27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Há mais de duas décadas, ter (e manter) um site empresarial no ar era privilégio para poucos bolsos. Por conta das ferramentas web gratuitas, o cenário mudou completamente: de micros e pequenas empresas até multinacionais, (praticamente) todo mundo marca presença online.

Hoje em dia, estar presente no mundo digital é algo indispensável. Isso porque já são mais de 102 milhões de brasileiros com acesso à internet no Brasil, segundo dados do IBGE. Mais do que isso, as pessoas usam a internet para se informar e, assim, tomar decisões de compra. De acordo com levantamento do SPC Brasil, 47% do consumidores que só compram em lojas física iniciam o processo pesquisando preços e benefícios na internet.

Diante desse cenário, investir em marketing digital significa dar mais visibilidade à sua empresa e, por consequência, impulsionar suas vendas. E não precisa separar muito dinheiro para isso. Afinal, não faltam ferramentas web gratuitas para te ajudar. Neste texto, vamos apresentar cinco que você pode começar a usar agora mesmo. Confira:

Google Meu Negócio

Qual empresa não sonha em aparecer no Google? Além de trabalhar estratégias de SEO para essa finalidade, existe uma outra maneira de ter destaque na página de resultados. Aqui, estamos falando do Google Meu Negócio.

A plataforma gratuita permite que você edite as informações que aparecem sobre a sua empresa. Então, quando um usuário digitar o nome da sua empresa no Google, além de aparecer os links do seu site e das suas redes sociais, um box será exibido na lateral da página. Nele, você pode destacar imagens da sua empresa, inserir endereço, telefone e horário de atendimento e, de quebra, abrir espaço para avaliação dos clientes.

ferramentas web gratuitas

Quanto mais informações você colocar no box, melhor. Segundo o próprio Google, as empresas que incluem imagens no box recebem 35% mais de cliques no link de seu site.

Para fazer o cadastro, basta acessar a página do Google Meu Negócio e preencher os campos vazios com as informações de sua empresa. Pronto, em poucos minutos sua empresa já estará no Google Meu Negócio. Aí, é importante você explorar os relatórios fornecidos pela ferramenta para avaliar o que pode ser melhorado.

Freepik

Já diz o ditado popular: uma imagem vale mais que mil palavras, né? Qualquer conteúdo que você produzir – desde uma simples peça de email marketing e um post em blog até um ebook – precisa ter imagens de ilustração. Elas ajudam a chamar (e a prender) a atenção de seu público-alvo. Mais do que isso, elas também influencia no SEO.

ferramentas web gratuitas

Mas como reunir muitas imagens? Simples: basta recorrer a um banco de imagens gratuito, como o Freepik. Embora seja em inglês, você pode digitar os termos em português no campo de busca para encontrar a imagem perfeita para seus conteúdos. Há milhares de imagens lá, aproveite!

Canva

Agora, não basta baixar os arquivos de um banco de imagens gratuito e usá-los a torto e a direito. Como muitas empresas também utilizam as mesmas imagens, é importante que você as edite: mudando o tamanho e até, se possível, inserindo o logo da sua empresa. Isso ajuda a criar uma identidade visual da sua marca.

ferramentas web gratuitas

Aqui, vai uma sugestão: a ferramenta gratuita Canva é ótima para a edição de imagens e fotos online. De forma intuitiva, é possível criar logos, editar imagens, criar apresentações e muito mais. Não é por menos que já são mais de 10 milhões de usuários cadastrados na plataforma.

Trello

Mais uma das ferramentas web gratuitas, o Trello é um gerenciador de projetos/tarefas. Ele organiza todas as atividades em quadros de modo que fique fácil para o usuário visualizar em qual etapa do processo um projeto se encontra.

A partir do Trello, você consegue dividir suas atividades em “Email marketing”, Captação de leads” “Produção de conteúdo” e “Redes sociais”, por exemplo. A plataforma é muito útil se você trabalha em equipe, uma vez que é possível atribuir funções para cada profissional. O Trello está disponível para Android e iOS gratuitamente, além de ser possível acessá-lo pela web.

Ville Target

Sabendo que você executa muitas ações de marketing digital, o ville Target surge como uma alternativa para automatizar essas tarefas. Dessa forma, você otimiza seu tempo e enxuga seus custos operacionais.

Com essa ferramenta, você consegue criar landing pages e campos de cadastro personalizados para captação de leads de forma bem fácil, graças ao recurso de arrastar-e-soltar.

ferramentas web gratuitas

Para suas campanhas de email marketing, a plataforma disponibiliza templates prontos para você editar. Isso sem falar que ela programa e dispara os emails para toda a sua base de clientes de uma só vez. Cadastre-se em sua versão gratuita e tenha acesso a todas essas funcionalidades.

Enfim, são muitas ferramentas web gratuitas que vão impulsionar seus negócios. Faça bom uso delas e boa sorte!

Posts relacionados