(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Por mais que existam muitas dicas para construir uma landing page de sucesso, elas não podem funcionar para determinadas empresas. Na verdade, a maneira mais eficiente para descobrir as melhores práticas de marketing digital para a SUA empresa está em utilizar testes A/B.

Caso você nunca tenha escutado falar em testes A/B, não se preocupe. Vamos tirar todas as suas dúvidas neste texto. Para deixar mais claro, trata-se da criação de duas versões diferentes para uma mesma campanha. Nisso, você divide sua base de contatos e/ou visitantes em dois grupos, de modo que o primeiro só acessará a versão A e o segundo grupo, a versão B.

Após um período, você analisa qual versão obteve um melhor desempenho diante de seu público-alvo. Enfim, utilizar testes A/B em suas ações de marketing digital ajuda a entender melhor quais são as preferências de seus clientes e, assim, a definir formatos e linguagens de seus conteúdos.

Por que os testes A/B funcionam

Um dos segredos da eficiência dos testes A/B está no envio simultâneo das duas versões de uma campanha. Como elas são disparadas ao mesmo tempo para o mesmo perfil de público, os indicadores mostram claramente a preferência de seus clientes.

Em suma, os testes A/B fazem com que você tome decisões mais acertadas, colocando um fim na política do achismo.

Utilizar testes A/B nas campanhas de email marketing

Vamos à prática. Você pode utilizar testes A/B em suas campanhas de email marketing. Para tanto, basta dividir a sua base de contatos em dois grandes grupos. Para o primeiro, você envia uma peça (versão A) mais colorida e com textos curtos, além de um título mais divertido.

Por sua vez, o outro grupo deve receber uma campanha de email marketing (versão B) que contenha mais textos que imagens e que o título seja mais sério. Depois de um período, é só analisar os indicadores.

Ao analisar os resultados, você percebe que a versão A apresentou uma taxa de abertura e de clique superior à da versão B. Na prática, isso significa que títulos mais divertidos atraem a atenção de seus contatos. Isso sem falar que eles se sentem mais inclinados a clicarem em links com imagens.

Utilizar testes A/B na criação de landing pages

Seguindo o mesmo raciocínio para o email marketing, você pode utilizar testes A/B na criação de landing pages. Você pode criar duas versões bem distintas de uma página de entrada, alterando os botões de call to action (chamada para ação).

Dependendo do seu objetivo, você avalia seus indicadores. Se você quer captar mais leads, veja qual versão obteve mais cadastros. Aí, você passa a adotar essa estratégia nas próximas campanhas.

Quando utilizar testes A/B

Embora seja uma ferramenta extremamente eficiente, os testes A/B não devem ser usados a torto e a direito. Por exemplo, o resultado de uma pesquisa de intenções de votos feita com apenas 100 pessoas não reflete o desejo de toda população brasileira, né?

Então, só vale a pena aplicar testes A/B em email marketing e landing pages quando você já possui uma base considerável de clientes. Do contrário, continue trabalhando para captar mais leads.

Quer utilizar testes A/B? Conte com a ajuda do ville Target

Como uma ferramenta de automação de marketing, o ville Target ajuda a otimizar seu trabalho. Ele segmenta toda a sua base de contatos e programa envios de email marketing. Isso sem falar que a ferramenta gera um relatório apresentando todos os dados.

O mesmo podemos falar da criação de landing pages. No ville Target, você pode criar duas páginas de entrada. Nisso, você dispara o link de uma delas para metade de seu público e o link da outra página para o restante de seus contatos. Aí, é só analisar os resultados.

Posts relacionados