27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Vamos combinar: o melhor momento para realizar o planejamento de marketing digital da sua empresa é agora nesse começo de ano. E uma das etapas mais importantes desse processo está em identificar as principais datas comemorativas do primeiro semestre.

Dessa forma, você se antecipa em relação aos seus concorrentes e já começa a criar diversas estratégias de marketing para engajar seu público-alvo nessas datas especiais. Você também pode (e deve) negociar com seus fornecedores com antecedência para conseguir oferecer descontos nos seus produtos.

Por fim, programar-se para as principais datas comemorativas do primeiro semestre faz com que você ganhe visibilidade e, por consequência, atraia novos clientes para a sua empresa. Isso sem mencionar que não se posicionar, por exemplo, no Dia das Mães, além de um vexame, passa a impressão que a sua empresa está por fora da realidade, né?

Por que ficar atento às datas comemorativas do primeiro semestre

Por mais que o Natal e a Black Friday sejam as principais datas do varejo, é muito importante ficar de olho nas datas comemorativas do primeiro semestre. Elas também movimentam bastante dinheiro, além de serem uma ótima oportunidade para dar visibilidade para os seus produtos ou serviços.

Para ajudá-lo no seu planejamento, o ville Target listou as principais datas comemorativas do primeiro semestre do ano. Confira:

Dia Mundial do Consumidor (15 de março)

Desde de 1983, lojas do mundo inteiro criam promoções para comemorar o Dia Mundial do Consumidor. No Brasil, entretanto, a data começou a pegar há mais ou menos de 5 anos, principalmente por conta da consolidação do e-commerce.

datas comemorativas do primeiro semestre dia do consumidor

Para se ter ideia, a consultoria Ebit calcula que o comércio eletrônico tenha movimentado 265 milhões de reais no Dia do Consumidor em 2017. Tudo isso considerando apenas um único dia, hein!

Desse modo, vale a pena aproveitar os benefícios do email marketing e disparar diversas campanhas antes da data para preparar seus clientes para o dia de descontos.

Dia das Mães (segundo domingo de maio)

Comemorado sempre no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é a principal data comemorativa do primeiro semestre para o varejo. Não é por menos. Só o comércio eletrônico faturou mais de 1,9 bilhão de reais no Dia das Mães de 2017, segundo levantamento do Ebit.

datas comemorativas do primeiro semestre dia das mães

Mesmo que você não venda produtos pela internet, é de bom tom lembrar da data nos canais digitais. Afinal de contas, com certeza há mães entre os seus clientes.

Que tal já criar uma peça especial para o Dia das Mães para publicar em suas redes sociais? Aí, você utiliza o recurso de agendamento de posts nas redes sociais do ville Target e nem precisa entrar nas suas contas em pleno domingo.

Dia dos Namorados (12 de junho)

Mais uma das principais datas comemorativas do primeiro semestre, o Dia dos Namorados é um ótima oportunidade para você aumentar suas vendas. Isso porque nenhum casal apaixonado deixa de se presentear no dia, não é verdade?

datas comemorativas do primeiro semestre dia dos namorados

Para se ter ideia, as vendas no comércio eletrônico movimentaram 1,71 bilhão de reais no Dia dos Namorados de 2017. Tratou-se de um avanço de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo que o dia seja dos namorados, você ainda pode brincar com a situação e desenvolver ações para engajar seus clientes solteiros. Aqui, é preciso pensar fora da caixa para criar esse tipo de estratégia de marketing. Por isso, é bom começar a planejar suas ações com antecedência!

Além das principais datas comemorativas do primeiro semestre

Logo no começo do ano, você já tem bastante trabalho para fazer, né? Se fazer todo planejamento estratégico da sua empresa já dá um trabalhão, a situação piora quando você precisa gastar tempo executando tarefas operacionais. Por isso, o ideal é você contar, desde já, com uma plataforma de automação de marketing.

Dentro desse cenário, o ville Target possui ótimos planos que atendem às necessidades e cabem no orçamento da sua empresa, além de permitir utilizar a automação de marketing para o seu e-commerce.

Quanto aos recursos, é possível criar landing pages para captar clientes, agendar posts nas maiores redes sociais, programar disparos de campanhas de email marketing personalizadas de acordo com o momento de cada cliente, entre outros.

Agora que você já sabe quais são as principais datas comemorativas do primeiro semestre, não há mais desculpas para ficar de fora, né? Sucesso!

Posts relacionados