(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Uma alternativa encontrada por empreendedores e produtores de conteúdo que desejam gerar lucro através do seu conhecimento é a venda cursos online. Logo, se você deseja saber como vender cursos online, continue lendo esse artigo e saiba dicas de como começar já seu negócio digital.

Hoje em dia há uma busca crescente por educação de qualidade e que também seja acessível. Com a vida corrida das grandes cidades e com o tempo cada vez mais restrito, as pessoas têm buscado se atualizar através de cursos online. O mesmo acontece com pessoas que vivem distantes dos grandes centros urbanos, mas querem investir na educação.

Por consequência disso, surgiu o ensino na modalidade à distância. Iniciou-se então, na internet, um mercado com uma infinidade de cursos para todos os bolsos e com conteúdos diferenciados, atraindo desde gente que mora nas capitais, como nos interiores.

 

 

Outrossim, estamos rodeados de informação por todos os lados. Conseguimos fazer compras, acessar redes sociais e conhecer o mundo usando apenas um computador ou qualquer outro dispositivo móvel.

Por isso, a venda de cursos online vem se tornando um mercado promissor para quem tem um conhecimento sobre determinado assunto, e deseja lucrar com isso.

Consequentemente, donos de instituições de ensino também podem se beneficiar com a venda de cursos a distância, que já é uma modalidade conhecida por muitos estudantes. Além das empresas, profissionais autônomos também podem investir nesse tipo de negócio digital, oferecendo cursos online e dessa forma, promovendo o aumento da sua renda.

Aprenda todas as dicas que daremos sobre como vender cursos online e dê o primeiro passo no seu negócio digital.

Cursos online: quem pode vender?

 

 

como vender cursos online

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância, cerca de 1,5 milhão de pessoas se matricularam em cursos online EAD. Essa informação revela a importância dos cursos online, uma vez que eles podem ser feitos de qualquer lugar.

Se você deseja se inserir nesse mercado, que pode ser lucrativo, é importante que você tenha um conhecimento para ser ofertado. Descubra sua área de atuação, seu nicho e aprenda a como vender cursos online em alguns passos.

Portanto, se você é um grande conhecedor de determinado assunto e tem o dom de transmitir seus conhecimentos para outras pessoas, seu curso online tem uma grande chance de dar certo.

Um profissional que saiba o que está fazendo aliado a técnicas de marketing digital que o ajudem a entender como vender cursos online é o segredo do sucesso.

Ou seja, qualquer um que abrace a missão de ensinar e consiga contribuir para o crescimento pessoal ou profissional de outras pessoas já podem ser considerados produtores de conteúdo.

Outrossim, se você é ótimo em convencer as pessoas e já conseguiu influenciar as pessoas de forma positiva, consegue lidar com investimentos, já está na frente de muitas pessoas.

Portanto, seja lá qual for o seu segmento, na internet você terá espaço para vender seu conteúdo para o seu cliente. Assim sendo, você poderá se beneficiar da revolução da indústria da educação, proporcionada pela tecnologia. Escolha uma área de atuação e as melhores estratégias de como vender cursos online.

Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em ser um empreendedor digital. Sendo assim, leia esse artigo, saiba como vender cursos online e as principais vantagens de investir nesse tipo de negócio.

Quais as vantagens?

 
 

Cursos online

 

Você se identificou com o perfil acima e querer saber como vender cursos online? Já pensou na possibilidade de trabalhar de onde quiser, produzindo vídeos com conteúdos próprios? Conheça algumas das vantagens que os cursos online proporcionam aos seus interessados.

 

Material com custo baixo

 

 

Um curso digital tem um custo de produção baixo por conta dos materiais físicos. Ele poderá ser produzido uma vez e distribuído e visualizado centenas de vezes.

Sendo assim, você pode aproveitar essa economia para investir em estratégias de marketing digital ou até em Ferramentas de automatização.

 

Flexibilidade

 

 

Ao se criar um negócio online, você pode definir o tempo que irá dispor para o seu negócio, mesmo que seja apenas uma renda extra.

 

Praticidade

 

 

Diferentemente dos cursos presenciais, os cursos online tem uma entrega mais simples e imediata ao comprador. Ou seja, logo após o pagamento ser confirmado, o aluno já pode ser acesso ao curso.

Essa facilidade foi permitida graças ao surgimento das plataformas que hospedam produtos digitais.

 

Lucro e alcance maior

 

 

Num emprego comum, seu lucro é medido pela hora de trabalho. Enquanto isso, os cursos online podem atingir um número grande de pessoas, e desta forma, seu lucro pode ser alto. Você transpõe a barreira do espaço e do tempo e pode fazer várias vendas ao mesmo tempo.

Percebe como vender cursos online pode ser algo altamente lucrativo? Então vamos as técnicas iniciais.

Como vender cursos online?

 
 

Negócio digital

 

Ao saber dos benefícios, fica mais fácil perceber se esse tipo de negócio é o ideal para o que você quer. Por isso, acreditamos que você precisará de mais informações sobre como vender cursos online.

Então, descubra abaixo quais são as etapas iniciais para quem deseja criar um curso online e não sabe como iniciar.

 

Escolha seu segmento e seu público

 

 

O primeiro passo que guiará o seu planejamento é escolher o seu segmento. Ele deve ter relação com seu nicho e na oportunidade de gerar lucro a partir dele.

Analise quais públicos podem se sentir atraídos pelo seu conteúdo para que assim você consiga ampliar as possibilidades de venda. Isso pode gerar resultados satisfatórios para seu curso online.

 

Quem é o seu público?

 

 

Após entender seu segmento, descubra qual o seu público alvo. Identifique aspectos como idade, sexo e dados demográficos. Descubra quais são os comportamentos deles, os objetivos e como seu produto pode resolver os problemas desse cliente.

 

Escolha seu formato

 

 

Qual o formato que você irá utilizar para vender seu curso online? São muitas as opções, entre eles, ebooks, videoaulas, audiobooks, podcasts entre outros. Cada um tem as suas particularidade, portanto, escolha o que melhor se adapta ao seu objetivo.

 

Escolha sua plataforma

 

 

Uma das principais dúvidas dos empreendedores é onde hospedar o curso online. Você precisará escolher a plataforma, se cadastrar e logo em seguida enviar seu produto. Após a aprovação, seu produto será disponibilizado na internet para a venda.

Observe as outras plataformas que permitem a criação de cursos online. Entre elas estão a Hotmart, EADbox, EADPlataforma e outras. Além disso, sites como Udacity, Udemy e Coursera são locais onde podem ser encontrados diversos tipos de cursos.

Quando você entende esses processos, consegue criar estratégias de marketing digital mais eficientes.

Pronto. Você já sabe seu público e sobre o que irá abordar em seu curso. Já escolheu seu formato e sua plataforma. Vamos agora às técnicas de marketing digital que te ajudarão a entender como vender cursos online, atraindo seu público?

 

Como atrair seu público?

 

 
 

cliente

 

Agora que você já sabe algumas regras iniciais de como vender cursos online, conheça técnicas de como atrair alunos. Elas são bem simples e podem ser aplicadas por qualquer pessoa.

 

Deixe claro os benefícios

 

 

Na internet, há uma infinidade de cursos, dos mais variados temas. No entanto, a motivação maior do aluno é o que ele conseguirá colocar em prática após realizar as aulas.

Ou seja, o que lhe renderá financeiramente ou qual o valor social que o curso poderá lhe proporcionar depois de finalizado. Um curso pode significar a diminuição do caminho entre ele e seu objetivo.

Assim sendo, a propaganda do curso precisa ser voltada ao benefício que o aluno conquistará ao fazê-lo. O mais comum, como dito anteriormente, é o benefício financeiro.

É importante trabalhar na comunicação do curso o que o aluno deixará de aprender caso não faça o curso.

 

Faça uso de provas sociais

 

 

É comum fechar uma compra tomando como base as experiências de amigos e até mesmo pessoas desconhecidas.

Por isso, duas situações podem funcionar como prova social para verificar a qualidade de cursos ofertados, como depoimentos de ex-alunos e a quantidade de pessoas inscritas e grau de satisfação.

