(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Nos dias atuais, quem não confia nas mídias digitais para alcançar metas está, com certeza,  perdendo tempo e dinheiro. Porém, o que nem todo mundo sabe é como é possível mensurar resultados nas redes sociais. Afinal, não basta começar a criar conteúdo. É preciso também ser capaz de acompanhar o desenvolvimento de uma campanha.

A gestão das redes sociais funciona mais ou menos da mesma forma para a maioria das empresas. Um analista de mídias digitais conhece os melhores procedimentos para criar uma campanha eficiente do começo ao fim.

Ao acompanhar esse artigo até o fim, você terá uma ideia melhor de como funciona esse processo. Mais do que isso, você entenderá quais são as principais métricas relacionadas ao universo digital e poderá elevar a qualidade do seu trabalho

Parece uma ótima ideia, não é? Então vamos começar!

 

Por que eu deveria investir nas redes sociais?

 

Antes de começar a mensurar resultados nas redes sociais, é preciso primeiro criar a sua estratégia digital.

 

Mesmo atualmente, existem muitas empresas que investem nos modelos tradicionais de marketing porque não acreditam no poder de plataformas digitais como social media, anúncios, blogs e e-mail marketing. Porém, a grande verdade é que esses canais estão rapidamente se tornando os melhores aliados quando o assunto é conquistar clientes e divulgar os seus serviços.

 

redes sociais

 

Confira abaixo alguns dos principais motivos para investir nas redes sociais:

 

Público

 

Mesmo quem ainda não tem uma página corporativa em plataformas como o Facebook provavelmente tem um perfil pessoal. A base de usuários das principais redes (como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn) aumenta exponencialmente a cada dia.

Isso significa que o alcance de uma publicação pode ser imenso! Enquanto o marketing tradicional encontrava dificuldades para atingir muitos consumidores potenciais, a internet – e principalmente as mídias sociais – chegaram como um caminho bem mais rápido para atingir os interessados na sua empresa.

Portanto, se o seu objetivo é conquistar clientes, você pode ter a certeza de que grande parte da sua audiência está presente no ambiente digital.

 

Relacionamento com o cliente

 

Da mesma forma, vale mencionar que essas plataformas atuam como canais de atendimento ao cliente. Por meio de funcionalidades como o Messenger e as Direct Messages, você consegue tirar dúvidas, receber elogios e sugestões e muito mais.

relacionamento com o cliente

Além disso, as publicações fazem com que o consumidor se sinta mais próximo da sua empresa. A interação social cria relacionamentos mais fortes entre empresa e cliente. Tudo isso sem contar as chances de fidelização do seu público!

 

Baixo custo de investimento

 

Criar um perfil nas redes sociais é gratuito. Só isso já funciona como uma grande vantagem de investir nesse tipo de estratégia.

Porém, como todos sabemos, qualquer campanha de marketing precisa de um certo investimento. A boa notícia é que no caso das redes sociais, esse capital é pequeno!

É possível impulsionar publicações com apenas R$2 por dia. Com o investimento, a audiência atingida é maior e mais segmentada. Isso significa que ao mensurar os resultados nas redes sociais, você provavelmente vai se deparar com números muito melhores.

Logo, se você precisa divulgar os seus serviços, mas não tem um orçamento alto para isso, não se preocupe. As mídias sociais podem ser a solução perfeita para isso!

 

Versatilidade de conteúdo

 

Os clientes são cada vez mais exigentes em relação às formas como recebem a divulgação de um serviço ou empresa. Uma das grandes vantagens das redes sociais é que elas são bastante versáteis e permitem que você crie conteúdo variado.

É possível criar textos, imagens, gifs, vídeos, infográficos, artigos de áudio, enfim. Elas aceitam diferentes tipos de mídia. Ou seja, você pode abusar da criatividade para conseguir atingir o público certo!

versatilidade de conteudo

Existem inúmeros motivos pelos quais você deveria investir nas redes sociais. Portanto, se você ainda não tem uma página, chegou a hora de criar a sua e começar a aproveitar essas vantagens.

Mas, afinal, como funciona o processo de criação de conteúdo? Agora que você já entende a importância de usar essas plataformas, vamos falar um pouquinho sobre a gestão de social media para podermos, enfim, explicar como é possível mensurar resultados nas redes sociais.

 

Como fazer a gestão de redes sociais?

 

Como mencionamos acima, a gestão de redes sociais geralmente segue uma “fórmula” pré-estabelecida e utilizada pela maioria dos analistas de redes sociais.

O primeiro passo, caso você trabalhe em uma agência com diversos clientes, é entender a necessidade da empresa. Nessa fase, você faz uma imersão na cultura da organização, coleta os anseios do cliente e começa a definir os objetivos da campanha.

Então, é preciso definir o público alvo da estratégia. Isso é importante não apenas para conseguir criar campanhas de anúncios, mas também para definir o tipo de conteúdo que será criado.

 

gestão de redes sociais

 

Em seguida, começa a fase de produção, que também tem suas etapas. Primeiro, você define o cronograma de publicações e temas a serem tratados. Então, os posts são feitos em conjunto com um profissional de design.

A melhor forma de fazer a gestão das redes sociais quando os posts já estão prontos é com uma plataforma de automação de marketing. Com o ville Target, é possível agendar posts nas redes sociais de forma rápida e eficiente. Mesmo com o plano gratuito, você consegue economizar tempo e garantir o cronograma da empresa!

E então, finalmente, chegamos ao tema principal desse artigo. Após a publicação, é preciso monitorar e mensurar os resultados das redes sociais.

 

Como posso mensurar resultados nas redes sociais?

 

Quando você cria uma campanha, é preciso ficar de olho nos resultados para garantir a eficiência da estratégia. Além disso, o monitoramento permite que você identifique pontos de melhoria a serem corrigidos.

Vamos falar um pouquinho sobre as principais métricas das redes sociais:

 

Acessos

 

Os acessos representam o número total de pessoas que visitaram o seu perfil. Essa métrica engloba tanto o acesso orgânico – ou seja, de pessoas que chegaram até a página sem nenhum link patrocinado – como o pago, que, por sua vez,  representa o acesso impulsionado.

 

análise de métricas

 

Os acessos são importantes para ter uma ideia de quantas pessoas entram em contato com o seu conteúdo diariamente.

 

Conversões

 

A taxa de conversões representa a performance do visitante dentro do seu perfil. Se você trabalha numa loja online, por exemplo, ela mostrará quantas pessoas clicarem na tag de preço de um produto no Instagram. Ou seja, a taxa de usuários convertidos que realizaram uma ação desejada.

As principais redes sociais permitem que você inclua botões de CTA (Call to Action, ou Chamada Para Ação). Eles podem ser direcionados para o website, loja, landing page de captura, e-mail, enfim. Tudo depende da sua necessidade.

Os clientes que clicam nesses botões são inclusos na taxa de conversão. Assim, você tem uma ideia melhor de que tipo de conteúdo funciona para que os visitantes façam uma ação.

 

Engajamento

 

O engajamento é, com certeza, uma das formas mais eficientes de mensurar os resultados nas redes sociais. Justamente por esse motivo, ele é  a métrica mais conhecida e falada no meio de social media.

Isso porque ele representa o envolvimento e interação entre cliente e empresa. Por meio do engajamento, você fortalece os laços com os consumidores e aumenta as chances de que eles sejam fidelizados.

 

engajamento nas redes sociais

 

É muito comum explicar o engajamento como as curtidas e comentários nas suas publicações.  Porém, é preciso ter em mente que cada curtida e comentário tem o seu próprio valor para medir o engajamento.

Afinal, um comentário positivo sobre a sua empresa tem muito mais valor que um negativo. Porém, o comentário negativo pode ser uma ótima oportunidade de melhorar os seus serviços para alcançar novas metas.

É por isso que mensurar resultados nas redes sociais exige um certo jogo de cintura. Quando falamos em engajamento, é preciso entender as particularidades de cada rede social para construir o comportamento dos visitantes.

 

Como mensurar resultados nas redes sociais: Facebook

 

O Facebook é,  sem dúvidas, uma das principais redes sociais no Brasil. Por isso, você não pode deixar de analisar os resultados nessa plataforma.

 

Facebook

 

O crescimento no número de curtidas da página mostra a evolução do seu conteúdo ao longo do tempo. Quanto mais curtidas você tiver, maior será a sua base de clientes, tanto atuais como potenciais.

O engajamento nessa rede social é mensurado pelo número de curtidas, comentários e compartilhamentos. Ele é chamado de envolvimento com a publicação e mostra se seu conteúdo está de acordo com as expectativas dos seus seguidores.

Também é possível mensurar o resultado das suas campanhas pagas por meio do próprio Facebook. Assim, você pode calcular seu retorno de investimento e estruturar as próximas campanhas.

 

Instagram

 

O Instagram trabalha com um cálculo de engajamento para poder mensurar os resultados. esse cálculo é feito com dividindo o número de comentários e curtidas pelo número total de seguidores da página.

 

Instagram

 

Ou seja, se você tem 5 mil seguidores e uma publicação conta com 150 curtidas e 20 comentários, a taxa de engajamento ser a de 3,4%.
Quando você cria uma página comercial, o Instagram oferece uma série de métricas que permitem que você analise os resultados. É possível mensurar os dias da semana e horários com maior engajamento, taxa de visualização dos Instagram Stories, cliques para avançar e muito mais.

O Instagram business oferece uma série de vantagens para empresas e clientes. Por isso, considere criar o seu perfil hoje mesmo!

 

Twitter

 

No caso do Twitter, mensurar resultados nas redes sociais também é uma tarefa bastante fácil. A plataforma conta com sua própria versão do Analytics, apresentando os principais dados sobre seus clientes.

 

Twitter

 

O tweet activity apresenta gráficos sobre os seus tweets nos últimos 28 dias. É possível analisar a taxa de engajamento, número de curtidas e replies,  alcance da página e muito mais.

A consulta pode ser feita de forma geral ou por cada tweet específico. Assim, você pode listar os tweets mais populares e investir nesse tipo de conteúdo.

Vale a pena também prestar atenção nas menções no Twitter. Como essa plataforma funciona como um microblog, ela pode ser uma das melhores ferramentas para avaliar a reputação da sua empresa entre os clientes.

Existem ferramentas desenvolvidas especificamente para o monitoramento das redes sociais. Dessa forma, fica muito mais fácil construir autoridade nesses canais e aproveitar todas as vantagens que elas podem oferecer!

 

Muito mais sobre marketing digital

 

Você já conhece o ville Target? A ferramenta de automação de marketing que já ultrapassou os 10 mil usuários ativos pode ser o que você precisava para alcançar o sucesso com suas estratégias de marketing digital.

Por meio de uma única plataforma, é possivel:

  • Gerenciar posts nas redes sociais, fazendo o agendamento de publicações de forma rápida e eficiente;
  • Criar landing pages para capturar leads;
  • Pontuar os seus leads para campanhas mais segmentadas;
  • Enviar e-mail marketing em massa e muito mais!

Tudo isso com a facilidade de poder contar com um plano totalmente gratuito e pacotes que atendem à todas as suas necessidades.

Além disso, você pode conferir também os materiais gratuitos para se tornar especialista em marketing digital. Leia mais sobre redes sociais, nutrição de leads, ferramentas de marketing e muito mais!

Acesse o site hoje mesmo para começar a investir no sucesso da sua empresa.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como é possível mensurar resultados nas redes sociais, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !