(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Um profissional de marketing de sucesso sempre participa de eventos da categoria. Trata-se de uma maneira de ficar por dentro de todas as novidades, além de ampliar a rede de contatos. E hoje vamos falar exatamente de como fazer o networking em eventos.

Ampliar a rede de contados é algo que exige estratégia. Ao marcar presença em eventos corporativos, procure encontrar não apenas clientes em potencial, mas também parceiros, colegas de mercado e até fornecedores.

Todos têm sua cota de importância dentro do seu negócio e precisam ser mantidos na sua rede de relacionamento.

Benefícios de fazer networking em eventos

1. Oportunidades à vista

Quando participa de eventos corporativos e feiras de negócios, você entra em contato com potenciais clientes de diversos setores, em que a solução da sua empresa seja a ideal para os problemas deles. Talvez, você nem imaginasse que muitos deles fizessem parte do público-alvo e persona da sua empresa. Aí, nem direcionava suas ações de marketing para eles.

networking em eventos oportunidades

Mas as oportunidades que aparecem ao fazer networking em eventos não se resumem à captação de leads. Você também pode (e deve) conhecer as novas tendências do mercado para ampliar seus negócios e reduzir custos.

Nesse sentido, procure entrar em contato, também, com novos fornecedores e profissionais de marketing. Quem sabe não inicia uma nova parceria de sucesso?

2. Mais confiança no relacionamento

Ao encontrar uma empresa pela internet, é normal surgirem dúvidas e insegurança quanto à sua credibilidade. No entanto, essas barreiras são logo desfeitas quando se tem a possibilidade de conversar pessoalmente.

Aqui, é fundamental olhar nos olhos das pessoas e falar com muita segurança. Ao fazer isso, você consegue transmitir credibilidade e estabelecer uma relação de confiança.

Passo a passo para fazer networking em eventos

1. Tudo começa nas redes sociais

Antes mesmo de o evento acontecer, é preciso trabalhar sua divulgação nas redes sociais. Mesmo que você não seja o responsável pelo evento em si, vale muito a pena reforçar a participação da sua empresa nele.

Nesse caso, posts programados funcionam muito bem. Ao realizar o agendamento de posts nas redes sociais, você otimiza tarefas sem perder prazos. Na plataforma ville Target, você consegue gerenciar suas contas do Facebook, Instagram e Twitter em um só lugar. Uma mão na roda, né?

networking em eventos redes sociais

Outra dica é estimular a interação entre os convidados do evento. Compartilhe posts que tenham a ver com o evento e incentive comentários e opiniões dentro do espaço. Seja criativo e intrigante, não chato.

2. Saiba quem vai comparecer

Networking bom é aquele que tem estratégias definidas. Uma delas é saber quem vai comparecer no evento. Você precisa saber o perfil do público que vai encontrar. Isso é fundamental para conseguir conversar com essas pessoas de forma assertiva.

Escolha as cinco mais importantes que você precisa conhecer e invista um bom tempo nelas. Ao fazer isso, você não fica feito barata tonta no evento. Isso não quer dizer que não vá se relacionar com outros convidados. É apenas para não sair de lá sem contato algum. Quem muito procura não acha nada.

3. Prepare-se bastante e circule no evento

Esteja informado sobre o mercado e prepare-se para conversar com as pessoas sobre tudo. Recomenda-se, também, analisar a programação do evento todo para saber os horários das palestras que mais lhe interessam. Nisso, reserve um tempinho para fazer o seu networking básico.

networking em eventos preparo

Pense em maneiras de abordar as pessoas de forma que tenha como desenvolver uma conversa produtiva com elas. Isso envolve não ficar parado no mesmo lugar, também. Identifique pessoas que valem a pena perder tempo e invista nelas. Não se esqueça de pegar os contatos de todas as pessoas que você conversar.

4. Qualifique e segmente seus contatos

Saiu do evento com muitos contatos? Ótimo, mas o trabalho não termina aqui. Inicia-se, agora, o processo de qualificação de leads. Em primeiro lugar, é preciso segmentar a sua lista. Por exemplo, fazer uma lista com fornecedores e parceiros e outra apenas com potencias clientes.

Na base de contatos de potenciais clientes, vale a pena fazer uma classificação mais criteriosa de acordo com as fases do funil de venda e marketing em que cada pessoa se encontra.

networking em eventos segmentação de leads

Aqueles que já estão mais maduros e prontos para converter merecem uma abordagem mais vendedora de sua parte. Por outro lado, quem ainda está na fase de aprendizado deve receber conteúdos que ajudem a esclarecer suas dúvidas iniciais e evidenciar os benefícios de determinado produto ou serviço.

5. Mantenha o relacionamento a longo prazo

Fazer networking em eventos só vai trazer resultados concretos, se você manter o relacionamento com os leads captados. Caso contrário, logo você será esquecido por eles. E todo esforço terá sido em vão.

Nisso, é interessante criar e disparar uma sequência de emails para as listas de contatos que você fez no evento. Para a turma que ainda está na fase de aprendizado do funil, você pode encaminhar mensagens que ajudem a educá-los quanto à sua solução. Mas envie os emails com um intervalo de pelo menos dois dias entre cada um.

networking em eventos relacionamento a longo prazo

Por sua vez, os possíveis parceiros e fornecedores devem receber uma outra sequência de emails. E por aí vai. O importante é disparar campanhas para ser lembrado. E, claro, seja amistoso, respeitoso e agradável com eles. Quem sabe, no futuro, um mero contato na sua agenda não se torne um cliente ou parceiro fiel?

E para criar e disparar essas campanhas de emails, você pode contar, mais uma vez, com o ville Target. A plataforma realiza o disparo de seus emails sequenciais de acordo com a sua lista de contatos. De quebra, a ferramenta fornece uma série de métricas de email marketing para você avaliar os resultados de suas ações.

No plano gratuito, você consegue enviar 3 mil emails por mês e gerenciar um perfil nas redes sociais. Então, não perca mais tempo e cadastre-se já no ville Target.

automacao de marketing

Posts relacionados