(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você precisa lançar um produto, mas não sabe pode onde começar? Leia esse artigo e entenda como funciona um lançamento de produto do zero e quais decisões você precisa tomar.

É importante salientar que o lançamento de produto pode ser feito antes mesmo da sua existência. Isso acontece porque ele precisa passar pela fase de análise, que é realizada com o público, antes mesmo que ele se materialize.

Inicialmente, existem 3 fases principais que envolvem o lançamento de um produto: o pré, o durante e o pós lançamento. Entre tantas outras ações, saber como desenvolver uma persona e ter um planejamento de marketing podem fazer toda a diferença no sucesso do lançamento.

Quando você o lança no mercado, precisa preparar ações para fazê-lo ser visto e com isso, seu negócio também ganhará visibilidade. Ademais, essa etapa é crucial para que os consumidores tenham uma boa imagem da empresa e com isso, possam ter uma boa experiência logo de início.

Portanto, o sucesso do lançamento de um produto depende de vários fatores e das estratégias antes, durante e logo após o seu lançamento. Não levar em consideração as diversas etapas pode significar um fracasso e afetar as finanças e a imagem que as pessoas têm da empresa.

Outrossim, saber como reter seus clientes, tornando-os fiéis pode ocorrer durante o lançamento de produto. Por isso, para te ajudar na sua tarefa de lançar o seu produto no mercado, separamos esse processo em três etapas.

Leia esse artigo até o final e descubra como fazer uma lançamento de produto, conquistando um resultado satisfatório.

Etapas do pré-lançamento

Antes mesmo do produto ser comercializado no mercado, ele precisa passar pela fase inicial. O lançamento de produto acontece no intervalo entre a idealização e sua finalização.

É importante que o gestor ou criador do produto saiba tudo sobre ele e domine todas as suas especificações. Objetivo é resolver os problemas da persona, que falaremos logo em breve.

Portanto, eleja para sua empresa uma pessoa que ficará responsável por todas as etapas do processo, até o pós lançamento de produto. Ele deve estar ciente dos benefícios que esse produto causará, e deverá conduzir a campanha, sendo um especialista. Para que você entenda melhor, listamos o que é importante você saber na fase de pré-lançamento.

Crie uma persona

Uma persona é um perfil que se assemelha ao seu consumidor final. Ela é semi fictícia, mas te ajudará a entender o perfil do seu cliente. Dessa forma, você conseguirá segmentar o seu público e criar estratégias para atingi-lo de forma mais eficaz.

Mesmo que você trabalhe com diversos públicos, saiba quais conteúdos, expectativas e produtos são inerentes a cada um. O entendimento de cada um e o planejamento pode levar algum tempo, então procure estudá-los, crie relatórios, entrevistas e se aproxime do seu público.

Após entender quem são as pessoas que se identificam com sua empresa e que comprariam o seu produto, fica mais fácil criar estratégias de marketing e investir na divulgação. Mas antes de qualquer ação, estude o mercado, e é sobre assunto que iremos falar agora.

Faça uma análise do mercado

Como funciona um lançamento de produto do zero

Por meio de um estudo do mercado, é possível identificar as mudanças que foram ocorrendo com o passar do tempo em relação ao produto que você deseja lançar. Por isso, prepare-se para responder às seguintes questões:

  • Qual a opinião dos seus clientes sobre o mercado?
  • Quais os gostos deles?
  • Seu mercado está em expansão ou desacelerando?
  • Como seu concorrência se insere nesse contexto?
  • O que sua empresa tem de diferente das outras no mesmo segmento?
  • Qual o papel do seu produto no mercado?

Se você conseguir responder a esses questionamentos, estará pronto para seguir para outro nível, e estipular quais são os indicadores farão parte da medição da sua estratégia.

Descubra quem é o seu nicho

Persona

Quando você faz uma pesquisa de mercado, descobre uma série de informações sobre o seu negócio.

Sendo assim, você conseguirá identificar as demandas mais urgentes dos seus clientes e como seu produto poderá solucionar essas questões.

Após essa fase, é interessante você decidir qual o seu nicho de mercado e investir nele, sabendo assim quais as brechas existentes para que você se encaixe.

Saiba qual a demanda e a oferta do seu produto. Para tal, você pode contar com a ferramenta do Google Trends e analisar as buscas sobre seu produto. Outrossim, se utilize das palavras-chave corretas nas buscas.

Quais serão os Key Performance Indicators

Você sabe o que são os KPIs? Os Key Performance Mercators são medidores de desempenho. Em outras palavras, eles atuam no sentido de avaliar e mensurar os resultados da sua campanha.

No momento inicial de lançamento de produto, os KPIs podem ser bem relevantes. Por isso, eles devem estar em todos os setores da empresa.

Para ser mais claro, os KPIs que são comumente inseridos nesse desenvolvimento de lançamento de produto são:

  • Quantidade de clientes satisfeitos;
  • O lucro com as vendas;
  • Porcentagem de compradores que obtiveram tal mercadoria;
  • Qual a quantidade de mercado alcançado;

Anúncio para a imprensa

Uma ideia muito utilizada por grandes companhias é criar um press release sobre determinado produto, e anunciá-lo antes mesmo dele ser lançado.

Crie um texto com suas características e divulgar entre os colaboradores da empresa. Espere que um burburinho seja gerado e desperte a curiosidade das pessoas.

Aos poucos, a ideia sobre o produto será disseminada entre as pessoas da própria empresa. Essa é uma técnica que é usada previamente para o lançamento de produto.O press release deve estimular a criatividade do leitor e fazê-lo querer ter o produto em mãos.

Prepare o seu produto

A depender do produto, é capaz que seu público não tenha tanto conhecimento sobre seus benefícios. Isso ocorre muito quando um produto inovador é lançado. No entanto, uma estratégia de marketing eficaz é capaz de converter essa situação.

Utilize um bom SEO, melhore sua autoridade no mercado e tenha bons resultados no Google. Outrossim, tenha um bom marketing de conteúdo e produza um material que seja condizente com o que sua audiência quer ver.

O objetivo é atrair seus clientes de uma forma sutil, promovendo a solução dos seus problemas através do seu produto.

Agora que você já conhece as etapas pré lançamento de produto, saiba quais as ações e estratégias principais você deve tomar para alcançar a sua audiência e ter sucesso no seu planejamento de marketing.

Durante o lançamento

Finalizamos a etapa de de pré lançamento de produto, vamos agora ao lançamento? Identificamos algumas ações principais para você garanta um bom lançamento.

Divulgue seu produto

Inicialmente, você criou um release, que seria enviado para a impressa, certo? Chegou a hora de divulgar seu produto nos locais certos. Escolha os canais de comunicação que poderão dar visibilidade ao seu lançamento.

Sendo assim, não adianta fazer a divulgação em locais aleatórios que não trarão nenhum retorno para seu negócio. Opte por aqueles que têm uma maior possibilidade de chegar no seu público alvo.

Invista no e-mail marketing

Segmente seu público e utilize o e-mail marketing nas suas campanhas. Envie mensagens personalizadas para seus grupos, com conteúdos específicos. Como dito anteriormente neste artigo, produza um bom conteúdo, através de estratégias de marketing de conteúdo.

Se possível, contrate uma ferramenta de automação de e-mail marketing e tenha mais tempo para investir em outras estratégias eficientes para o seu negócio.

Na Ville Target, por exemplo, você poderá usufruir da ferramenta de automação, alcançar mais pessoas e se comunicar com seu público. Potencialize seus resultados de forma descomplicada e consiga mensurar os resultados das suas campanhas de marketing.

Chame a atenção para o seu evento

Os eventos são ótimos locais para mostrar as funcionalidades no período de lançamento de produto. Além de serem locais perfeitos para se fazer network, há neles um alto poder de engajamento e estreitamento da comunicação entre os envolvidos.

Calcule seu investimento e orçamento disponível em caixa e organize um evento criativo. Com certeza, ele trará um bom retorno para sua empresa.

Outrossim, você poderá contar com o auxílio da tecnologia e fazer lives durante os eventos. Essa é uma opção barata para as empresas que tem pouca grana para investir nesse tipo de divulgação.

Por fim, você pode convidar seus clientes mais fiéis e colaboradores para fazer testes nos seus produtos e assim cativar sua audiência.

Contrate influenciadores digitais

Marketing

Quem está mais antenado nas mudanças nas formas de divulgação na internet já sabe: influenciadores digitais estão super em alta. Geralmente eles são perfis que contam com um número grande de seguidores, que se interessam por determinado assunto.

Ou seja, sua empresa pode se beneficiar bastante ao contratar influenciadores digitais que falem bem do seu produto. Por isso, antes de lançá-lo, prepare uma lista com aqueles nomes que se encaixam mais no perfil do produto que você precisa divulgar. Essa é uma forma eficiente e mais barata que divulgar nos meios tradicionais, como a TV.

A partir do momento que você fecha os nomes e a contrapartida para o influenciador, é possível fechar as parcerias.

Vamos ao momento posterior ao lançamento de produto?

O lançamento foi finalizado. E agora?

Hipoteticamente já houve o lançamento de produto e alguns clientes já o tem em mãos. Quais os próximos estágio? Siga os passos a seguir.

Analise os KPIs

No início do texto falamos sobre o que são os KPIs. Esse é o momento de mensurar os resultados, através da análise das métricas. Vamos aqui identificar os pontos fracos e fortes, a fim de fazer as alterações necessárias na estratégia. Nesse ponto, calculamos o ROI, os lucros e os retornos positivos e negativos.

Se tudo foi realizado pela internet, vamos investigar os canais utilizados e se tudo está de acordo como o planejado. Por isso, para haver comparação, é importante que as ações continuem.

Mantenha o seu marketing

Os esforços de marketing são avaliados durante o processo. Por isso é importante continuar investindo, para que a empresa continue sendo bem vista no mercado.

Construa uma persona, como dito inicialmente e uma boa estratégia que inclua blogs, redes sociais. Peça um feedback do seu cliente e tente ao máximo melhorar a sua experiência como um todo.

Fidelize seus clientes

O fato de pedir o feedback do seu consumidor, já significa que você se importa com a opinião dele. É hora de deixá-lo falar.

Ao mostrar que ele é importante no processo de construção do seu produto, fará com que ele se sinta cada vez mais atraído por sua empresa. Portanto, isso resultará na fidelização de mais clientes.

Importância do planejamento de marketing

Existe uma infinidade de ações que podem ser feitas através da internet durante o lançamento de produto. Mas, para que elas tenham um efeito esperado, é necessário criar mecanismos para a divulgação.

Abaixo estão alguns pontos importantes que você deve levar em consideração na sua estratégia.

Redes Sociais

Lançamento de produto

As redes sociais são canais acessados por pessoas de todo o mundo. Esse é um canal eficaz para a divulgação de serviços e produtos.

Ademais, você deve estar atento a algumas ações, como às promoções que podem ser feitas para atrair seus clientes e potencial. Outrossim, tenha cuidado com o conteúdo que você compartilha e com a utilização de anúncios em demasia.

Em resumo, utilize as redes sociais, mas de forma consciente e estratégica.

Anúncios pagos

Os anúncios são ferramentas bastante utilizadas pelas empresas que desejam alcançar seus clientes. No entanto, é preciso que sua empresa conheça bem a ferramenta para evitar gastos desnecessários.

Para evitar jogar dinheiro fora, contrate uma agência de marketing digital, ou faça uso de uma ferramenta intuitiva que traga resultados positivos para o seu negócio.

Como garantir a permanência do seu produto no mercado?

Todas as etapas de lançamento de produto que listamos acima são importantes no seu negócio. No entanto, você deve ter em conta que existem outras estratégias que você deve manter para que seu produto continue no mercado, e esse é um dos maiores desafios das empresas: manter a qualidade do produto e sua relevância na mente das pessoas.

Tenha uma boa gestão de marca e crie um plano de marketing que seja direcionado ao seu público alvo. Insira nele informações sobre o seu produto e continue divulgando-o.

Está preparado para lançar seu produto no mercado? Anote todas as dicas que demos neste artigo e chegue no topo dos seus objetivos como empresa.

Se você precisar de mais informações sobre como criar uma estratégia de marketing, baixe nosso ebook, ou acesse nosso blog e tenha acesso a um conteúdo criado pelos especialistas em marketing digital da Ville Target.

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !