(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Pequenas empresas possuem o bônus de terem uma relação mais próxima de seus clientes e, essa proximidade pode ser muito bem utilizada através do marketing. Descubra hoje com a gente como realizar o marketing digital para pequenas empresas!

Começar um negócio de sucesso exige muita dedicação e sabedoria por parte do empresário. Mais do que recursos financeiros é importante ter inteligência estratégica, visão amplificada de oportunidades e do futuro, assim como um excelente planejamento de negócio.

 

 

Toda essa dedicação dobra quando falamos de pequenas empresas, já que as dificuldades quando comparadas a grandes corporações são muito maiores, em termos de visibilidade, carteira de clientes e orçamento geral.

Mas, uma coisa que tem mudado bastante ao longo dos anos, são as facilidades que antes eram possíveis apenas para as grandes empresas, como sistemas inovadores de gestão, estratégias de vendas de alto padrão, entre várias outras soluções, hoje chegam com facilidade à esses pequenos empresários.

Um bom exemplo disso, é o marketing digital para pequenas empresas, que tem crescido de forma exponencial. Tanto as empresas de marketing com foco nesse nicho, como os pequenos empresários que têm visto seus negócios deslancharam de forma incrível.

marketing digital para pequenas empresas.jpg (2)

Muitas desses negócios após iniciarem as ações de marketing digital para pequenas empresas, acabam vendo suas empresas chegarem a outro nível, indo de porte pequeno para médio em pouco tempo. Ficou curioso para saber como implantar o marketing em sua empresa? Continue a leitura e agarre essa chance de crescimento!

Em que o Marketing Digital beneficia minha empresa?

Que a internet chegou é revolucionou todas as áreas humanas isso é um fato mais do que comprovado. Ela modificou a forma como nos relacionamos, o comportamento das pessoas em diferentes círculos, e acima de tudo mudou a forma de vender.

Antigamente, a forma de contato era totalmente invasiva e por algumas vezes até mesmo um tanto agressiva, chegando a espantar  os clientes, com milhares de ligações e cartas que chegavam em suas residências.

Hoje isso mudou, o contato com o público se tornou muito mais interativo, hoje a relação cliente X empresa, é muito mais troca, do que uma simples propaganda. Hoje as empresas buscam o engajamento, pois sabem que assim terão uma infinidade de benefícios como por exemplo:

Público Segmentado

Tá Ok, sabemos que nas antigas ações também era possível selecionar um “público alvo” principal para realizar as ações, mas essa seleção nunca foi muito precisa, já que a principal intenção sempre foi atingir o maior número de pessoas possíveis. 

Com isso, muitas vezes, essas pessoas não eram exatamente aquilo que as empresas necessitavam, com isso a perda de tempo com leads desqualificados e totalmente fora de perfil era grande.

Isso praticamente não acontece nas ações realizadas através do marketing digital para pequenas empresas, já que essas ações garantem que você estará no local certo, no momento exato, falando com o público correto.

Diferente das ações de marketing tradicional, as ferramentas digitais permitem realizar uma jornada com cada um dos seus potenciais clientes, isso é, o seu visitante deve passar por diversas etapas definidas por você, para de fato venha a se tornar um lead qualificado.

Isso dá ao setor de vendas muito mais assertividade no momento do contato, já que sabem que aquele lead de fato tem interesse no seu produto/serviço. O que leva a uma abordagem totalmente consultiva, e menos agressiva, facilitando o fechamento.

Presença Digital

Esse é o principal intuito de qualquer empresário, ser notado! Afinal, em meio a gigantes corporações que chegam a tentar monopolizar a publicidade de modo geral, o marketing digital traz a possibilidade de pequenas e grandes empresas estarem em um mesmo lugar.

Em uma era de conexão total aos Smartphones e dispositivos móveis no geral, marcar presença no meio digital é uma obrigação de qualquer empresa que almeje o crescimento. O grande benefício das ações de marketing digital para pequenas empresas, é que estas podem ser realizadas de forma fácil, ágil e econômica quando comparadas às ações tradicionais de marketing, como anúncios em TV e revistas.

Outro ponto positivo, é que além de conquistar a visibilidade tão almejada, sua empresa ainda constrói a identidade visual, ou seja a associação de sua marca aos seus produtos/serviços, fazendo com que a interação do público com a marca se torne muito mais frequente.

Por isso, o ideal é aproveitar o que há de melhor na internet para mostrar seus diferençais, prova disso são as redes sociais, os blogs, youtube e tantos outros meios que podem te ajudar de forma quase gratuita a se destacar da concorrência.

Autoridade no segmento

O que você pode fazer para que sua empresa se torne autoridade em seu segmento? Investir em produtos e serviços de qualidade? Aperfeiçoar cada vez mais os setores de sua empresa, através de equipe qualificada? Focar em um setor de venda e pós venda de alto nível?

Sim, de fato tudo isso pode contribuir para destacar sua empresa em meio a tantas outras, mas tão importante quanto isso, é mostrar para sua audiência que você entende e sabe bem o que fala no que diz respeito às dificuldades enfrentadas por ela, e acima de tudo dando soluções eficazes.

Conquistar a autoridade, significa que ao pensar no seu segmento específico o seu lead pensara automaticamente em você, quando ele estiver com um problema lembrara que você pode ter a solução, agora a pergunta: Como conquistar isso? 

Através do marketing digital para pequenas empresas. Existem várias ações que podem te ajudar nessa conquista de autoridade dentro do marketing digital, como por exemplo os blog corporativos e as redes sociais.

Por onde começar?

Primeiro de tudo, conheça seu mercado, seu cliente e acima de tudo sua persona. Sim, você precisa levantar dados reais para que possa montar a persona ideal do seu negócio para que a partir dessas informações possa identificar o que deverá ser feito.

Isso, porque quando você realiza ações aleatórias baseadas apenas em resultados de terceiros, as chances de se frustrar são grandes.

Pense da seguinte forma, cada pessoa possui organismos diferentes certo? Sendo assim, pode ser que uma medicação funcione em uma pessoa, quando em outra acabe causando efeitos colaterais. Isso acontece, por que como falamos, nenhum organismo é igual a outro.

marketing digital para pequenas empresas.jpg (4)

Da mesma forma funciona com o marketing digital para pequenas empresas, nenhum negócio é igual a outro, mesmo que sejam do mesmo segmento. Pode até ser que encontre familiaridades, mas existem sim as diferenças. Por isso, primeiro de tudo, estude o mercado, estude sua carteira, entenda suas dificuldades, e como seu produto/ serviço pode ser a solução. A partir daí você estará pronto para as próximas fases.

Realizando o planejamento

A partir do momento que você já possui dados suficiente para entender o seu nicho, chega o momento de definir quais os canais ideias para conectar sua empresa com sua audiência, assim como a linguagem utilizada e a frequência.

Por exemplo, se você definiu que o seu público tem uma frequência maior no Instagram e no Facebook, sendo o Twitter uma rede social utilizada em sua minoria, o que deve fazer?

  1. Realizar ações apenas no Instagram e no Facebook, afinal é um número muito reduzido do seu público que acessa o Twitter.
  2. Realizar ações nas três redes sociais de forma igual, assim terá retorno em todas elas
  3. Concentra o maior número de postagens no Facebook e Instagram, mas continua marcando presença no Twitter para que sua audiência por lá cresça, e está se iguale às demais.

Se a sua resposta foi alternativa 3, parabéns você foi aprovado! Não é porque você tem uma audiência reduzida em um canal que você irá virar as costas para ele, mas também não quer dizer que você vai apostar todas as suas fichas em algo que apresentará um retorno reduzido.

Com isso, invista seu tempo de forma proporcional a audiência. É exatamente por isso, que é tão importante realizar o estudo de mercado que mencionamos, pois é assim que irá identificar o que é interessante de fato investir o seu tempo.

Após definir os canais, defina a frequência e monte seu calendário editorial, este deverá definir datas, status, colaborador responsável, e várias outras informações sobre as postagens que deverão ser feitas.

Esse controle permite que você evite ser repetitivo nos assuntos abordados, assim como amplia a visão do que está sendo realizado e sua frequência.

Definindo responsáveis

Nessa etapa, você deve se fazer a seguinte pergunta: “Eu tenho expertise suficiente para realizar todas as ações necessárias, e acima de tudo tenho tempo hábil para realizá-las?”

Essa avaliação é muito importante, por que muitos empresários acabam querendo evitar a contratação de um profissional, freelancer ou agências, visando a economia, e acabam sobrecarregados ou realizando ações de forma errada, o que gera desperdício de tempo e investimento, tornando o barato muito mais caro.

É praticamente impossível que uma pessoa realize tudo que deve ser feito no marketing digital para pequenas empresas sem nenhum tipo de apoio, existem algumas soluções que podem auxiliar e otimizar o tempo para aumentar a produção. 

E sim, sabemos bem que pequenas empresa em sua grande maioria contam com um orçamento reduzido para realização desse tipo de estratégia, por isso, tudo deve ser muito bem planejado e executado, para evitar desperdícios.

marketing digital para pequenas empresas.jpg (3)

Você pode realizar a contratação de um ou dois funcionários da área de marketing e investir em um software de automação de marketing digital, esses sistemas ajudam demais empresas que não possuem grandes equipes para realização das atividades e precisam ganhar tempo para agilizar a produção.

Automação de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Um sistema de automação de marketing digital pode ser a solução perfeita para economizar tempo e dinheiro. Isso por que você pode realizar  a programação de várias ações de uma só vez.

Isso quer dizer, que o sistema realiza o trabalho que seu colaborador faria em horas em poucos minutos de forma programada. Ao invés de investir em uma equipe gigantesca que provavelmente sua empresa não teria a possibilidade de manter neste momento, você investe em uma ferramenta que vale por vários funcionários.

Existem muitas opções no mercado, mas a ville Target é a primeira ferramenta de automação de marketing gratuita do Brasil. Você pode realizar seu cadastro gratuitamente e ter acesso á várias ferramentas, como:

  • Criação de landing page;
  • Criação de funil de vendas;
  • Nutrição de leads a partir de e-mails marketing;
  • Lead score;
  • Programação de postagens nas redes sociais;
  • Integração com mais de 750 softwares e muito mais!

A ferramenta disponibiliza o plano gratuito em que você tem acesso limitado à essas funcionalidades, e planos pagos ilimitados pensados especialmente nos pequenos empresários, com valores realmente atrativos. 

A ferramenta permite uma grande facilidade não apenas para o setor de marketing através de ações realizadas, mas também eleva a comunicação com o setor de vendas e os demais de sua empresa.

Isso por que a integração com sistemas como CRMs, faz com que vários setores tenham informações pertinentes em um só lugar, evitando informações perdidas ou perda de tempo com uma série de abas abertas e confusão de informações. Quer melhor opção que essa? Economizar e ainda profissionalizar sua operação!

Para realizar o cadastro é bem simples, basta acessar o site da ville Target e seguir os passos de cadastro. Em seguida escolha o melhor plano para sua necessidade, crie sua identidade visual e comece a utilizar os benefícios que a plataforma oferece.

Ganhe tempo com a automação de marketing que é a principal aliada no marketing digital para pequenas empresas.

Se quiser mais dicas sobre o que pode ser feito em sua empresa, baixe o e-book 15 Ferramentas de Marketing para sua empresa e descubra como se tornar o  destaque em seu nicho de mercado de forma super fácil e econômica!

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado, nós vemos na próxima. Até mais!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !