é muito importante que você monitore todas as suas ações e levante os resultados conquistados. Tudo isso irá mostrar o que está dando certo do seu planejamento e quais os fatores principais a serem melhorados no marketing da sua empresa.

Sendo assim, o cronograma pode funcionar da mesma forma que um relógio, definindo os horários de realização de cada ação. Ele é fundamental para que você se oriente quanto os momentos certos de cada estratégia entrar em ação.

Monitore as suas ações

Vamos refletir sobre os pontos citados. Agora que você já definiu as ações principais do seu plano, o seu passo a passo precisa ser monitorado, correto? Como você fará o seu monitoramento? Manualmente ou através de uma plataforma de automação de marketing digital?

No marketing, existe o Google Analytics, que é muito utilizado por profissionais de marketing. Outrossim, você poderá utilizar uma ferramenta de acompanhamento das principais menções nas redes sociais.

O desenvolvimento de um planejamento de marketing digital não é algo simples. No entanto, se sua empresa investir nele, terá retornos positivos a médio prazo. Marketing digital é uma estratégia de divulgação no qual os resultados levam tempo para ser percebidos. Portanto, continue com os esforços e compare o antes e o depois da sua empresa.

Agora que você já sabe algumas etapas na sua marca, vamos colocar em prática todas as dicas que demos desde o início deste artigo? Elaborar um planejamento de marketing digital é garantia de que sua empresa irá faturar muito futuramente.

No entanto, é importante que você tenha uma equipe de marketing digital especializada em sua empresa, que possa te auxiliar na aplicação de todas as estratégias. Caso não tenha, contrate um profissional de marketing que entenda de planejamento.

Inclua uma ferramenta de automação no seu Planejamento de marketing digital

A princípio, é importante que você saiba que não existe uma fórmula mágica para que as suas estratégias descritas no seu plano deem certo. Tudo vai depender da forma como você aplicará todas as estratégias, do ambiente no qual sua empresa está inserido e do mercado como um todo.

Levante as informações que você precisar para montar um bom plano. Tenha em mãos dados sobre os recursos físicos e financeiros que serão necessários e quanto de pessoal você irá requisitar.

Outrossim, elabore um plano que tenha os detalhes que você precisa para alcançar o seu objetivo. Divida as tarefas entre a sua equipe e não esqueça de monitorar as suas ações, como previsto.

Leve em consideração também os aspectos financeiros que serão aplicados no marketing. Eles devem estar inseridos em todas as etapas do planejamento.

Embora investir em marketing digital seja algo relativamente barato, contratação de pessoal, anúncios e ferramentas podem ter algum custo. A propósito, se precisar de soluções em automação de marketing digital, procure a Ville Target. Conheça os planos gratuitos que podem entrar em seu orçamento e fazer toda a diferença no seu marketing.

Por isso, tente seguir todas as ações descritas neste artigo, pois as chances de você ter resultados positivos serão maiores.

Por fim, se quiser conhecer as estratégias de marketing digital que existem, acesse o blog da Ville Target e tenha acesso ao material que disponibilizamos.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !