(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você já sabe que a etapa de captação de leads é extremamente importante para aumentar o número de possíveis clientes para seu negócio. Mas será que transformar cada lead em apenas mais um email em uma lista de envio padrão é suficiente para convertê-lo em um cliente? Não!

Após captar novos leads é importante aplicar técnicas para convertê-los em clientes. Como seus leads podem estar em diversas etapas do funil de marketing e vendas, as estratégias para transformá-los em clientes varia muito. Quer aprender essas técnicas? Continue neste texto para vê-las.

 

Qualifique seus leads para executar a técnica de contato ideal

 

É importante saber qualificar seus leads. Alguém que entrou em seu site e baixou alguns ebooks pode ser um estudante querendo se qualificar melhor ou um cliente no topo do funil de vendas.

No entanto, alguém que deixou um contato pedindo por uma reunião ou ligação, ou ainda, aquela pessoa que deixou algum produto no carrinho pode ser um cliente em potencial.

 

converter meus leads em clientes qualificacao

 

Entender em qual estágio do funil de vendas seu lead está é essencial, pois uma ligação para alguém no topo do funil pode afastar o seu lead caso o mesmo se sinta pressionado. Por outro lado, ignorar um lead no fundo do funil pode significar a perda de um cliente.

Uma ferramenta de automação como o ville Target permite que você faça o rastreio e pontuação de seus leads. O lead tracking irá registrar todas as ações de um cliente em seu site, enquanto o lead Scoring irá pontuar cada ação.

 

 

Abrir um email, por exemplo, pode significar 50 pontos, enquanto visualizar os planos disponíveis valem 30 pontos, o sistema classificará os leads e ao alcançar certa pontuação encaminhá-los para sua equipe de vendas, ou até mesmo para o CRM utilizado em sua empresa através de uma central integradora.

 

Não deixe que seus leads esperem

 

Caso alguém deixe uma mensagem em seu site é importante que ele seja atendido o mais rápido possível. Pense bem, essa pessoa estará buscando por soluções na internet, o que significa que uma ampla variedade de empresas poderá oferecer um produto similar ao seu.

Seu trabalho é garantir que a partir do momento que um lead deixe uma mensagem ou pedido de contato, o tempo de resposta seja o menor possível. Dessa maneira seu lead não terá optado pelo seu concorrente e terá mais chance de torná-lo cliente.

 

converter meus leads em clientes lead esperando

 

Uma técnica efetiva é enviar o contato do lead para um CRM, onde várias pessoas tenham acesso evitando que o contato seja ignorado devido à, por exemplo, ausência da pessoa responsável por lidar com esses pedidos.

Ferramentas como o ville Target permitem que você automatize o envio de e-mails de acordo com as ações do cliente no seu website. Dessa maneira você consegue, por exemplo, enviar algum conteúdo relevante às páginas visitadas pelo seu lead de maneira instantânea, tudo isso enquanto alguém prepara uma resposta mais pessoal e direta para atender ao pedido do mesmo.

 

Nutra seus leads

 

Nutrir os leads é o ato de mantê-los informados sobre seu produto. Se alguém entrou em seu site porque percebeu que tem um problema, o envio de e-mails informativos pode servir para mostrar a esse lead como seu produto pode ajudá-lo.

O ville Target pode ajudar você nesse processo, ao criar regras para envio de e-mails automáticos de acordo com as ações realizadas por seus leads você garante que cada um deles receberá apenas conteúdo relevante com as informações que eles procuram.

 

converter meus leads em clientes nutricao de leads

 

Outra ferramenta útil é o agendamento de posts nas Redes Sociais. Lembre-se cada seguidor é certamente um potencial cliente, afinal de contas, ninguém segue uma empresa ou pessoa caso não tenha interesse no seu produto.

Um lead nutrido tem mais chance de se tornar um cliente, mas lembre-se, é importante que você sempre destaque seu produto nas suas campanhas, afinal de contas, você não quer que seu lead receba todas as informações através de você apenas para comprar do concorrente, né? Destaque seus diferenciais nas campanhas e sempre incentive o leitor a entrar em contato através do uso de CTAs.

 

Integre os setores de marketing e vendas

 

É importante que as informações sejam compartilhadas entre essas equipes, que é o que chamamos de vendarketing . Suponha que exista um aumento de vendas em 30% no último mês, é importante que o setor de vendas repasse o perfil dos novos clientes que adquiriram o produto para o setor de marketing.

Dessa maneira as campanhas posteriores poderão ser direcionadas à captação de mais clientes com esse perfil.

 

converter meus leads em clientes integracao de setores

 

Da mesma maneira, é importante que o setor de vendas só receba do setor de marketing clientes prontos para efetuarem a compra, ou seja, aqueles que estão no fundo do funil de vendas.

Além disso, quanto mais informações sobre o cliente estiverem disponível para o setor de vendas melhor. Dessa maneira, o mesmo poderá abordar o cliente da maneira mais adequada possível.

 

Faça o Follow-up com seus leads

 

Nem sempre um acordo será fechado logo no primeiro contato. Em diversos casos o lead pedirá um tempo para que possa avaliar melhor o produto ou a situação. Nessas situações é importante executar um follow-up após um tempo suficiente que permita que seu possível cliente avalie a situação, mas não deixe que ele perca o interesse.

 

converter meus leads em clientes follow up

 

O ideal é combinar com o cliente uma data e horário para contato sempre que possível. Sugira datas ao cliente com prazos relativamente pequenos. Sua equipe de vendas pode, por exemplo, propor que um novo contato seja feito no dia seguinte em dois horários diferentes, ou em dois dias, no mesmo horário.

Caso os prazos fiquem muito longos é possível que outra empresa entre em contato com seu lead e você perca a oportunidade de convertê-lo em seu cliente.

 

Automatize ações para tornar a conversão de leads em clientes mais eficiente

 

Como você pode ter percebido, as técnicas de conversão de leads em clientes podem exigir uma solução mais humana e estratégica da situação. É o caso de ligações para follow-ups e integrações entre setores internos na sua empresa.

A ferramenta ville Target se torna ideal nesse contexto, ao permitir que você automatize ações como posts em redes sociais, campanhas de email personalizadas, envios de e-mails automáticos para um cliente de acordo com as ações realizadas no seu website, classificação dos seus leads.

 

converter meus leads em clientes automatize acoes

 

Enfim, o ville Target permitirá que você dedique seu tempo para a tomada de decisões estratégicas enquanto outras ações importantes são feitas de maneira automatizadas.

Cadastre-se agora mesmo e veja a taxa de conversão de leads para clientes disparar!

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados