(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Para aproveitar os benefícios do email marketing, é muito importante construir uma base de contatos grande e sólida. Mas atenção: nada de comprar listas de emails, hein! Isso porque as pessoas que recebem suas campanhas devem ter demonstrado algum interesse em seus conteúdos antes. Surge, então, a necessidade de melhorar a captação de leads.

Atualmente, ter em mãos os contatos de pessoas que têm interesse em seus produtos ou serviços é valioso. Assim, você consegue montar uma estratégia para estar sempre presente na vida dos seus leads, aumentando as chances de conversão.

Que tal enviar por email conteúdos para treinar e educar seus clientes para a compra? Aliás, o envio de email marketing é a ferramenta que apresenta o maior retorno sobre o investimento. Segundo dados da Litmus, você ganha 40 dólares a cada 1 dólar investido.

Mas vamos com calma. Em primeiro lugar, é importante deixar claro que o trabalho de melhorar a captação de leads não acontece da noite para o dia. No entanto, é possível potencializá-lo por meio de algumas técnicas de automação de marketing. Veja como a seguir:

Onde inserir CTAs e campos de cadastro?

A tecnologia já é capaz de fazer um mapa de calor conforme o comportamento dos usuários dentro do seu site. Em outras palavras, é possível monitorar o movimento do mouse e fazer um rastreamento de cliques e rolagem.

melhorar a captação de leads cta cadastro

A Nielsen até realizou um estudo sobre o comportamento do olhar dos usuários nas páginas de internet. Nessa pesquisa, foi constatado que a maioria dos usuários (80%) olha apenas as informações da primeira metade da página. Ou seja, eles não chegam a usar a barra de rolagem.

Nesse caso, o ideal é inserir botões de CTAs (call to action) e campos de cadastro na parte superior da sua página. Provavelmente, a taxa de conversão aumente.

Que tal utilizar pop-ups de saída?

De tanto serem bombardeados com propagandas no início da internet, os usuários aprenderam a ignorar as janelinhas de anúncios logo que acessam um site. Aliás, pesquisa da Hubspot afirma que 63% dos usuários consideram que pop-ups prejudicam na experiência online.


Então, por que utilizar pop-ups de saída? Na verdade, os pop-ups ainda funcionam e ajudam a melhorar a captação de leads quando são apresentados depois de um tempo de navegação do usuário em seu site. É possível, inclusive, apresentar o pop-up quando o usuário estiver perto de sair do site. Para tanto, é preciso utilizar tecnologia que rastreie o movimento do mouse do visitante.

Depois que ele consumiu e gostou do seu conteúdo, fica mais fácil solicitar o cadastro do usuário, né?

Crie uma landing page de recompensa

Outra técnica muito usada para melhorar a captação de leads está na criação de uma landing page de recompensa. Nela, você deve disponibilizar um material completo e especial sobre o seu mercado para download. Pode criar ebooks, uma planilha e até produzir uma série de vídeos tutoriais.

melhorar a captação de leads landing page

Para consumir esses materiais, os usuários são obrigados a preencher um campo de cadastro. Nesse sentido, para construir uma landing page de sucesso, isto é, que desperte a atenção dos visitantes, use e abuse de imagens e vídeos de qualidade, além de frases de gatilhos mentais.

E engana-se quem pensa que criar uma landing page é um bicho de sete cabeças. Com o ville Target, você cria a sua página de entrada responsiva de forma rápida e intuitiva. De quebra, a ferramenta fornece indicadores em tempo real, como o número de pessoas cadastradas.

Divulgue todas as suas ações

Todos os posts novos de seu blog, assim como as landing pages, merecem ampla divulgação, principalmente nas redes sociais. Assim, você consegue impactar e levar mais pessoas ao seu site. Quem sabe elas não entram nele e acabem se cadastrando?

melhorar a captação de leads redes sociais

Aqui, uma maneira de otimizar o seu trabalho está em utilizar uma ferramenta que faça o agendamento de posts nas redes sociais. Com o ville Target, é possível programar publicações no Facebook, Instagram e Twitter.

Automatize seus processos

Como deu para perceber, melhorar a captação de leads exige o uso de tecnologia em praticamente todas as suas ações. Além de ajudar a captar mais leads, uma ferramenta de automação de marketing faz com que você ganhe mais tempo para manter o foco em atividades estratégicas.

Por isso, conheça mais sobre o ville Target e se cadastre já!

automacao de marketing

Posts relacionados