(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe como monitorar os leads? Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que uma boa estratégia de leads consiste somente nas fases de captação e nutrição por meio de e-mail marketing, por exemplo. Porém, a grande verdade é que o monitoramento é uma etapa muito importante.

Isso porque essa tarefa ajuda você a conhecer melhor os seus leads. Com isso, fica muito mais fácil desenvolver estratégias direcionadas de acordo com o perfil de cada cliente.

E, como você provavelmente já sabe, essa segmentação da comunicação ajuda você a garantir que a mensagem chega até o público certo.

Nesse artigo, vamos apresentar duas estratégias para monitorar os leads: o lead tracking e o lead scoring. Ambas as tarefas podem ser realizadas com a ajuda do ville Target, nossa plataforma de automação de marketing que já ajudou mais de 10 mil usuários ativos a conseguirem mais resultados.

Portanto, não deixe de ler o artigo até o final para saber como você também pode cuidar melhor dos seus leads. Preferindo também poderá assistir ao vídeo que criamos sobre o assunto:

 

 

Vamos começar?

Como monitorar os leads

Lead tracking

O lead tracking é uma estratégia que permite que você acompanhe todas as ações do seu lead dentro do site. Através de um código, que chamamos de pixel, ele é capaz de rastrear desde o primeiro momento do usuário no seu site, até qualquer próxima ação que ele realize.

Isso é importante por três grandes motivos:

O primeiro é que você consegue acompanhar todo o caminho do lead dentro do site. Assim, você sabe quais são as páginas mais visitadas e pode investir na produção de conteúdo de acordo com a demanda.

O segundo motivo é que o monitoramento ajuda você a identificar dúvidas frequentes. Por exemplo, se uma grande quantidade de visitantes procura a página do FAQ e entra em uma pergunta específica, então você sabe que esse é um problema comum. Ou seja, talvez seja uma boa ideia tentar facilitar as transações.

 

 

Por último, o lead tracking ajuda você a não perder vendas. Se você identificar, por exemplo, que um consumidor já está com o carrinho aberto, é possível investir em estratégias para que ele não desista da compra.

Em suma, podemos dizer que com o ville Target você saberá, sem muito esforço, em qual etapa do funil de vendas está o seu lead. Afinal, não adianta possuir um funil e uma equipe bem estruturada, se o principal que é a automação, estiver precisando de ajuda.

De forma simples e eficiente, você identifica oportunidades com o lead tracking e pode oferecer conteúdo diversificado.

Lead scoring

Já o lead scoring serve tanto para monitorar o lead como para qualificar cada consumidor potencial.

Essa estratégia é baseada em um sistema de pontuação. Pense, por exemplo, nas pontuações de CPF (Cadastro de Pessoa Física) para definição do score de crédito. Da mesma forma, o lead scoring ajuda você a rastrear as atividades do lead no site. Cada ação caracteriza em uma pontuação diferente.

A pontuação geralmente varia de 0 a 100. Imagine o seguinte: o lead entra em seu blog para consumir algum conteúdo que seja de seu interesse. Ele lê todo o artigo e no final clica em uma CTA (Call to Action) que o indica para outro conteúdo do site. Ao clicar nessa CTA, ele recebe 10 pontos.

 

 

A estratégia funciona para basicamente qualquer etapa de uma campanha de marketing digital. Se ele compartilha o seu artigo nas redes sociais, ele recebe mais 10 pontos. Se abre o e-mail marketing, sua pontuação sobe mais 10 pontos. E por aí vai!

Agora, vamos entender melhor a importância do lead scoring na prática.

Vamos supor que um lead já tem 50 pontos somados. Isso significa que ele se encontra no meio do funil de vendas e chegou a hora de garantir a venda. Com essa informação em mãos, o seu time de marketing pode enviar um e-mail marketing informando sobre os produtos que a empresa oferece e que sejam relativas ao que o lead se interessa. O Lead clica no link do e-mail e é direcionado a um vídeo que o educa sobre esses produtos. Agora, ele já terá 70 pontos somados.

Agora o lead já pode ser considerado um cliente do fundo do funil. E por aí vai!

Além de monitorar os leads: saiba mais sobre o ville Target

Como já mencionamos acima, o ville Target é uma ótima plataforma para você conseguir fazer o lead tracking e o lead scoring. Mas, na verdade, ela também faz muito mais que isso!

Afinal, o ville Target reúne diversas etapas de uma campanha em uma plataforma única. Com a ajuda da nossa ferramenta, você consegue:

  • Agendar posts nas redes sociais;
  • Construir landing pages;
  • Enviar milhares de e-mail marketing por mês;
  • Captar, nutrir e rastrear novos leads;
  • Criar um sistema de pontuação de leads e muito mais!

Ou seja, é possível automatizar tarefas manuais e ganhar muito mais tempo para a sua equipe. Dessa forma, você aproveita melhor os seus recursos humanos e tem a chance de elevar a qualidade das campanhas de marketing digital.

Tudo isso com a possibilidade de criar uma conta no plano gratuito. Assim, você pode melhorar a qualidade do marketing digital sem comprometer o seu orçamento.

Portanto, aproveite hoje mesmo para criar a sua conta e conhecer todos os planos do ville Target!

Além disso, você pode também acessar o site e conferir nossos materiais gratuitos. Contamos com dezenas de e-Books, workshops e slides sobre temas diversos do marketing digital. Todos foram desenvolvidos para ajudar você a entender melhor o universo da automação de marketing e poder conquistar cada vez mais clientes!

Se você ainda tiver dúvidas sobre como monitorar os leads, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

 

automacao de marketing

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !