27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Em meio a uma infinidade de textos, infográficos e vídeos, uma nova forma de divulgar aquilo que você tem a dizer vem ganhando força. Aqui, estamos falando do conteúdo em áudio, como posts narrados e podcasts.

Sabendo que o marketing de conteúdo dá resultado, muitas empresas passaram a investir nessa estratégia. A maioria aposta em atualização frequente de seus blogs e até mesmo dos canais do YouTube.

Ao mesmo tempo que fazer isso é muito benéfico, essa estratégia traz um grande desafio às empresas: prender a atenção dos usuários. Isso porque eles chegam a abrir dezenas de páginas de uma só vez. A primeira notificação em uma rede social já é o suficiente para que o usuário deixe o seu conteúdo de lado.

Daí, aparece a primeira vantagem de produzir e oferecer conteúdo em áudio para o público-alvo e persona da sua empresa. Quando você permite que os visitantes escutem o seu conteúdo, eles podem realizar outras atividades simultaneamente. Isso evita que eles abandonem o seu site por falta de tempo ou concorrência momentânea.

Tipos de conteúdo em áudio

Agora, você deve estar se perguntando como produzir um conteúdo em áudio. Existem muitas possibilidades de apostar nesse formato. Aqui, vamos listar três tipos. Confira:

1. Posts narrados

Esse recurso nada mais é do que oferecer a possibilidade de os visitantes consumirem seu artigo de blog lendo ou escutando uma narração. Já existem diversos plugins e ferramentas que convertem o seu texto em áudio.

Dessa forma, o usuário consegue ouvir o seu post, enquanto realiza uma outra tarefa no computador. Isso sem falar que trata-se de uma forma inovadora de se comunicar, o que deixa nos usuários uma ótima impressão em relação à sua empresa.

2. Podcasts

O podcast funciona como um programa de rádio, em que você aborda temas de interesse do seu público-alvo. Para surtir efeito positivo, é importante que você mantenha uma frequência de postagem, semanal ou diária. Podemos fazer um paralelo aos canais mais populares do YouTube, que lançam episódios de forma consistente.

conteúdo em áudio podcasts

Portanto, antes de se aventurar a fazer um podcast, procure fazer um planejamento, pensando nos temas que serão abordados e quais são as melhores datas para subir os episódios.

Você pode, por exemplo, fazer um episódio no final do mês apenas para responder às dúvidas dos ouvintes. Trata-se de mais uma das estratégias de marketing para engajar seu público-alvo.

3. Audiobook

Parecido com os posts narrados, o audiobook nada mais é do que um ebook convertido em áudio. Então, quando um lead se cadastra para baixar o seu material, ele pode ser redirecionado para uma landing page de download. Nela, você pode oferecer o material nos formatos PDF ou em áudio MP3.

Conteúdo de áudio em números

Segundo estudo do The Infinite Dial 2018, 44% dos entrevistados disseram ouvir podcasts ao menos uma vez na vida, um crescimento de 4% se comparado com o ano anterior. Mais: 21% das pessoas consumiram de 4 a 5 programas em áudio na semana anterior à pesquisa. Isso mostra o quanto os podcasts começam a ganhar força.

Os audiobooks também caíram nas graças. Segundo o levantamento, 44% dos usuários já ouviram, sendo que 27% escutaram de 3 a 4 ebooks no último ano.

Outras vantagens de oferecer conteúdo em áudio

Além do maior engajamento gerado e da possibilidade de prender a atenção do público, podemos destacar outras vantagens em oferecer conteúdo em áudio.

1. Captação de leads

Dentro de um planejamento de marketing digital, um dos primeiros passos está em captar leads. E os conteúdos em áudio podem te ajudar a alcançar esse objetivo.

conteúdo em áudio captar leads

Quer ver um exemplo? Alguns plugins que convertem os posts do seu blog em áudio exigem que o usuário insira seu email para escutar a narração. Aqui, você já consegue o contato de uma pessoa que realmente demonstrou interesse em seu conteúdo.

Quando você produz um podcast de sucesso, você pode incentivar os ouvintes a se cadastrarem na sua newsletter. Dessa forma, eles sempre vão receber um lembrete por email quando um novo episódio for para o ar.

2. Presença em qualquer lugar (literalmente)

Ainda de acordo com o estudo do The Infinite Dial 2018, quase a metade dos usuários (49%) costumam ouvir podcasts em suas próprias casas. Por sua vez, a outra metade tem locais bastante diversificados para escutarem seus programas favoritos.

conteúdo em áudio engajamento

Pode ser no transporte público, na academia, no trabalho, numa caminha ao ar livre e por aí vai. Isso significa que a sua empresa pode manter um relacionamento com o seu cliente mesmo nas situações mais inusitadas, como no meio do trânsito.

Além dos conteúdos em áudio

A partir do momento que produz e oferece conteúdo em áudio para os visitantes do seu site, você consegue gerar leads quentes. Ou seja, você capta contatos de pessoas que realmente têm interesse naquilo que você tem a dizer.

Nisso, fica muito mais fácil iniciar um diálogo com seus leads por meio de automação de marketing. Por exemplo, todos os usuários que chegaram a ouvir determinado post narrado entram em uma lista de contatos. Aí, eles devem receber emails com outros conteúdos relacionados àquele tema.

E você pode criar diversas automações do tipo com o ville Target. Além de segmentar sua base de contatos e disparar campanhas de email marketing, a plataforma permite a criação de landing pages de forma rápida e intuitiva e o agendamento de posts nas redes sociais.

Cadastre-se agora mesmo e impulsione suas ações de marketing!

automacao de marketing

Posts relacionados