(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Engana-se quem pensa que os objetivos do marketing digital se resumem a dar visibilidade a produtos ou serviços para aumentar suas vendas. Além disso, é preciso criar estratégias de marketing para engajar seu público-alvo.

Parece surreal, mas criar ações que impactem positivamente e fortaleçam o relacionamento com seus potenciais clientes pode ser mais importante do que fazer estratégias somente para “vender, vender e vender”. Isso porque a venda pela venda não cria nenhuma identidade entre a sua empresa e os clientes. Trata-se de uma tática que tem resultados a curto prazo, mas que não se sustentam.

E tem mais. Quando sua ação de venda atinge uma pessoa que ainda não está preparada para comprar seu produto ou serviço, seu esforço é em vão, uma vez que a sua marca não ficará na cabeça dessa pessoa por muito tempo. Ou seja, quando ela estiver pronta para a compra, ela não lembrará da sua empresa.

Por sua vez, estratégias de marketing para engajar seu público-alvo trazem resultados muito mais consistentes que perduram ao longo do tempo. Mesmo que as pessoas impactadas não estejam propensas a compra naquele momento, elas passam a enxergar sua empresa com bons olhos. Isso pode gerar uma venda lá na frente.

Passo a passo para criar estratégias de marketing para engajar seu público-alvo

Quem é seu público-alvo?

Antes de criar estratégias de marketing para engajar seus potenciais clientes, você deve conhecer muito bem quem são eles. Isso não se resume a saber a faixa etária e o sexo deles. É preciso ir muito além dessas informações superficiais, é preciso criar a buyer persona da sua empresa.

estratégias de marketing para engajar quem é o público-alvo

Aqui, é fundamental entender quais são os interesses dessas pessoas, que fazem ela realmente parar para ler sua mensagem e, quem sabe, compartilhá-la. Por exemplo, o público mais jovem gosta de empresas que têm uma causa. De acordo com a Pesquisa Global da Masdar com a Geração Z sobre Sustentabilidade de 2016, 46% dos jovens preferem gastar dinheiro em produtos e serviços de empresas que abraçam a causa da sustentabilidade.

Se esse for seu público, uma sugestão está em criar ações voltadas a causas ambientais. Assim, você consegue engajá-lo num primeiro momento, fortalecer o relacionamento. A consequência tende a ser de mais vendas no futuro.

Onde está seu público-alvo?

Além de conhecer quais são os interesses do seu público-alvo, é importante entender como ele se comporta na internet. Na prática, isso significa saber quais são as redes sociais que eles mais utilizam no dia a dia e qual é a relação deles com email marketing.

Mapeando mais ou menos a rotina de navegação de seu público-alvo, fica mais fácil criar estratégias de marketing para engajar. Assim, você sabe o momento e o local exato de impactá-los.

Crie conteúdo exclusivo e relevante

Produzir conteúdos mais do mesmo em seu blog é perda de tempo. É importante oferecer algo exclusivo que nenhum outro site entregou. Para tanto, você precisa se aprofundar bastante no assunto, consultando diversas pesquisas e reunindo os principais dados.

Isso faz com que os leitores voltem mais vezes para o seu blog para ver a próxima novidade. Além disso, eles podem compartilhar seu conteúdo se entenderem que ele é relevante, fazendo com que sua marca atinja mais e mais pessoas.

Para saber se sua estratégia de Inbound Marketing está funcionando, você precisa monitorar alguns indicadores. As páginas mais visitadas do seu site e o tempo médio que os usuários ficam nelas são algumas das informações fornecidas pelo Google Analytics.

Um formato de conteúdo que tem obtido bons resultados significa que ele pode ser uma das estratégias de marketing para engajar seu público-alvo. Portanto, invista mais nele. O raciocínio é mesmo na situação inversa: quando algumas páginas estratégicas não estão recebendo muitos acessos, procure fazer modificações. Que tal inserir um conteúdo em vídeo na página?

Diversificar é importante!

Quando falamos em investimentos, os especialistas recomendam não colocar todos os ovos na mesma cesta. Trazendo esse raciocínio para o marketing digital, você deve criar diferentes formatos de conteúdo e se comunicar em diferentes canais.

estratégias de marketing para engajar diversificar conteúdos

Além de criar textos em seu blog, procure oferecer algo mais visual, como um infográfico, e mais profundo, como um ebook. Para que os usuários tenham acesso a esses materiais especiais, você pode (e deve) solicitar o email deles. Assim, você consegue captar leads que podem ser trabalhados lá na frente.

Ganhe tempo com uma ferramenta de automação de marketing

Após esse longo trabalho de conhecer seu público-alvo e de criar estratégias de marketing para engajar, está na hora de dar um descanso para você. Aqui, entra em cena a automação de marketing.

Basicamente, trata-se de um software que torna automático muitos processos repetitivos, como o envio de agradecimento para um lead que acabou de se cadastrar na sua base de contatos.

Quer uma sugestão? O ville Target é a primeira plataforma gratuita de automação de marketing do Brasil.

Nela, você cria, em poucos minutos, landing pages para a captação de leads e ainda programa o envio de campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos. De quebra, é possível analisar os resultados, como a taxa de abertura, clique e conversão dos emails e o número de leads gerados.

estratégias de marketing para engajar ville Target

Mas não é só isso não. A ferramenta ainda permite realizar o agendamento de posts nas redes sociais. Bastam poucos minutos para manter seus perfis no Facebook, Instagram e Twitter atualizados durante todo o mês.

Por fim, o ville Target tem o recurso de Lead Tracking. Com ele, você acompanha todos os movimentos dos visitantes do seu site. Então, você sabe exatamente quais páginas determinado usuário visitou durante a sua navegação.

Caso ele tenha consumido conteúdos sobre um produto específico, você pode enviar um email com uma oferta do produto em questão. É quase um tiro certeiro.

Em suma, uma ferramenta de automação de marketing faz com que você se preocupe apenas com a parte estratégica, dispensando o esforço operacional. Vale a pena apostar: cadastre-se agora mesmo e impulsione suas ações de marketing!

Posts relacionados