(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Que o ville Target segmenta sua lista de contatos e dispara suas campanhas de email marketing você já deve saber, certo? Mas essas são apenas tarefas iniciais; seu trabalho está longe de terminar aqui. Sabendo disso, o ville Target fornece diversas métricas de email marketing para você analisar e descobrir se suas ações estão ou não surtindo o efeito esperado.

Aliás, uma das melhores técnicas para definir o formato e a linguagem de suas peças de email está em realizar testes A/B. De forma resumida, você cria duas versões diferentes de uma mesma campanha. Aí, basta enviar cada uma delas para dois grupos distintos. Na sequência, é preciso avaliar os indicadores para concluir qual obteve o melhor desempenho.

Por isso, é fundamental saber quais são as métricas de email marketing fornecidas pelo ville Target e, principalmente, como analisá-las. É isso que veremos a seguir.

Inscrições e descadastramento

Quando você cria uma landing page com campos de cadastros, espera-se que os visitantes preencham seus contatos para receber suas campanhas de email marketing. Nisso, logo em seu painel principal, o ville Target mostra o número total de pessoas inscritas em suas listas.

métricas de email marketing inscritos e descadastrados

Como você pode ver na imagem acima, a ferramenta também apresenta o número de pessoas que fizeram o descadastramento. Por norma, a Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD) exige que sua peça de email tenha um link que permite o usuário se descadastrar da sua lista de envio. Fique tranquilo que para construir ou importar seu template na nossa ferramenta é muito simples.

Emails entregues e falhados

Imagine que você tenha 200 usuários inscritos na sua base de contatos. Ao mandar uma campanha promocional para eles, espera-se que todos a recebam, né? Infelizmente, existe a possibilidade de ocorrer falhas durante o envio.

métricas de email marketing gerais

Por isso, umas das métricas de email marketing fornecidas pelo ville Target é justamente a quantidade de emails entregues e falhados a cada campanha. Vale destacar que a nossa ferramenta foi desenvolvida com tecnologia de ponta e escalável para garantir o máximo de entregabilidade possível.

Taxa de abertura

Outro indicador importante é a taxa de abertura. Ela revela se o título do seu email despertou realmente o interesse do seu público-alvo.

Mas não é só isso. Essa taxa também tem a ver como os usuários enxergam a sua marca trabalha. Por exemplo, se você ficar enviando dois emails todo o santo dia, as pessoas vão acabar ficando cansadas e nem terão mais o trabalho de abrir. Por isso, fique de olho na frequência com que você se comunica com sua base de contatos, hein!

Taxa de clique

Tão importante quanto a taxa de abertura está a taxa de clique. Porque, vamos combinar, não adianta os destinatários abrirem sua mensagem e não interagirem com o conteúdo que tem nela, né? Então, a taxa de clique indica a qualidade de seus conteúdos.

Aqui, é importante caprichar nas imagens, ter textos chamativos e, claro, deixar botões de call to action em evidência. Assim, os usuários serão encaminhados para as páginas de conversão, que você tanto deseja.

métricas de email marketing abertua e clique

Aliás, as métricas de email marketing do ville Target são tão detalhadas que é possível saber até o horário que foram realizados cada abertura e clique. Esse dado é importante para você saber que horas disparar suas campanhas. Por exemplo, não vale a pena enviar no fim de semana quando a maioria de seus contatos deve estar descansando.

Tenha todas essas métricas de email marketing e muito mais!

Cadastrando-se agora no ville Target, você tem acesso a todas essas métricas e a muitos outros recursos. Afinal, trata-se de uma plataforma de automação de marketing completa.


Com ela, você consegue criar landing pages e hotsites de forma intuitiva, segmentar sua lista de contatos e ainda agendar seus posts nas redes sociais. Ao automatizar esses processo, você tem mais tempo para focar nas partes estratégicas da sua empresa.

GIF animado email marketing

Posts relacionados