(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Principalmente em épocas de crise, é importante pensar em como é possível reduzir custos com marketing digital. Afinal, muitas empresas se preocupam com o orçamento. Parece, então, uma tarefa difícil conseguir conquistar novos clientes e aumentar as vendas sem comprometer o budget de marketing.

A boa notícia é que existem diversas estratégias nas quais você pode investir para alcançar as suas metas sem gastar muito. Um dos grandes benefícios do marketing digital é, justamente, o baixo custo de investimento.

Se você souber utilizar as ferramentas disponíveis da melhor forma e for um profissional criativo, essa tarefa pode ser bastante fácil.

Ao longo deste artigo, apresentaremos os benefícios de investir no marketing digital e as melhores técnicas para aumentar as vendas da sua empresa e economizar ao mesmo tempo.

Ficou curioso?

Então vamos começar!

 

Por quê eu deveria investir no marketing digital?

 

O modelo de consumo está cada vez mais se transformando. Se antes era preciso que as empresas fossem até um cliente, hoje podemos considerar que são os clientes que vêm até a empresa.

Pense da seguinte forma: há alguns anos, as empresas precisavam investir em peso nos modelos de comunicação tradicionais. Eram produzidos outdoors, cartões de visita, banners, flyers, comerciais na televisão, enfim. Todos esses recursos são conhecidos por terem um custo relativamente alto.

Embora esse tipo de material ainda seja importante para a divulgação de produtos e serviços, o marketing digital chegou como uma alternativa ao modelo com o qual estávamos acostumados. As plataformas online se popularizaram e ofereceram novas oportunidades de negócio que permitem que você reduza significativamente os gastos com marketing e publicidade.

Dentre os principais motivos para investir no marketing digital, podemos citar:

 

Alcance maior

 

Quando você entrega um flyer, por exemplo, o material atinge apenas uma pessoa. Uma publicação nas redes sociais pode chegar até um número muito maior de pessoas em uma tacada só.

Como reduzir custos com marketing digital

O número de pessoas que acessam a internet numa base diária é gigantesco. Portanto, é possível chegar até uma audiência maior com estratégias simples.

 

Versatilidade da comunicação

 

Outro grande benefício que ajuda muito a reduzir custos com marketing digital é o fato de que você pode investir em diversos formatos de comunicação. É possível produzir textos, imagens, GIFs, vídeos, infográficos e diversos outros materiais para alcançar a sua audiência.

Essa versatilidade é um ótimo espaço para abusar da criatividade. Afinal, o público está se tornando cada vez mais seletivo com o conteúdo que recebem.

Ou seja, você pode criar diversos tipos de mídia para atrair os clientes até a sua empresa!

 

Plataformas gratuitas

 

Embora o recomendado seja que você sempre tenha orçamento disponível para estratégias de comunicação, não há como negar que é sim possível criar uma campanha de marketing digital sem investimento.

Como reduzir custos com marketing digital

As redes sociais, por exemplo, são uma plataforma de comunicação na qual é possível criar um perfil gratuito. Da mesma forma, as publicações também não precisam de dinheiro. E, mesmo assim, é possível alcançar um grande número de pessoas.

A verdade é que começar a investir no marketing digital é algo que precisa de dinheiro. Principalmente para que você possa contar com um site responsivo e informativo para os seus clientes.

Porém, ao longo do tempo, os gastos com marketing digital ficam cada vez menores. Esse sozinho já é um ótimo motivo para você começar a criar suas campanhas!

 

Economia de tempo

 

Ainda seguindo o exemplo acima, imagine quanto tempo é investido na criação e divulgação de um flyer.  É preciso montar a arte, esperar o tempo da impressão e ainda gastar tempo indo às ruas para entregá-los.

Como reduzir custos com marketing digital

Uma publicação nas redes sociais ou o envio de um e-mail marketing podem ser feitos em muito menos tempo.

Isso significa que além de reduzir custos com marketing digital, você pode economizar (e muito!) o tempo da sua equipe.

 

Redução de custos

 

Por fim, chegamos ao principal benefício de investir nas plataformas online: a possibilidade de reduzir custos com marketing digital. Afinal, mesmo que os resultados possam demorar a aparecer, não há como negar que estratégias voltadas para o ambiente online se provam cada vez mais valorosas para a maioria das empresas.

É por isso que pudemos observar um crescimento massivo na quantidade de organizações que investem em redes sociais, captação de leads e envio de e-mail marketing. Da mesma forma, a importância do marketing digital no meio corporativo também se traduz no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para as empresas, como o Instagram Business e o marketplace do Facebook.

 

 

A adaptação dessas plataformas para a realidade corporativa faz com que a redução de custos seja ainda mais fácil. Afinal, os desenvolvedores entendem a importância da economia e trazem cada vez mais facilidades para os profissionais de marketing digital.

Em suma: investir em campanhas online é, com certeza, uma forma de reduzir custos na sua empresa. Porém, como isso é possível?

Agora que você já entendeu os benefícios do marketing digital, vamos apresentar algumas dicas valiosas para você começar a economizar.

 

Como reduzir custos com marketing digital

 

Crie perfis nas redes sociais

 

Como já mencionamos acima, as redes sociais são plataformas muito úteis para quem trabalha com marketing digital e comunicação. Além de abrigar grande parte dos clientes de uma empresa – independente do segmento de atuação -, elas também funcionam como ótimos canais de relacionamento e divulgação de produtos.

Como reduzir custos com marketing digital

A gestão de páginas no Facebook, Twitter e Instagram pode ser bastante simples. As publicações numa base diária ajudam a conquistar novos clientes e até mesmo a aumentar as vendas. Isso porque ao acompanhar a página, os consumidores se sentem mais próximos da sua marca e têm a tendência de fortalecer os laços com a empresa, aumentando as chances de fechar uma transação.

Por isso, vale a pena criar a sua página hoje mesmo. Não se esqueça de montar um cronograma eficiente para garantir que você sempre terá publicações na página, além de acompanhar os resultados para entender o que a sua audiência espera de você e poder superar as expectativas dos seus clientes.

 

Invista em SEO

 

A sigla SEO aparece muito no meio online. E não é por menos! Quem quer reduzir custos com marketing digital pode investir na otimização para mecanismos de busca como uma forma de atrair mais tráfego para o site.

É exatamente isso que a sigla significa: Search Engine Optimization. Esse conjunto de técnicas tem como objetivo ajudar uma página a alcançar os primeiros resultados de uma busca no Google. Assim, quando um cliente procurar o tipo de serviço que você oferece, as chances de que o seu site fique logo nas primeiras posições são maiores.

Como raramente as pessoas passam da primeira página de resultados, isso é extremamente importante. Logo, você deve investir em SEO para conquistar esse espaço.

As técnicas de SEO são bastante variadas e estão muito ligadas ao universo do inbound marketing. A inclusão de palavras-chave de forma natural no texto, a criação de títulos forte e melhora na legibilidade do conteúdo são alguns dos fatores mais importantes para que o Google classifique o seu site como relevante para o usuário.

Lembre-se de quanto mais otimizado for o seu site, melhor. Além de tudo, essa técnica também não precisa de investimento e pode conquistar o tão sonhado tráfego gratuito para a sua página!

 

Divulgue serviços em e-mail marketing

 

Que tal trocar os tradicionais flyers por um e-mail marketing? Além de reduzir os custos com impressão, essa ferramenta também economiza o tempo da sua equipe e divulga sua mensagem de forma eficiente.

Como reduzir custos com marketing digital

O e-mail marketing funciona como um banner virtual que carrega uma mensagem objetiva. Ele pode ser utilizado para divulgar o seu catálogo, comunicar informações importantes (como horário de atendimento) e/ou celebrar datas especiais. Sua versatilidade é um dos motivos pelos quais as empresas investem nessa ferramenta.

A periodicidade de envio do e-mail marketing depende das suas necessidades. Porém, é preciso ter em mente que o seu uso em excesso pode acabar atrapalhando a sua campanha. O ideal é que sejam enviadas no entre 1 e 3 mensagens na semana. Dessa forma, o cliente não se cansa do seu conteúdo e não classifica seu endereço eletrônico como spam.

Vale lembrar que o e-mail marketing também pode ajudar a reduzir custos com marketing digital no sentido de levar mais pessoas para o seu site sem precisar investir em anúncios pagos. Por isso, sempre inclua um link de redirecionamento na imagem!

 

Automatize o atendimento ao cliente

 

Você já pensou em reduzir os custos de uma central de atendimento? O modelo tradicional de telefone ainda é uma realidade presente em muitas empresas. Porém, organizações que estão sempre ligadas nas tendências do mercado já descobriram que é possível automatizar o atendimento e economizar.

As próprias redes sociais podem ser um bom canal de relacionamento. Os canais de comunicação privados, como o messenger e as direct messages do Instagram e do Twitter podem servir como uma forma de conversar com o cliente, tirando suas dúvidas e resolvendo problemas.

A criação de um chat bot no seu site também pode reduzir os gastos tanto com equipe quanto com as ligações. O atendimento automatizado agiliza o tempo da empresa e do cliente e pode ser considerado o futuro do relacionamento com o consumidor!

Com o tempo, a sua empresa vai se adequar a este tipo de atendimento e poderá tornar os procedimentos ainda melhores. Da mesma forma, os clientes vão se sentir amparados e saberão que existe o suporte contínuo caso eles precisem. E, como você provavelmente já sabe, esse sentimento de confiança faz toda a diferença na hora de escolher onde comprar produtos.

 

Use uma plataforma de automação de marketing

 

A automação de marketing é uma forma de ajudar a sua equipe a gastar menos tempo com atividades manuais. O ville Target é um software desenvolvido justamente com essa finalidade.

Em uma única plataforma, você consegue agendar posts nas redes sociais para garantir que a página não fique sem publicação, criar landing pages para capturar leads com o botão de arrastar e até mesmo enviar e-mail marketing em massa.

Além de garantir o envio, o software ainda mostra métricas como a taxa de abertura do e-mail para que você possa acompanhar o sucesso da campanha.

Por fim, vale citar que o ville Target também permite que você importe os seus leads. Então, é possível rastreá-los dentro do seu site e criar um sistema de pontuação para ajudar no desenvolvimento de estratégias segmentadas para públicos diferentes.

Tudo isso sem contar a integração com mais de 750 softwares, incluindo plataformas de atendimento ao cliente. Dessa forma, você concentra os seus esforços e pode reduzir custos com marketing digital.

Portanto, não deixe de considerar a plataforma de automação de marketing para alcançar as metas da sua empresa!

 

Saiba mais sobre o ville Target

 

Se você quer saber mais sobre o marketing digital, não deixe de conferir as outras publicações do nosso blog. O ville Target conta também com materiais gratuitos sobre os mais diversos temas, como por exemplo:

  • Inbound Marketing;
  • Instagram para Negócios;
  • Dicas de gestão de redes sociais;
  • Automação de marketing;
  • Captação e nutrição de leads e muito mais!

Então, se você quer se tornar um especialista e reduzir custos com marketing digital, você precisa conhecer o nosso site. Assim, você fica por dentro de tudo o que podemos fazer para ajudar a alavancar o sucesso da sua empresa.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigado e até a próxima!

 

automacao de marketing

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !