(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O whatsapp é considerado uma das ferramentas mais utilizadas pelos brasileiros. Existem muitos benefícios na sua utilização, um deles é a facilidade na comunicação. Ademais, muitas empresas vêm descobrindo como vender pelo Whatsapp e é sobre isso que falaremos neste artigo.

O marketing digital tem se expandido muito nos últimos tempos por conta dos avanços tecnológicos. Com ele, novas alternativas de venda estão surgindo. Portanto, a medida que uma ferramenta nova é inventada, o mercado precisa se atualizar na mesma velocidade.

A ferramenta do Whatsapp já está presente na maioria dos smartphones das pessoas. É provável que você já o utilize diariamente para se comunicar com seus amigos e familiares. Por isso, tanto pequenos empreendedores quanto grandes empresas podem se beneficiar ao descobrirem como vender pelo whatsapp.

Esse aplicativo também tem sido usado por empresas que encontraram nele mais um canal para fazer marketing e divulgar seus produtos e serviços. É cada vez mais comum ver empresas se comunicando com seus clientes por meio do Whatsapp. Isso permite com que as marcas aumentem assim sua rede de clientes e seus lucros.

Através do Whatsapp, é possível desenvolver campanhas e divulgá-las, além de promover serviços e produtos. Ele é apenas mais um meio de contato entre você e o cliente, por isso, é importante que tome alguns cuidados para não ser invasivo. Evite ao máximo que o cliente sinta-se invadido com a sua enxurrada de promoções, etc. Lembre-se sempre que menos, é mais, ok?

Portanto, procure sempre manter um relacionamento saudável com o seu cliente e mostrar o seu produto apenas quando solicitado por ele. Leia este artigo e entenda como vender pelo whatsapp pode ser uma ótima estratégia para sua empresa se destacar da concorrência e fazer diferente.

Quer vender pelo whatsapp? Conheça o Whatsapp business

Whatsapp business

Também conhecido como whatsapp business, o marketing pelo whatsapp já é uma realidade para muitas empresas. Desde o surgimento do Whatsapp em 2009, as pessoas encontraram nele uma ferramenta prática para trocar mensagens de texto e áudio, vídeos e fotos.

Ao longo do tempo, ele foi se aperfeiçoando e ganhando algumas características comuns às redes sociais. Por exemplo, hoje existe a possibilidade de compartilhar stories pelo aplicativo, assim como no Instagram e Facebook. 

Entendido como um fenômeno virtual, o Whatsapp faz parte da vida de cerca de 120 milhões de pessoas no Brasil. É grande a oferta de clientes e as marcas podem se utilizar desses números para justificar a criação de estratégias de como vender pelo whatsapp.

A partir daí, surgiram novas possibilidades, como:

  • Divulgação de serviços e produtos, tanto para clientes novos, quanto para os antigos;
  • Ser mais um canal de suporte para o consumidor;
  • Contato maior com os fornecedores;
  • Realização de transações comerciais.

O whatsapp business surgiu dessa necessidade de tornar a ferramenta mais comercial, para que as empresas possam utilizá-la com esse fim. Por isso é tão necessário que as empresas se atualizem e saibam como vender pelo Whatsapp

Essa ferramenta deve ser utilizada de uma forma diferente do que é normalmente usada por usuários comuns. Ou seja, é necessário todo um planejamento, para que as suas mensagens não sejam consideradas spam.

Se você quer aprender como vender pelo whatsapp, anote todas as dicas que daremos neste artigo. Elas podem ser cruciais para você conseguir aumentar os seus lucros e atrair novos clientes. Mas inicialmente, vamos te explicar algumas funcionalidades sobre o whatsapp para empresas, que te ajudarão a saber como vender pelo Whatsapp.

Funcionalidades do whatsapp business que você deve conhecer

Como vender pelo whatsapp, descubra nossas super dicas

Você quer descobrir como vender pelo Whatsapp? É importante que conheça, inicialmente, algumas funcionalidades que podem passar despercebidos.

Perfil empresarial

Você pode começar adicionando um perfil empresarial no Whatsapp da sua empresa. As principais informações solicitadas são:

  • Site;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Segmento;
  • Funcionamento.

A partir daqui você estará apto a usar o whatsapp business e a criar estratégias de como vender pelo Whatsapp. Esse processo serve para que quando as pessoas busquem sua empresa, a encontre mais facilmente, assim como nas redes sociais. Por isso, preencha tudo corretamente.

Tags

Outra funcionalidade que te ajudará a entender como vender pelo whatsapp é organizar os seus contatos por categoria. Você poderá marcar cada um como “pago”, “pagamento pendente”, etc. 

Além disso, terá a possibilidade de criar etiquetas que te ajudarão a categorizar as conversas. Isso é algo interno, portanto, seu cliente não saberá em qual categoria ele está inserido.

Mensagens rápidas

Você sabia que é possível acessar o seu whatsapp empresarial tanto do celular da empresa, quanto de um navegador web? 

Suas vendas podem ser realizadas de forma rápida e dinâmica, utilizando as duas formas de acesso. Outrossim, é possível programar uma mensagem automática para ser enviada aos seus clientes, enquanto estiver ausente ou fora do seu horário de funcionamento.

Métricas

Ter controle sobre suas métricas de alcance, engajamento, etc, faz toda a diferença nas suas vendas pelo Whatsapp. Dessa forma, você conseguirá avaliar a performance da sua estratégia, e conseguirá melhorar o que não estiver funcionando.

No whatsapp business, é possível ver quem recebeu a sua mensagem, bem como quem as leu. Faça o monitoramento dessas métricas com o objetivo de melhorar a sua estratégia.

Principais vantagens de vender pelo Whatsapp

Como vender pelo whatsapp

Digamos que você já começou a entender como vender pelo whatsapp pode ser algo muito benéfico para sua empresa. Vamos entender as vantagens para depois partimos para a prática?

Velocidade

A primeira vantagem encontrada está na velocidade. É bom para você anunciar seus produtos e serviços e bom para o usuário que terá um espaço para entrar em contato com você. O marketing pelo whatsapp foi uma das melhores coisas que inventaram nesse sentido, pois as negociações ocorrem em tempo real e são facilmente realizáveis.

Saiba que no whatsapp a entrega é garantida, uma vez que as pessoas estão quase sempre online conversando com alguém. Uma hora elas saberão que existem uma mensagem sua esperando por elas lá.

Comodidade

No whatsapp, é seu cliente quem ditará as regras. Ou seja, ele ficará à vontade para responder na hora que quiser, ou de entrar em contato com você para solucionar alguma dúvida ou realizar uma compra.

Isso é ótimo, pois ele somente irá visualizar e responder a sua mensagem quando bem entender, e os telefonemas não serão mais problema.

Ademais, só o fato de poder comprar pelo whatsapp, já diz muito sobre o benefício do whatsapp business, não é mesmo?

Familiaridade

O whatsapp é acessível a todos, de todas as idades. Ou seja, essa é uma tendência que vem crescendo fortemente durante o tempo. Por isso é tão importante aprender a como vender pelo whatsapp.

Como começar a usar o whatsapp para vender?

Marketing

Agora que você já sabe a importância das vendas pelo whatsapp, chegamos ao tópico em que você aprenderá como vender pelo whatsapp.

Inicialmente, tenha em mente que é necessário ter um bom planejamento de vendas para que suas ações tenham frutos positivos. Por isso, conte com a ajuda de uma equipe de marketing digital que te ajude nisso. Outrossim, se for preciso, contrate um profissional de marketing ou uma agência.

Mas lembrando que essa é uma solução de baixo custo, que você mesmo pode começar a fazer na sua empresa. Basta ler este artigo novamente e acessar os conteúdos sobre marketing digital disponibilizados no blog da Ville Target, empresa de automação de marketing digital que veio para potencializar seus negócios.

Através dela, você poderá automatizar o seu negócio e otimizar as suas vendas, desenvolvendo estratégias de e-mail marketing, redes sociais e geração de relatórios e métricas das suas ações como um todo.

Mas agora, vamos saber os principais pontos para saber como vender pelo whatsapp?

Personalize suas mensagens

Evite ao máximo enviar a mesma mensagem para todas as pessoas. Não mande correntes, nem textos enormes, que possam chatear o seu cliente. Procure ser pessoal e enviar mensagens que sejam personalizadas, com conteúdos que interessem ao seu clientes.

Evite também as famosas listas de transmissão, a menos que o assunto seja do interesse comum a todos.

Ademais, seja profissional do início ao fim, respeitando o tempo e o espaço do seu cliente, promovendo uma relação de cordialidade.

Evite abusar nas propagandas

Outra dica crucial de como vender pelo whatsapp é não enviar propagandas demasiadamente para o seu cliente. Não seja de forma alguma grosseiro ou invasivo. 

Esse é um dos motivos pelo qual muitas pessoas bloqueiam números das empresas que enviam mensagens demais aos seus clientes.

Elabore uma estratégia em vários canais

O whatsapp é ótimo para fazer boas vendas e negócios frutíferos. No entanto, mantenha um relacionamento com seu cliente e seja prestativo. Além de vender, você deve dar um suporte ao seu cliente, toda as vezes que ele tiver dúvida sobre seu produto ou serviço.

Ou seja, não seja somente um canal para vender, mas procure ouvir principalmente os feedbacks que podem vir por meio dessa plataforma.

Tenha um planejamento estratégico

Essa é uma dica não só de como vender pelo whatsapp, mas para qualquer ação de marketing que você for colocar em prática. Sempre crie um planejamento com as suas estratégias e ações. 

Estabeleça os conteúdos que deseja enviar, se serão fotos, vídeos, textos, etc. Ademais, estabeleça também um horário para esse envio e em que situação essas mensagens serão enviadas.

Como será a sua comunicação?

Qual será a principal mensagem enviada quando seus clientes te mandarem uma mensagem? É muito importante que eles não fiquem esperando durante muito tempo.

Por isso, crie mensagens automáticas e não esqueça de estar sempre próximo a uma rede wi-fi, para que o cliente não se sinta ignorado.

Ademais, utilize o whatsapp web sempre que possível, pois a comunicação pode ser mais rápida, além de dar velocidade aos diálogos.

Conecte-se com seu cliente

Com certeza você já recebeu aquela mensagem indesejada pelo whatsapp. Assim como no e-mail as mensagens suspeitas ou indesejadas caem na caixa de spam, no whatsapp pode ocorrer o mesmo.

Por isso, ao saber como vender pelo whatsapp web, você conseguirá se prevenir em relação a isso e não prejudicar a sua reputação. Se o objetivo é gerar leads, não faz sentido gerar uma rede de pessoas que te bloqueiam, não é?

Por isso, o recomendável é que você se conecte com seu cliente já existente. Esses tendem a te dar mais permissão para enviar mensagens com promoções, etc, do que os novos clientes.

Dê ao cliente a opção de ser atendido pelo whatsapp

Seguindo o tópico anterior, o atendimento pelo whatsapp é uma opção que seu cliente pode recusar ou não. Apesar de ser um canal rápido e fácil para promover campanhas e tirar dúvidas, muitas pessoas preferem não receber mensagens pelo whatsapp.

Alguns ainda preferem fazer ligações para o SAC da sua empresa e conversar diretamente com um atendente. Por isso, cheque antes de enviar alguma mensagem se seu cliente está realmente interessado em você.

Comece a vender pelo whatsapp

Se seu cliente permitiu a venda pelo whatsapp, mãos à obra. Tenha um catálogo em mãos, que pode ser um documento no PDF ou até mesmo landing pages bem construídas, com os seus produtos e serviços.

Após, ofereça a ele a chance de visualizar os produtos e de fechar pelo whatsapp mesmo. Essa é uma facilidade tão grande, que muitas pessoas podem se sentir interessadas por seu produto.

Ademais, disponibilize as formas de pagamento e envie o código de rastreamento, assim que tiver enviado o produto.

Como anda o seu pós-venda?

Agora que você já concluiu sua venda, sua comunicação com o cliente para por aqui, certo? Errado. O pós venda é uma das partes mais importantes do processo de venda. Se o cliente tem uma experiência positiva com o seu atendimento, as chances dele te indicar para amigos e familiares é muito grande.

Por isso, deixe o whatsapp como um espaço aberto para receber follow up, envie pesquisas de satisfação e saiba a opinião dele. Ademais, busque sempre estar em contato com esse cliente, que pode ser o chamariz para outros clientes em potencial.

Isso ajuda a fortalecer sua relação com seu consumidor e a fidelizar esses e outros clientes. Por isso, aprender a como vender pelo whatsapp é fundamental para sua empresa decolar e ter muitos lucros.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !