(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Sabendo que mais de 100 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais, com certeza seus clientes também estão nelas. Nesse sentido, um dos trabalhos da equipe de marketing está em prospectar leads nas redes sociais.

Mas não é uma tarefa simples. Isso porque as pessoas não entram nas redes sociais com a intenção de compras. Elas querem ver as últimas postagens de seus amigos e compartilhar fotos e opiniões. Por isso, fanpages de empresas precisam criar estratégias de marketing para engajar seus seguidores, mais do que conteúdos de vendas.

Mesmo assim, ainda é possível prospectar (MUITOS!) leads nas redes sociais. Quer saber como? Então, continue acompanhando esse texto:

Definindo uma persona

Uma grande vantagem das redes sociais é que você consegue direcionar suas campanhas para o público-alvo e persona da sua empresa. Não precisa sair dando tiros no escuro até acertar o seu alvo. Ao fazer a segmentação, você leva o conteúdo certo para a pessoa certa.

leads nas redes sociais persona

Portanto, o seu trabalho deve começar com a definição do perfil da sua persona. Isso inclui classificação de sexo, faixa etária, localização geográfica, interesses, hobbies, comportamento na internet e por aí vai.

Nesse processo, é possível descobrir diversas personas e elaborar estratégias específicas para cada uma delas. Inclusive, saber quais são as redes sociais que elas mais usam.

Prospectando leads nas redes sociais

Em meio a tantas opções, você precisa entender qual é a melhor rede social para a sua empresa. Você pode trabalhar em todos os canais, mas precisa priorizar uns aos outros.

Vamos ao potencial das principais redes sociais:

LinkedIn

A rede social para profissionais já conta com 500 milhões de usuários no mundo, sendo 29 milhões apenas no Brasil. Funciona para geração de listas e inteligência comercial. Muitos usuários utilizam grupos de interesse, o que pode ser uma ótima fonte para captar leads.

Você encontra grupos que fazem parte das suas conexões e que o tema tenha a ver com o seu negócio. Nos grupos, procure participar promovendo seus conteúdos e relacionando-se com os membros.

Facebook

Para prospectar leads dentro da plataforma, o caminho é parecido ao do LinkedIn. Procure grupos e eventos que tenham relação com os produtos ou serviços que você oferece e, claro, participe deles.

Na sequência, você pode iniciar um diálogo com os usuários que comentarem ou curtirem suas publicações. Como já interagiram com seu conteúdo, eles estão mais abertos a escutar o que você tem para falar.

leads nas redes sociais facebook

Outra maneira de captar leads no Facebook é apostar em Quizz. Fanpages de sucesso costumam fazer isso. Trata-se de um conteúdo que estimula os seus seguidores a participarem.

Para tanto, eles devem cadastrar seus emails e responder algumas perguntas. Com os contatos de seus seguidores, você pode conversar diretamente com eles fora da plataforma. Isso é ótimo, porque o Facebook pode acabar um dia. Seus negócios, não.

Instagram

Cada vez mais popular, o Instagram tem chamado a atenção de muitas empresas. De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2018, 80,2% das empresas brasileiras que possuem um perfil comercial no Instagram são anunciantes dentro da plataforma.

Aqui, é interessante utilizar a função de buscas para encontrar usuários que estão localizados próximos da sua loja e que publicam coisas relacionadas ao seu mercado. Na sequência, visite o perfil dessas pessoas e comente ou curta alguma foto. Pode ser o início de um longo relacionamento.

Twitter

O Twitter é uma das melhores plataformas para prospectar leads nas redes sociais. Por meio da função de busca, você pode pesquisar três ou quatro palavras-chaves sobre o seu mercado de atuação.

leads nas redes sociais twitter

Nessa busca, você encontra diversos usuários que têm interesse pelos seus produtos ou serviços. Para iniciar um relacionamento, você pode começar a seguir os usuários mais ativos. Quem sabe eles não te seguem de volta?

Além de prospectar leads nas redes sociais

Captar leads nas redes sociais é uma das tarefas da sua equipe de marketing. É preciso fortalecer a imagem da sua empresa marcando presença constante nas plataformas mais populares.

Aqui, o ville Target pode otimizar esse trabalho por meio do agendamento de posts nas redes sociais. Assim, você pode programar todas as suas publicações do mês em poucos minutos. Simples, não?

Então, não perca mais tempo: cadastre-se agora mesmo e boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados