27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Não faltam motivos para investir em SEO (Search Engine Optimization). Ao fazer esse trabalho, o seu site fica em evidência nos resultados dos motores de busca – o que não é pouca coisa!

De acordo com a Chitika publicidade online, a página que consegue aparecer no topo da página de resultados do Google e do Bing recebe 33% do tráfego. Os outros sites da primeira página levam em torno de 18% dos usuários. A partir daí, a tendência é de queda.

Em linhas gerais, trabalhar a otimização de seu site tem como objetivo colocar o seu site em destaque nos resultados de busca, sem precisar recorrer ao investimento em mídia paga. É possível que você já tenha escutado o termo SEO várias vezes, mas não sabe ao certo do que se trata.

Pois bem, aqui vamos explicar o que significa SEO. Basicamente, é um conjunto de boas práticas que faz com que o Google reconheça o seu site como relevante. Ao classificar dessa maneira, o mecanismo de busca apresenta a sua página na web para os usuários que pesquisarem sobre algum assunto relacionado ao seu conteúdo.

Entre as boas práticas, podemos destacar o uso adequado de palavras-chave (os termos que seu público-alvo digita no Google), o desenho de um site responsivo, o carregamento rápido das páginas, além, é claro, da produção de conteúdo relevante.

Já deu para entender um pouco da importância desse trabalho, certo? Agora, confira cinco motivos para investir em SEO o quanto antes:

1) Relação custo-benefício

O único investimento necessário a ser feito com o SEO é o investimento em tempo para a produção de conteúdo otimizado, além de seguir as regras que o Google exige para indexar a página.

É importante ressaltar que o resultado vem de médio a longo prazo, mas é duradouro e consistente. No começo, dependendo da sua estratégia, um caminho para ganhar visibilidade rápido está em investir em campanhas de link patrocinado. Mas só vale a pena se você não estiver com o orçamento apertado.

2) Foco no público-alvo

Ao otimizar seu site para palavras-chave ligadas ao seu negócio, as chances de impactar seu público-alvo aumentam consideravelmente. Isso porque o acesso acaba sendo feito por usuários que fazem uma pesquisa utilizando termos bem específicos.

Assim, você fica em evidência para pessoas que estão realmente interessados em seus produtos ou serviços e, por consequência, mais propensas a comprar com você.

3) Agrega valor

De quebra, trabalhar com SEO agrega valor à imagem da sua marca. É comum os clientes enxergarem maior confiança nos sites que encabeçam os resultados de buscas orgânicas. Dessa forma, sua marca se fortalece também pela visibilidade e seu conteúdo ganha ainda mais relevância.

E por falar em conteúdo relevante, é bom você investir também em um blog, além do site institucional ou da loja virtual. Nesses canais, é possível aplicar estratégias de inbound marketing – desenvolvimento de conteúdos relacionados aos produtos, serviços, benefícios e dicas de sua área de atuação.

4) Oferecer o que os clientes procuram

De acordo com pesquisa da Connected Life, 88% dos brasileiros pesquisam online antes de fazerem uma compra ou fecharem um negócio. Essa pesquisa não se limita apenas ao melhor preço, mas eles também querem entender os benefícios de determinados produtos ou serviços para tomar a decisão mais assertiva.

Dentro desse contexto, o SEO lhe dá a oportunidade de oferecer o que os clientes procuram. Assim, é possível garantir alguns pontos com clientes em potenciais antes mesmo de fechar uma compra. Para não perder o tráfego que chegar ao seu site, é fundamental fazer o trabalho de captação de lead.

Na prática, isso significa pegar algum contato, um e-mail do usuário que demonstrou interesse em seus produtos ou serviços. Aqui, uma sugestão: utilize a ferramenta de automação de marketing ville Target para criar campos personalizados de cadastro de usuários. A ferramenta é gratuita!

5) Mensuração dos resultados

Em relação a outros canais, a mídia digital oferece melhores condições de mensurar os resultados de nossas ações. E é justamente aqui que está mais um dos motivos para investir em SEO.

Como no uso de qualquer estratégia em campanhas de marketing, é preciso saber o que está dando certo e o que não está trazendo o retorno esperado. Você pode, por exemplo, monitorar a principal origem de seus maiores acessos, qual conteúdo é mais acessado e a quantidade de conversões feitas através da página otimizada.

Se o seu concorrente utiliza estratégias como o SEO e você não, fique sabendo que ele está muitos passos à sua frente.

automacao de marketing

Posts relacionados