27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

De acordo com pesquisa da imFORZA, 75% dos usuários clicam apenas nos primeiros resultados de busca. Daí a importância de aparecer na primeira página do Google. No entanto, sabemos que esse trabalho demanda muito tempo e esforço. Não acontece do dia para a noite.

Entra em cena, o Google AdWords. Trata-se da plataforma de anúncios do Google. O mecanismo é simples: quando uma empresa investe em determinada palavra-chave, seu anúncio fica em destaque nos primeiros resultados, podendo aparecer, também, na barra lateral.

Normalmente, o investimento em mídia paga costuma dar resultados imediatos. Isso porque você consegue levar leads quentes para o seu site, ou seja, que estão preparados para a compra.

Por outro lado, temos um problema: você precisa tirar dinheiro do bolso para obter resultados. Dependendo da concorrência da palavra-chave, o investimento é muito alto. Por isso, um profissional de marketing de sucesso precisa otimizar campanhas de Google AdWords. Isso significa, na prática, fazer seus anúncios converteram mais, investindo menos.

 

Dicas para otimizar campanhas de Google AdWords

 

Ao produzir um anúncio, sua principal missão é impactar o público-alvo e persona da sua empresa no instante em que ele está na internet pesquisando sobre algum produto ou serviço que você oferece.

 

dicas para otimizar campanhas de google adwords

 

Pensando nisso, vamos trazer, nesse artigo, algumas dicas valiosas sobre como otimizar campanhas de Google AdWords para você produzir e divulgar. Vamos lá!

 

Fique de olho na segmentação

 

Gênero. Idade. Região geográfica. Tipo de dispositivo acessado pelo cliente. E muito mais. Quando cria uma campanha no Google AdWords, você consegue segmentar exatamente o perfil do público que você quer impactar.

 

otimizar campanhas de google adwords segmentação

 

Por exemplo, uma pizzaria que faz delivery deve limitar seus anúncios apenas para a região em que ela entrega e nos horários em que as pessoas costumam pedir pizza. Normalmente, na hora do jantar.

O Google AdWords oferece várias opções de segmentações para que você invista da forma mais precisa possível. Para tanto, é preciso criar uma buyer persona para cada produto ou serviço que você oferece. Isso conta muito para a criação de uma campanha eficiente.

 

Acerte no uso das palavras-chave

 

O conhecimento do público-alvo também conta muito para que você faça o devido uso de palavras-chave. O conveniente é que, através desse conhecimento, você saiba quais os termos de pesquisa o usuário está utilizando na hora da pesquisa. Dessa forma, você consegue investir em palavras-chaves correspondentes seguindo esses critérios.

Para verificar se isso está dando certo ou se algum termo indesejado está acionando seu anúncio, busque um relatório oferecido pelo Google que mostra a você quais termos estão levando ao seu anúncio. Com o resultado, você decide quais devem ser utilizados como palavras-chave e quais devem ficar de fora do escopo de seus negócios. Fique atento!

 

Anúncios em dias e horários apropriados

 

Nos relatórios do Google AdWords, você tem acesso a uma série de indicadores de marketing. Isso inclui, também, os dias e horários que o seu anúncio dá mais resultado. Existem dias e horários que não são favoráveis para sites e-commerce. E você precisa saber quais são eles.

 

 

O relatório do Google AdWords traz detalhadamente seu desempenho de entrega por hora e dia da semana para que você tenha condições de ajustar seus lances nas campanhas. Essas informações podem fazer toda diferença.

 

Otimize seu Custo por Clique (CPC)

 

Entre tantas informações que ajudam a otimizar campanhas de Google AdWords, há um outro índice que também deve ser otimizado: o Custo por Clique (CPC). Não é um maior custo por clique que vai ajudar no desempenho de suas campanhas.

Para você receber mais cliques, é preciso que seu anúncio apareça bastante, o que pode ser garantido com um lance menor. Com isso, até seu orçamento agradece.

Clique nas configurações do Google AdWords, vá até a seção estratégia de lances e marque a opção CPC otimizado. A partir daí, de acordo com seu potencial e histórico de conversões, identificado pelo algoritmo do AdWord, os lances serão ajustados melhorando o custo-benefício.

 

Invista em anúncios relevantes para o usuário

 

Até aqui as dicas se concentram em questões mais técnicas. E isso conta muito. Tanto quanto um anúncio interessante. A relevância do conteúdo também contribui muito para conquistar o clique do usuário. Pensando nisso, seja direto e explore bem os termos de pesquisa nos títulos e na descrição de seu diferencial competitivo.

Com um anúncio atraente, você deve aumentar o número de cliques nele. Aí, é importante entregar exatamente aquilo que você está prometendo.

Não adianta nada fazer um anúncio prometendo os últimos modelos de smartphones do mercado e, na hora H, os produtos estarem indisponíveis, né? Isso só faz você perder dinheiro, uma vez que o usuário clicou no anúncio e não converteu. Apenas o Google saiu ganhando nessa história.

 

Faça remarketing

 

Para finalizar, não perca de vista aquele possível cliente que visitou seu site e foi até um produto. O Google AdWords permite a criação de uma lista de remarketing. Nela, é possível visualizar os usuários que abandonaram o site sem realizar uma compra.

 

 

Não há chance que possa ser desperdiçada em um universo tão imenso e competitivo quanto o da internet. Por isso, realizar campanhas de remarketing é um ótimo investimento. De forma resumida, o Google continua mostrando seus anúncios para os usuários que chegaram a visitar o seu site e não converteram.

 

Além de otimizar campanhas de Google AdWords

 

Os investidores sempre reforçam que não podemos colocar todos os ovos na mesma cesta. É importante diversificar suas ações. Em outras palavras, você não pode ficar dependente do Google AdWords.

Paralelamente às suas campanhas, faça um trabalho intenso e contínuo em SEO. Procure investir em Inbound Marketing para produzir conteúdos de qualidade que sejam relevantes para o seu público-alvo em todas as fases do funil de vendas e marketing. Embora não dê resultados imediatos, esse trabalho é muito mais consistente.

Isso sem falar que existem outras maneiras para impactar seus leads. Aqui, estamos falando de campanhas de email marketing e posts nas redes sociais.

Para não perder muito tempo nessas tarefas mais operacionais, recomendamos utilizar uma ferramenta de automação de marketing. Com o ville Target, você envia suas campanhas de email marketing para a sua base de contatos de forma assertiva e ainda realiza o agendamento de posts nas redes sociais em poucos cliques.

Ao otimizar campanhas de Google AdWords e trabalhar em outros canais de marketing, você tem tudo para aumentar a sua conversão e, ao mesmo tempo, diminuir os custos de investimento.

Boa sorte!

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados