(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabia que é possível melhorar o SEO como Google AdWords? Pois é! Se você ainda não conhece a importância dessa plataforma, chegou a hora de entender melhor quais são as suas funcionalidades, como funciona o investimento e conferir técnicas para melhorar o seu desempenho no Adwords.

Afinal, essa é uma das principais ferramentas no universo do marketing digital. Então, conhecer suas funcionalidades e as melhores dicas para conseguir o tão sonhado tráfego orgânico é essencial para construir a sua relevância online.

Ao longo deste artigo, você entenderá melhor como a plataforma funciona e como é possível melhorar o SEO com o Google AdWords. Então, não deixe de ler até o final!

Vamos começar pelo começo.

O que é Google Adwords?

Primeiro, vamos conhecer essa plataforma. O Adwords é uma ferramenta do próprio Google para gerenciar links patrocinados, também conhecidos como anúncios.

Você provavelmente já percebeu que, ao realizar uma pesquisa, as três primeiras posições da página de resultados são marcadas como anúncios, certo? É exatamente para isso que serve essa ferramenta: investir em campanhas de patrocínio e divulgação de empresas.

Esses links patrocinados podem aparecer em três grandes redes:

Redes de pesquisa

A rede de pesquisa representa justamente essas três primeiras posições da página de pesquisa que citamos acima. Elas caracterizam os próprios mecanismos de busca do Google e também podem mostrar a sua página em seus grupos, como o Google Shopping, Maps, Meu Negócio, etc.

YouTube e vídeo

O YouTube também conta com uma rede de links patrocinados e geralmente mostra esses anúncios antes da execução de vídeos. Neste caso, o anúncio pode ser realizado como um vídeo teaser ou como banner clicável.

Rede de display

A rede de display do Google é caracterizada por uma rede de sites relacionados ao conteúdo do seu anúncio. Quando você opta por veicular a campanha apenas nesta rede, os seus resultados não aparecerão em buscas, e sim em canais como o Google Apps, o Blogger e o Gmail, sendo sempre para usuários que têm a ver com a sua campanha.

Essa técnica é conhecida como remarketing e é responsável por melhorar o seu desempenho no Adwords.

Rede de pesquisa e rede de display

Quando você opta por esse modelo de veiculação, você garante que o seu anúncio aparece em ambas as redes: de pesquisa e display. Assim, você aumenta as suas impressões e tem mais chance de conquistar cliques em seu site.

Como funcionam os investimentos?

O pagamento dos anúncios pode ser realizado de acordo com as seguintes modalidades:

CPC (Custo por Clique): também conhecido como PPC (pay per click) significa que você só paga pelo anúncio quando alguém clicar nele, ou seja, você só paga quando um usuário acessar o seu site por meio do link patrocinado. Vamos falar mais sobre essa forma em seguida! 

CPM (Custo por mil impressões): essa categoria funciona como um “pacote” de visualizações: o anúncio só é pago quando o seu site alcançar mil visualizações. Por isso, só pode ser escolhida na rede de display.

CPA (Custo por Aquisição/Ação): este modelo é o preferido dos e-commerce e também ajuda na captação de leads, já que o pagamento do anúncio é feito somente após o usuário realizar uma determinada ação em seu site. Você mesmo escolhe qual é essa ação, podendo ser uma compra, o preenchimento de um formulário, um compartilhamento ou qualquer ação que ajuda na conversão do usuário.  

Como melhorar o SEO do seu site com o Google AdWords

CPV (Custo por Visualização): neste modelo, você define qual será o valor pago quando alguém assistir a um vídeo até o final.

Pronto! Agora você já conhece o Google AdWords e pode passar para a próxima etapa deste artigo. Agora, vamos falar um pouquinho sobre SEO e começar a transacionar das mídias pagas para o tráfego orgânico.

O que é SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, traduzido para Otimização para Mecanismos de Busca. Esse é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento orgânico de uma página em pesquisas do Google.

Entre as técnicas utilizadas, podemos destacar:

  • O uso de palavras-chave;
  • A criação de metas title e description otimizados;
  • A otimização de imagens;
  • Desenvolvimento de um site amigável e mobile-friendly e muito mais!

Entre outros fatores como a otimização do tempo de carregamento de uma página, a implantação de um chat online e outras funcionalidades que ajudam o Google a classificar o seu site como relevante.

Quanto mais otimizado for o seu site, maiores as chances de ele ser posicionado entre as primeiras posições de uma busca sem a necessidade de investimento.

Se eu posso conseguir o tráfego orgânico, por que eu deveria investir em links patrocinados?

Pesquisas apontam que 2/3 dos cliques são nos 3 primeiros links de pesquisas do Google, posições que são reservadas para os anúncios pagos. No caso de pesquisas orgânicas, a primeira posição captura cerca de 30% dos acessos, sendo muito disputada por todas as empresas que investem em otimização de sites.

O tráfego orgânico conquistado com SEO é à longo prazo. É importante ter em mente que você não conseguirá mil acessos em seu site de um dia para o outro, já que o Google começa a entender a relevância da sua página conforme você produz conteúdo e implanta melhorias no site.

Por isso, investir em mídias pagas com PPC é uma forma de começar a construir a sua base de clientes, dando aquele empurrãozinho que você precisa para atrair usuários por meio de pesquisas no Google.

Após algum tempo da campanha, é provável que você já tenha um tráfego pago suficiente para que as técnicas de SEO atraiam os demais clientes de forma orgânica. Porém, para isso, é importante que as duas campanhas (de SEO e PPC) sejam planejadas de forma conjunta para garantir o sucesso do seu planejamento de marketing digital.

Já investi em mídias pagas e quero melhorar o SEO. O que posso fazer?

Como já foi mencionado, as práticas de SEO englobam uma série de critérios do próprio Google para construir a relevância do seu site, pensando sempre nos benefícios para o usuário. O ideal é que você consiga o tráfego do seu site com os links patrocinados e, aos poucos, comece a investir mais e mais em SEO. Assim, a sua posição nos mecanismos de busca se mantém e você consegue diminuir o investimento. Porém, como é possível fazer isso? 

Confira abaixo algumas dicas de SEO para o seu site:

Considere a versão mobile

A maior parte dos acessos são realizadas por tablets e smartphones, por isso é essencial que o seu site seja otimizado para esses aparelhos. Lembre-se de que a navegabilidade deve ser a mesma, então todas as funcionalidades devem ser adaptadas.

Defina palavras-chave

As palavras-chave utilizadas para desenvolver o seu conteúdo devem ser relacionadas ao seu negócio. Uma boa dica é usar o Google Adwords para encontrar o search volume de Keywords relacionadas, assim você garante que está utilizando os termos mais buscados.

Otimize suas imagens

Você sabia que os robôs do Google não conseguem ler imagens? É por este motivo que você deve sempre usar o recurso de texto alternativo e nomear o seu arquivo de uma forma que o texto deixe claro do que se trata a imagem, facilitando a leitura pelos bots. Coloque a keyword principal nesses recursos para facilitar a busca por imagem.

Lembre-se de que o investimento em SEO traz resultados à longo prazo, por isso o melhor que você pode fazer é desenvolver uma campanha de PPC para atrair mais clientes e mensurar os resultados iniciais.

Como melhorar o SEO com o Google Adwords

Agora que você já sabe como funciona a ferramenta e porque é importante começar pelas mídias pagas, chegou a hora de conferir algumas dicas para melhorar o desempenho da sua campanha e,  ao mesmo tempo, melhorar o SEO com o Google AdWords.

Para isso, é preciso conhecer as principais funcionalidades da plataforma. Veja só:

Keyword Planner

O keyword planner permite que você encontre o search volume de palavras-chave, ou seja, a quantidade de vezes que elas foram buscadas no Google. Essa informação é imprescindível para definir quais são os melhores termos a serem trabalhados em seu conteúdo.

Além disso, também é possível encontrar Keywords relacionadas à sua palavra-chave principal, ajudando a criar um texto mais natural e otimizado para os mecanismos de busca.

Usar o keyword planner é uma das melhores formas de melhorar o SEO com o Google AdWords.

Análise de público alvo

Por meio do Adwords, é possível coletar dados importantes sobre os seus clientes atuais e potenciais. Isso porque ele fornece informações como localização, gênero e faixa etária dos usuários que acessaram o seu site.

Como melhorar o SEO do seu site com o Google AdWords

Conhecer o seu público alvo é imprescindível para melhorar o seu desempenho no Adwords e também para construir o site para SEO, já que assim você pode desenvolver uma campanha muito mais direcionada e focada nas necessidades de seus usuários.

Métricas

O Adwords também oferece uma série de métricas que ajudam você a acompanhar a execução de sua campanha. Com essa análise, é possível aprimorar os seus processos e até mesmo pausar uma campanha para reavaliar a sua estratégia.

Pausa de campanha em horários específicos

Você sabia que o Adwords permite que você pause a sua campanha em horários em que não são realizados muitos acessos, como por exemplo de madrugada? Essa especificação da ferramenta ajuda você a economizar em seu orçamento e garante que todos os seus investimentos são focados na captação de novos usuários.

Além de entender os picos de acesso, você pode usar essa ferramenta para melhorar o SEO porque começa a economizar no seu orçamento. Então, em pouco tempo, você poderá deixar de fazer o investimento e começar a contar com o tráfego orgânico.

Conheça o ville Target

Agora que você já viu como melhorar o SEO com algumas das funcionalidades do Google AdWords, chegou a hora de conhecer um software que pode te ajudar muito na sua rotina com o marketing digital. O ville Target é uma plataforma de automação de marketing que permite que você automatize diversas etapas de uma campanha.

Com ela, é possível:

  • Captar leads;
  • Criar landing pages;
  • Enviar e-mail marketing em massa;
  • Acompanhar métricas do e-mail marketing;
  • Agendar posts nas redes sociais;
  • Fazer o lead tracking;
  • Pontuar os seus leads e muito mais!

Ao incluir a plataforma na sua rotina, você consegue melhorar a qualidade das suas estratégias de marketing e ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais. E o melhor de tudo é que você pode contar com um plano totalmente gratuito para não impactar o seu orçamento!

Para saber mais, acesse o site e faça o seu cadastro hoje mesmo. Além disso, não se esqueça também de conferir todos os nossos e-Books, workshops e slides gratuitos sobre os mais variados temas. Assim, você se torna um especialista em marketing digital e pode alavancar a presença e relevância da sua empresa no ambiente digital!

Você tem mais alguma dúvida sobre como melhorar o SEO com o Google Adwords? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigado e até a próxima!

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !