(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O atendimento ao cliente é uma etapa muito importante para qualquer tipo de negócio. Como os clientes são a razão de ser de uma empresa, é essencial que você invista em técnicas para melhorar o relacionamento entre consumidor e empresa. Assim, você aumenta sua receita e conquista clientes cada vez mais fiéis.

A boa notícia é que o marketing digital tem muito a oferecer nesse quesito. Com a ajuda dos canais e plataformas online, você aumenta as suas vendas e fortalece os laços criados com o seu público alvo.

Porém, se você ainda precisa ser convencido, não se desespere. Separamos uma lista de motivos pelos quais você deveria começar a investir nessa estratégia hoje mesmo.

Confira abaixo quais são as principais vantagens de investir no atendimento ao cliente com marketing digital:

Atendimento rápido e eficiente

Um dos grandes benefícios do marketing digital é que ele torna a comunicação instantânea. Isso significa que os seus clientes podem conversar com os representantes da sua empresa a qualquer momento e de onde estiverem.

Ter o atendimento à um toque, seja pelo smartphone ou pelo computador, transparece muito mais segurança para os consumidores. Além disso, grande parte das pessoas preferem conversar por um chat online a fazer uma ligação.

Portanto, desenvolver canais digitais para atendimento ao cliente pode ser um aprimoramento na forma como você cuida do relacionamento com o consumidor.

Redução de custos

A redução orçamentária também é uma das grandes preocupações de empresas. Independente de serem de grande ou pequeno porte, online ou físicas, qualquer tipo de empreendimento se preocupa em manter um budget enxuto para aumentar os lucros.

O marketing digital oferece diversas soluções inovadoras para quem quer fazer cortes de gastos sem perder a qualidade do trabalho. Um ótimo exemplo de como isso funciona no universo do atendimento ao cliente são as plataformas de comunicação das próprias redes sociais. Como criar uma página é gratuito, você consegue instalar um novo canal de relacionamento sem gastar nada.

Atendimento ao cliente

Então, se você deseja diminuir os gastos com ligações e outros métodos tradicionais de atendimento, o marketing digital pode ser a resposta perfeita para você.

Otimização para SEO

Outro grande motivo para investir em canais de comunicação é o posicionamento do seu site no Google (ou seja, SEO). A preocupação n° 1 dos mecanismos de busca para garantir uma boa posição é justamente a experiência do cliente. Essa experiência tem muito a ver com o atendimento.

O Google espera que as empresas pensem na navegabilidade do site. Isso inclui critérios como por exemplo:

  • Tempo de carregamento da página;
  • Legibilidade do texto;
  • Otimização de imagens;
  • Relevância do conteúdo.

E muito mais. Porém, tudo isso engloba esse grande conceito de experiência positiva na internet. Contar com um chat online ou qualquer outra plataforma de comunicação instantânea é como dizer ao Google: “ei, nós estamos dispostos a ouvir o cliente a qualquer momento!”.

Essa disponibilidade pode ser um diferencial da sua concorrência e garantir que você consiga as primeiras posições de uma busca.

Diversidade de canais

Ao longo deste artigo, você verá diversas oportunidades de melhoria no atendimento ao cliente com marketing digital. essa é uma das grandes vantagens deste tipo de estratégias. As possibilidades de canais e funcionalidades que podem ser utilizadas são muitas.

Ao oferecer uma gama variada de opções de atendimento, você dá ao consumidor a possibilidade de escolher qual é a melhor de acordo com sua preferência e necessidades individuais. Assim, ele sabe que poderá sempre contar com uma plataforma eficiente de comunicação sempre que precisar.

Esse tipo de confiança é um fator decisivo no momento em que um cliente precisa fazer uma compra ou contratar um serviço. Ou seja, a diversidade pode ter uma relação direta com o aumento das vendas da sua empresa.

Atendimento ao cliente

Agora que você já conhece os principais benefícios de investir no atendimento ao cliente com marketing digital, chegou a hora de conhecer algumas possibilidades para automatizar o relacionamento. Felizmente, a maioria dessas plataformas necessita de pouco ou nenhum investimento e são bastante fáceis de serem implantadas.

Ficou curioso?

Confira os melhores canais de atendimento ao cliente no marketing digital:

CRM (Custom Relationship Manager)

A sigla CRM significa Custom Relationship Manager, que, em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ela engloba uma série de ferramentas digitais voltadas para o atendimento ao cliente.

Seu funcionamento tem como base o foco do cliente. A premissa é que a empresa precisa se colocar no lugar dos consumidores, entendendo quais são os seus desejos e anseios para oferecer um atendimento muito melhor.

Com a ajuda das ferramentas de CRM, é possível personalizar o atendimento. Você consegue registrar informações sobre cada consumidor, dar continuidade à resolução de um problema por meio do histórico guardado e ainda armazenar os dados de contato de diferentes leads.

O CRM já é uma realidade na maioria das empresas. Isso porque ele oferece diversas possibilidades que automatizam o atendimento e permitem que a equipe gaste seu tempo com tarefas mais analíticas em vez do atendimento operacional.

Outro grande benefício é que o CRM pode integrar ligações, chats online e outros canais de atendimento. Logo, é a melhor opção para quem quer trabalhar com múltiplas ferramentas.

Redes sociais

Que as redes sociais funcionam como melhores amigas dos profissionais de marketing digital você já sabe. O que você talvez não tinha ideia é que elas também são ferramentas muito poderosas para melhorar o atendimento ao cliente.

Isso porque elas oferecem diversas funcionalidades que permitem a comunicação instantânea. O Facebook, por exemplo, conta com o Messenger, um chat online no qual você pode conversar com diversas pessoas ao mesmo tempo.

Atendimento ao cliente

O Instagram e o Twitter também contam com serviços de comunicação privadas. As direct messages permitem a troca de mensagens de forma secreta. Ou seja, só você e o próprio cliente têm acesso ao que foi conversado.

Como grande parte da população brasileira conta com um perfil nas redes sociais, é imprescindível que a sua empresa disponibilize o atendimento por meio dessas plataformas. Com a ajuda dos aplicativos, o atendimento se torna muito mais rápido e eficiente.

Não podemos deixar de citar também o fato de que os próprios comentários nas publicações também caracterizam o atendimento. Por isso, não se esqueça de curtir e comentar cada resposta recebida para fortalecer os laços com os clientes.

WhatsApp

O WhatsApp é o principal aplicativo de comunicação instantânea no Brasil. Por isso, é essencial que a sua empresa invista neste canal para aprimorar o atendimento.

Nem toda empresa trabalha com o WhatsApp. Por isso, investir nessa estratégia pode ser o diferencial que você precisava para aumentar as vendas.

Porém, ao trabalhar com o WhatsApp, você precisa disponibilizar uma pessoa para ficar de olho no aplicativo o tempo todo. Isso porque o app exige respostas imediatas. Quanto mais o cliente precisar esperar que você responda, maiores as chances de que ele tenha uma experiência negativa.

Com o monitoramento adequado, você oferece um canal muito mais rápido para conversar com os seus clientes. Acredite: você não vai se arrepender!

Atendimento ao cliente

FAQ

Os FAQs (Frequently Asked Questions – Perguntas Frequentes) são landing pages criadas para sanar as dúvidas mais comuns dos usuários. Por mais que eles não sejam um canal de interação direto, eles também contam como atendimento ao cliente.

Isso porque eles podem inutilizar o próprio atendimento. Se um consumidor tiver uma dúvida e ela for resolvida na página, não existirá a necessidade de entrar em contato.

Para criar um FAQ eficiente, é preciso sistematizar as perguntas mais comuns. Assim, você consegue disponibilizar a resposta e até mesmo criar páginas específicas sobre como solucionar um problema.

Além de criar um histórico de problemas comuns, o FAQ otimiza o tempo da equipe. Além disso, ele também é responsável por melhorar a experiência online dos visitantes.

Chat online

Por último, não podemos deixar de citar o chat online. Essa é a forma de atendimento mais comum no marketing digital. Afinal, ele é muito comum na maioria dos sites há algum tempo.

Existem duas formas de disponibilizar um chat online. A primeira delas é disponibilizando uma equipe capacitada para resolver aos problemas dos clientes. Assim, o atendimento se torna parecido com os aplicativos de comunicação instantânea.

Porém, se você quer automatizar ainda mais o atendimento ao cliente, pode ser uma boa ideia investir no chat bot. Eles funcionam como robôs alimentados com o máximo de informações possíveis. Logo, eles são capazes de responder à maioria das perguntas dos clientes sem que um profissional precise ser deslocado de suas demais funções.

O chat bot costuma ser mais caro que os chats online tradicionais. Porém, investir nessa estratégia pode ser uma boa ideia para empresas com um grande volume de atendimentos.

Ou seja, se você costuma conversar com muitos clientes ao longo do dia, o bot pode economizar muito tempo.

Call tracking no atendimento ao cliente

Você já ouviu falar no call tracking?

Atendimento ao cliente

Essa estratégia está crescendo cada vez mais no universo do marketing digital. Isso porque ela alia o atendimento ao cliente com outros conceitos do marketing, como por exemplo:

  • Gerenciamento de conteúdo;
  • Investimento em mídias pagas;
  • Criação de landing pages segmentadas;
  • Captação de leads e;
  • Automação de marketing.

O sistema de call tracking funciona da seguinte forma:

Imagine que você tem uma empresa de cosméticos. Para divulgar os serviços, você cria um perfil no Facebook, um perfil no Instagram, um canal no YouTube e anúncios no Google Adwords que levam ao seu site.

Com o sistema de call tracking, cada um desses canais recebe um telefone secundário. Quando o cliente liga para esse número, ele é automaticamente redirecionado para a sua linha principal. Ou seja, não existe mudança nenhuma para os consumidores.

A diferença é que como cada plataforma tem um telefone único, você consegue rastrear a origem da ligação. Assim, você sabe qual foi o canal de acesso do cliente e pode usar essa informação para concentrar os seus esforços.

Benefícios do call tracking

Os principais benefícios do call tracking incluem:

Rastrear a origem da ligação

Como já mencionamos acima, o call tracking permite que você identifique a origem de cada atendimento. Assim, fica muito mais fácil saber qual é o foco de acesso dos visitantes.

Essa informação ajuda você a definir os melhores canais de comunicação. Isso porque você pode concentrar os seus esforços nas plataformas que atraem mais clientes. Além de ajudar a gerar mais tráfego, a estratégia também pode reduzir os seus investimentos com marketing digital.

Produção de conteúdo segmentado

Da mesma forma, o call tracking ajuda você a sistematizar as dúvidas mais comuns. Por meio do armazenamento de histórico, você pode reunir as principais questões para criar a página do seu FAQ.

Atendimento ao cliente

Quanto melhor você entende o perfil do seu público alvo, mais fácil fica produzir o conteúdo de forma direcionada. E, se você trabalha com inbound marketing, você sabe como é importante segmentar o conteúdo.

Atendimento personalizado

Assim como as ferramentas de CRM, o sistema de call tracking permite que você armazene o histórico dos clientes. Isso pode ajudar a compor a sua base de leads. Além disso, o histórico também facilita a continuidade do atendimento ao cliente.

Isso porque caso um consumidor enfrente um problema recorrente, ele não precisará explicar novamente a situação. O sistema manterá as informações armazenadas para agilizar a comunicação.

Agora que você já conhece os benefícios das principais ferramentas de marketing digital para otimizar o atendimento ao cliente, chegou a hora de definir quais são as melhores opções para a sua empresa.

A melhor forma de fazer isso é olhar para o seu público alvo e a demanda do atendimento. Assim, você consegue estabelecer uma lista de prioridades e capacidade da equipe.

Assim que você definir os canais escolhidos, não se esqueça de considerar a experiência do cliente. Quanto melhor for o atendimento, melhor será a reputação da sua empresa. Consequentemente, a sua base de consumidores e as vendas aumentam e fica muito mais fácil alcançar o sucesso. Boa sorte!

Para saber mais sobre automação de marketing e estratégias de comunicação, não deixe de conhecer os materiais e planos gratuitos do ville Target. Acesse o site hoje mesmo para começar a investir no seu futuro.

Restou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais. Até a próxima!

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !