27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Captar leads. Esse é o primeiro passo de qualquer planejamento de marketing. É preciso fazer ações para alcançar o maior número de potenciais compradores. Nesse processo, é natural chamar a atenção de muitas pessoas que ainda não estão prontas para a compra. Inicia-se, aqui, a qualificação de leads.

Imagine a seguinte situação. Você cria uma landing page grátis para anunciar o lançamento de um produto. Nisso, muitas pessoas interessadas em sua solução deixam seus contatos para receber mais informações sobre seu produto.

passo a passo qualificação de leads

Isso não quer dizer que todas essas pessoas vão comprar a sua solução. Nesse caso, você gera muito volume sem trazer resultados concretos em vendas.

Ao mesmo tempo, você não pode perder a oportunidade de se relacionar com alguém que já demonstrou certo interesse em seu produto. Talvez, ele precise receber mais informações para saber os benefícios que aquela compra pode lhe proporcionar. Assim, ele se sente mais seguro para fechar a compra.

Passo a passo para fazer a qualificação de leads

Para fazer uma abordagem correta com cada usuário que está interessado no seu produto ou serviço, é preciso fazer a qualificação de leads. Veja como:

Qual é o estágio no funil de vendas?

A princípio, pergunte-se em qual das etapas do funil de vendas e marketing. Essa definição é importante para segmentar a sua base de contatos e estabelecer prioridades de atendimento. Pode parecer complicado, mas isso pode ser feito em uma conversa rápida.

Para você entender melhor, é preciso saber que o funil de vendas tem três estágios:

  • topo do funil: onde o lead descobre que tem um problema;
  • meio do funil: onde o lead busca soluções para o seu problema;
  • fundo do funil: quando o lead já está pronto para realizar a compra com determinada empresa.

Ao conversar com o lead, leve em consideração o seu canal de entrada. Se ele baixou algum material para se informar sobre o seu mercado, por exemplo, é possível que ele ainda esteja no topo do funil.

Aos poucos, você deve realizar determinadas ações com esse grupo de pessoas para esclarecer ainda mais sobre o tema. Quando menos imaginar, você já terá promovido um avanço considerável no funil de vendas.

Organizar e estabelecer prioridades

No caso de uma prestação de serviços, quando você consegue mapear a sua lista de leads, consegue saber quais são os mais propícios para dedicar esforços e fechar negócios.

A qualificação de leads, nesse caso, pode levar outras questões em consideração. Por exemplo, procure saber se esses clientes acabam gerando despesas além da conta para a realização de um serviço.

Levantando todas essas possibilidades, você consegue concluir se vale a pena investir nesse trabalho mais exigente ou se é preferível manter a sua força de trabalho e privilegiar os clientes mais antigos e assíduos.

Automação de marketing para qualificar seus leads

Uma ferramenta de automação de marketing, como o ville Target, funciona como uma mão na roda em todas as etapas do seu planejamento.

Ela permite que você crie landing pages para captar leads. De quebra, a ferramenta realiza o disparo de email marketing e o agendamento de posts nas redes sociais para que você possa manter o contato com leads e antigos clientes a todo o momento.

Quanto à qualificação de leads, o ville Target possui dois recursos muito úteis. Aqui, estamos falando do Lead Tracking e do Lead Scoring. De forma resumida, essas funcionalidades registram todas as ações que um usuário faz dentro do seu site e atribuem notas.

qualificação de leads automação de marketing

Por exemplo, se um usuário se cadastrou na sua landing page, ganha 50 pontos. Aí, ele aumenta a pontuação ao abrir seus emails e visitar a página de planos da sua empresa. Quando ele atingir determinada pontuação, significa que ele está muito mais preparado e aberto para fechar negócio. Você já pode passá-lo para a sua equipe comercial.

Medição de resultados

Uma das vantagens do marketing digital é ter à disposição uma série de indicadores. O ville Target fornece, por exemplo, as principais métricas de email marketing. Assim, você consegue saber quais campanhas geram mais cliques e conversões.

qualificação de leads resultados

É sempre importante saber se os esforços e estratégias estão gerando resultados positivos. Ao realizar a qualificação de leads, a ideia é fazer abordagens adequadas para cada usuário. Dessa forma, você otimiza suas ações e converte mais gastando menos.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados