(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Nos dias atuais, saber como gerar leads é imprescindível para qualquer tipo de negócio. Independente da sua área de atuação, seja no e-commerce, prestação de serviços ou qualquer outro setor, utilizar estratégias de inbound marketing para conquistar novos clientes é uma ótima estratégia para alcançar o sucesso.

Afinal, a maioria das compras e contratações de serviços começam com uma pesquisa no Google. E tudo o que começa no mecanismo de busca tem a ver com marketing digital, conteúdo e conversão de leads.

Ao longo deste artigo, você entenderá melhor o que é inbound marketing e como gerar novos leads por meio de conteúdo. Então, não deixe de ler até o final para aprender tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Antes de mais nada, vamos apresentar o inbound marketing.

O que é inbound marketing?

O conceito representa uma das grandes bases do marketing digital. Essas técnicas chegaram como contraponto ao outbound, modelo em que os produtos ou serviços de uma empresa eram oferecidos para o público em geral, sem qualquer tipo de segmentação.

Com a mudança da mente dos clientes e do modelo de compra em si, percebeu-se a necessidade de criar campanhas mais direcionadas para os consumidores potenciais. Foi assim que surgiu o Inbound Marketing: uma estratégia que visa atrair novos clientes, comunicar-se com o seu público alvo, entender quem é a sua audiência e oferecer tudo o que essas pessoas precisam.

Como gerar leads

Também conhecido como marketing de atração, o conjunto de técnicas foi aprimorado ao longo dos anos. Hoje, ele conta com diversas estratégias que podem ser aplicadas pela sua empresa se o seu desejo é aprimorar a forma como você investe em marketing digital.

Quais são os principais pilares do inbound marketing?

Um de seus pilares é o marketing de conteúdo, que será o grande foco deste artigo sobre como gerar leads. A estratégia visa criar conteúdo que gere engajamento no ambiente online e atraia as pessoas certas para o seu negócio.

Com isso, você aumenta o tráfego do site, blog, página nas redes sociais e outros canais de comunicação. Assim, fica muito mais fácil converter os visitantes em leads!

Sua metodologia é composta por quatro etapas diferentes, sendo elas:

Atrair os visitantes

O primeiro passo é sempre conquistar o tráfego em seu site. Afinal, quanto maior for a sua exposição online, maiores as chances de que diversos clientes potenciais entrem em contato com a sua marca a se interessem por seus serviços.

Como gerar leads

Converter os usuários em leads;

Esse conceito no marketing digital diz respeito às pessoas interessadas em seu serviço ou produto. A geração de leads geralmente é realizada por meio do cadastro em seu site, onde o cliente deixa seu nome e informações de contato para ficar por dentro das novidades da sua empresa.

Por isso os leads são tão importantes para o inbound marketing: por meio desses consumidores interessados, você pode investir em estratégias de conteúdo que façam com que eles se tornem seus clientes mais fiéis e movimentem a sua receita.

Transformar os leads em clientes

Depois que você já tem as informações dos usuários interessados, é preciso garantir que os mesmos virarão os seus clientes, ou seja, os consumidores que executam a compra de um produto ou serviço. Essa é a etapa mais importante se você deseja aumentar o número de vendas.

Por mais que uma base de leads seja importante, a conversão em consumidores é o que faz com que a sua receita cresça ao investir em uma campanha de inbound marketing.

Para isso, existem algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar na tarefa. Veja o vídeo abaixo:

Fidelizar os clientes para que eles se tornem porta-vozes da marca

Quando um cliente compra um de seus produtos, você provavelmente quer que a experiência seja positiva e ele sinta a vontade de fechar negócios com você novamente, certo? É por esse motivo que a fidelização é tão importante para a continuidade da sua empresa.

Essas etapas funcionam por meio de técnicas de produção de conteúdo do marketing digital. O primeiro passo para começar a investir na atração de clientes potenciais é entender quem é a sua persona.

O que é a persona?

A persona é a representação do seu cliente perfeito, ou seja, aquele usuário que tem todas as características de alguém que compraria um produto ou serviço seu e, ao mesmo tempo, se tornaria um cliente fiel e porta-voz da marca.

Essa persona é formada por desejos, anseios, sonhos, medos e pensamentos que influenciam no momento da decisão de compra. Entender esse perfil é essencial para que você consiga desenvolver uma campanha de inbound marketing capaz de suprir todas essas necessidades.

Como gerar leads

Para descobrir quem é essa persona, são realizadas pesquisas de marketing que coletam dados socioeconômicos que definem o perfil do seu público alvo. São informações como o bairro de residência dos usuários, a faixa etária e salarial, profissão, etc.

Também são desenvolvidas perguntas que têm como objetivo entender a jornada de compra da sua persona. Como elas costumam buscar um serviço? Quais as chances de realizar uma transação online? O que é preciso para que o cliente confie na política de segurança de dados?

Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil definir o tipo de conteúdo que deve ser produzido para converter os seus leads em clientes fiéis da marca.

Agora que você já entende melhor o que é inbound marketing e quais são os seus principais pilares, podemos finalmente começar a falar sobre como gerar leads.

Como gerar leads com inbound marketing?

A geração de leads é uma das principais estratégias do inbound marketing. Seu objetivo é gerar tráfego para atrair visitantes ao seu site e conseguir dados de contato que podem ser utilizadas para transformar visitantes em leads. Esse é o nome utilizado para descrever os clientes em potencial da sua marca.

Como gerar leads

A forma mais comum de conseguir esses leads é por meio de páginas de formulários no website da empresa. Porém, existem diversas formas criativas de conseguir contatos de clientes potenciais e aumentar a base de leads do seu negócio de forma natural e atrativa.

Ficou curioso?

Então confira abaixo 7 dicas de como gerar leads:

e-Books

Além dos formulários, outra prática comum para captar novos leads é a disponibilização de e-Books relacionados ao seu negócio.

Essa prática funciona da seguinte forma: você elabora livros em PDF e outros formatos de leitura online com conteúdo especializados na sua área de atuação, por exemplo, um e-Book sobre redes sociais, e disponibiliza o conteúdo para download gratuito.

Porém, o material deve ser enviado por e-mail para os interessados. Assim, você convence o visitante a fornecer os seus dados de contato, empresa onde trabalha e outras informações importantes para criar o seu mailing.

Como gerar leads

Além da geração de leads, uma vantagem da produção e disponibilização de e-Books é o fato de que você coloca a sua empresa em um patamar de referência nos assuntos tratados, melhorando a reputação do seu negócio.

Webinars

Se você quer saber como gerar leads, não pode deixar de considerar os webinars. Afinal, eles são um modelo de conteúdo cada vez mais utilizado no mercado de marketing digital. Dentre as vantagens deste tipo de mídia, podemos destacar:

  • Fortalecimento do relacionamento com clientes;
  • Incentivo ao engajamento;
  • Custo x benefício;
  • Opção de ser gravado ou ao vivo;
  • Geração de leads ao longo do tempo.

Os webinars funcionam como “palestras” sobre temas relacionados à sua empresa, que podem ser gravados com a imagem ou somente a voz. O custo de produção pode ser praticamente zero, já que com uma webcam e um microfone já é possível produzir o material.

Para ter acesso ao webinar, você também deve solicitar o e-mail e outras informações relevantes sobre os usuários. Como eles podem ser armazenados, a geração de leads pode ser contínua, já que o material fica disponível para quem tiver interesse em acessá-lo.

Uso de templates

Os templates são utilizados para padronizar documentos e/ou como modelos de exemplo para produção de diversos materiais. É comum que as empresas tenham templates internos com os seus logos, utilizados para processos relacionados à própria organização.

Porém, uma ótima dica de como gerar leads é disponibilizar esses templates para o público. É possível criar templates para:

E diversos outros materiais comumente utilizados no ambiente digital. Além de facilitar o trabalho de usuários que chegam até o seu site, você consegue atrair clientes potenciais para o seu mailing.

Whiteposts

Os Whiteposts ganham cada vez mais espaço no marketing digital por oferecerem conteúdo especializado para os clientes. Eles são definidos como materiais que são densos demais para posts em blogs, mas ao mesmo tempo não são tão longos quanto os e-Books.

Como gerar leads

Justamente por esse motivo, sua produção leva menos tempo do que os livros digitais, mas ainda oferece conteúdo de qualidade para os visitantes do seu site. O esquema utilizado para divulgação e captação de leads é o mesmo: solicitar endereço de e-mail e informações importantes para montar a sua base de clientes.

Pesquisas e estudos relacionados à sua área

Se a sua empresa conta com um departamento responsável por analisar tendências do mercado, perfil de clientes e qualquer outra informação relevante para o negócio, uma ótima ideia de como gerar leads é disponibilizar essas pesquisas e estudos para o mercado.

Assim, você ajuda clientes que já conhecem a sua marca e precisam desses dados ao mesmo tempo em que cria uma base de leads sólida e consistente.

Você pode realizar pesquisas sobre práticas comuns na sua área, inovações que revolucionaram o setor, índice de crescimento das principais empresas no Brasil e diversos outros assuntos relevantes. Vale usar a criatividade para encontrar o assunto certo para o seu público alvo!

Redes sociais

As redes sociais são as melhores amigas do marketing digital e não é diferente para o caso de geração de leads para a sua empresa. Por meio de plataformas como o Twitter, Facebook e Instagram, é possível coletar informações de contato de centenas de usuários que já seguem as suas páginas.

Para isso, você pode criar promoções, ofertas e qualquer outra vantagem que convença os seguidores a disponibilizarem os seus dados de contato. A coleta pode ser feita por mensagens diretas, comentários e compartilhamentos.

Como gerar leads

A vantagem é que além da sua própria rede de seguidores você pode também contar com o engajamento para atingir um alcance ainda maior nas mídias digitais. Com essa exposição online, as chances de atrair novos leads são muito maiores.

Mídias pagas

Investir em links patrocinados e anúncios é, sem dúvidas, a melhor forma de gerar novos leads para a sua empresa.

Isso porque plataformas como o Google Adwords e o Facebook Ads entendem o perfil da sua audiência e direcionam os anúncios para pessoas que se encaixam nessas categorias, potencializando as chances de conversão de visitantes em leads.

O orçamento investido depende completamente de você, bem como todas as configurações da campanha de mídias pagas. Por isso, contar com a ajuda de um profissional especializado em marketing digital faz toda a diferença na hora de construir a sua estratégia.

Como gerar leads

Com os anúncios, as chances de conseguir mais tráfego para as suas landing pages de geração de leads são muito maiores.

Pronto! Agora você já sabe como gerar leads com o apoio do inbound marketing. Portanto, chegou a hora de colocar a mão na massa e definir quais são os melhores tipos de conteúdo para atrair mais clientes para o seu negócio.

Lembre-se de que qualquer uma das estratégias de produção de conteúdo exige que você seja um especialista na sua área de atuação. Ou seja, independente de se você vai construir landing pages eficientes, formulários, e-Books ou webinars, é essencial que você tenha autoridade para falar sobre o assunto.

Afinal, por mais que o cliente disponibilize suas informações e baixe o seu conteúdo, se ele não for relevante, as chances de que esse visitante se interesse pelos seus demais serviços é muito pequena. Logo, você deve oferecer material de qualidade para se tornar um especialista na área e em como gerar leads.

Além disso, você também pode contar com o ville Target para saber mais sobre o mercado de marketing digital. Com os nossos materiais gratuitos, você entende mais sobre gerenciamento de redes sociais, automação de marketing, ferramentas úteis para a sua empresa e muito mais.

Então não deixe de acessar o site agora mesmo para conhecer os nossos produtos e investir no sucesso da sua empresa. Boa sorte!

Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !