(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Para saber se a sua estratégia deu certo, é preciso ficar de olho nos indicadores de marketing digital. E as informações fornecidas pelo Google Analytics se tornam indispensáveis dentro desse processo.

De modo geral, a poderosa ferramenta do Google consegue monitorar todo o tráfego do seu site. Ela indica, entre outros dados, quantos usuários acessaram seu site e como eles se comportam lá dentro. Enfim, são informações suficientes para você entender como é a experiência dos usuários no seu site ou blog.

Quer mais? A ferramenta é totalmente gratuita. Para integrá-la a seu site, basta ter uma conta no Google. Ao se inscrever no Google Analytics, você fornece informações básicas sobre o site que deseja monitorar.

Depois, você recebe um código de acompanhamento que deverá ser inserido no seu site. Inclusive, as Landing Pages criadas no ville Target, permite a inserção do código do Google. Pronto, em pouco tempo será possível acompanhar as principais informações fornecidas pelo Google Analytics.

Visão geral do público

Na seção “Público” > “Visão Geral”, a ferramenta gera um relatório apontando o número de usuários únicos que visitaram o seu site em determinado período. É possível, aliás, fazer comparações do número de visitantes de um mês em relação ao mês anterior. O relatório ainda detalha quais usuários entraram pela primeira vez no site e quais estão retornando.

informações fornecidas pelo Google Analytics público

Outro dado importante fornecido pela plataforma é o tempo médio de navegação no seu site. Quanto maior, melhor. Isso significa que os conteúdos são relevantes para os visitantes.

A taxa de rejeição também indica a experiência dos usuários. Nesse caso, quanto menor, melhor. Por exemplo, se 10 usuários entraram no seu site e 8 acessaram mais de uma página, significa que a taxa de rejeição é de apenas 20%. Para diminuir, é importante criar backlinks de qualidade.

Informações demográficas dos visitantes

Conhecer o público-alvo e persona da sua empresa é o primeiro passo para desenvolver sua estratégia de marketing digital. Entre tantos dados que você precisa coletar, está o demográfico.

Nisso, a ferramenta do Google fornece informações demográficas sobre os visitantes, como idade, sexo, idioma e localização.

Tráfego de origem

Para conseguir sucesso com o seu blog, é muito importante divulgar seus posts em diversos canais. Isso inclui disparar email marketing para sua base de clientes e fazer uma série de posts nas redes sociais. Além, é claro, de investir em SEO.

informações fornecidas pelo Google Analytics origem

Agora, você precisa saber quais ações estão dando mais resultados, né? E é exatamente isso que a ferramenta fornece. O tráfego de origem aponta por onde os usuários encontraram o seu site: redes sociais, email marketing, busca orgânica, links patrocinados ou acesso direto.

Páginas de destino

Mais uma das informações fornecidas pelo Google Analytics é o número de visualizações por página, bem como o tempo dedicado a cada uma. Essas métricas ajudam a entender quais são os conteúdos que mais chamam a atenção de seu público-alvo.

É possível, ainda, medir a conversão nelas. Se você trabalha com e-commerce, esse detalhe é indispensável. Uma página de produto com pouca conversão pode ser explicada pelo mau uso de Call to Action (CTA), por exemplo.

Além das informações fornecidas pelo Google Analytics

Como deu para perceber, o Google Analytcs é uma ferramenta indispensável no seu dia a dia. Ter essas informações em mãos permite criar uma estratégia de marketing muito mais assertiva para sua empresa.

E para colocar todas as ações em prática você precisa recorrer a uma outra ferramenta. Aqui, estamos falando de uma plataforma de automação de marketing. De modo geral, ela faz com que você ganhe tempo para pensar em estratégias ao deixar processos operacionais automáticos.

O ville Target, por exemplo, permite segmentar suas listas de contatos, disparar campanhas de email marketing e fazer o agendamento de posts nas redes sociais. Nada mau, né?

Posts relacionados