 

Utilize o marketing digital

 

 
 

Marketing digital

 

Após hospedar seu curso numa plataforma, descubra maneiras de divulgá-lo para o seu público, utilizando estratégias do marketing digital. Primeiramente, tenha um site ou blog, com uma página de captura de leads (landing page).

Através dela, você terá o contato de alunos já existentes ou de alunos em potencial e poderá ter o contato deles. Outrossim, poderá trabalhar o e-mail marketing, enviando seu conteúdo através do e-mail descontos, ofertas, tanto para os alunos antigos quanto para os novos.

Além disso, trabalhe suas redes sociais como forma de otimizar seus resultados. Seja você um empreendedor ou uma instituição de educação. Tenha um conteúdo diferenciado e interessante, que atraia seu público alvo através de redes sociais como Facebook e Instagram.

Se for necessário, promova sua página e acompanhe as métricas e os resultados.

 

Seja um especialista

 

 

Produza artigos, e-Books, ferramentas e pequenas pílulas de aulas, mostrando para seu público que você entende do assunto no qual você está se propondo a ensinar. Isso pode significar que você é uma autoridade nesse segmento, além de gerar leads com o seu perfil.

 

Programas de indicação funcionam

 

 

Ofereça programas com descontos para alunos que indicam outros, ou para aqueles que se cadastram através da sua landing page. Essa é uma forma muito interessante de atrair alunos novos, e que tem funcionado.

 

Faça diferente da concorrência

 

 

Um dos maiores desafios de quem trabalha com a venda de cursos online é a concorrência. Existe uma infinidade de cursos do mesmo segmento, sendo ofertados por pessoas e empresas diferentes e se destacar da concorrência segue sendo uma tarefa não tão fácil.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados e se antever em relação ao que os outros poderão fazer. Por isso:

  • Analise seus cursos com cuidado

Mantenha um padrão de qualidade e melhore a experiência do seu usuário. Busque as falhas, peça feedback e melhore onde puder.

  • Cuide do design

Ter um bom design por fazer toda a diferença. Por isso, busque um que seja profissional e atraente aos olhos do seu cliente.

  • Tenha um formato responsivo

O mundo moderno tem exigido uma atualização constante. Isso vale também em relação ao acesso à educação através de dispositivos como tablets, smartphones e laptops.

Adapte seus cursos para que possam ser visualizados de qualquer dispositivo, seja ele um smartphone, tablet ou computador. Seus cursos online precisam ser responsivos e de fácil acesso.

É hora de criar seu curso

 

Agora que você já sabe como vender cursos online utilizando algumas técnicas do marketing digital, que tal colocá-las em prática?

 

 

O número de pessoas que buscam melhorar as suas habilidades e os seus conhecimentos é cada vez mais crescente. O mercado de cursos online tem tido uma grande procura e revela também uma nova forma de buscar conteúdo.

Por isso, para atingir seu público, foque nos benefícios que ele terá ao adquirir o seu curso. Não fale sobre ele, mas busque responder quais problemas do seu cliente serão solucionados e como ele poderá se beneficiar futuramente.

Mostre na sua página inicial, que é a primeira que seu cliente terá contato, informações que ele poderá se interessar. Incentive-o a querer saber mais, crie ofertas. Gere nele uma sensação de urgência para acelerar sua decisão em comprar seu curso.

Como dito ao longo do artigo, utilize seus ex-alunos como porta-vozes. Mostre as experiências positivas que eles tiveram e assim atraia mais alunos. Além disso, entenda como seu aluno se comportou durante o curso.

Caso precise de orientação, busque um profissional de marketing digital para te auxiliar a criar um curso online. Conheça também a Ville Target, que tem parceria com plataformas de gestão, e-commerce e outros softwares.

Através dela você poderá colocar em prática estratégias de marketing digital, capturar leads através de landing pages e ter disponível um serviço de automatização de e-mail marketing, para conseguir mais resultados em seus empreendimentos.

Além disso, o site da empresa tem disponibilizado materiais gratuitos sobre marketing digital que poderão ajudar a você que deseja aprender como vender cursos online a fazer um bom marketing de conteúdo e decolar com seu negócio digital.

 

automacao de marketing

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !