27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

As estatísticas de chatbot não mentem: a tecnologia funciona muito bem e veio para ficar. Pesquisa da Mobile Time afirma que existem mais de 8 mil assistentes virtuais no Brasil que realizam 500 milhões de interações por mês. Além de ser uma ótima solução, criar um chatbot no Facebook Messenger não é nenhum bicho de sete cabeças.

Aliás, já deve ter acontecido isso com você. Quando acessa alguma fanpage de sucesso no Facebook, logo uma janelinha do Messenger salta em sua tela. Nela, há um pequeno aviso falando que você pode iniciar uma conversa com o Assistente Virtual.

Para tanto, o usuário precisa compartilhar informações públicas do Facebook com a empresa em questão e clicar no botão “Começar”. Dependendo da forma que o chatbot foi “treinado”, ele dá opções de mensagens para você enviar. Conforme a sua escolha, uma resposta automática é enviada.

Neste texto, vamos falar não apenas da importância de contar com um assistente virtual, mas também de como criar um chatbot no Facebook Messenger. Acompanhe!

4 Benefícios em criar um chatbot no Facebook Messenger

Contar com um assistente virtual na maior rede social do mundo pode te ajudar de diversas maneiras. Abaixo, listamos quatro benefícios em criar um chatbot no Facebook Messenger. Confira:

1. Popularidade do Facebook

Já virou algo comum. Seja para fazer alguma reclamação ou tirar alguma dúvida, muitos consumidores preferem mandar mensagens e fazer comentários na fanpage da empresa do que ligar para ela.

Sabendo desse novo comportamento e que o Facebook possui milhões de usuários ativos, é de extrema importância realizar o monitoramento de redes sociais para identificar como a sua empresa é vista pelos consumidores. Esse trabalho ajuda a evitar que um pequeno problema vire uma grande bola de neve.

2. Disponibilidade 24/7

Nenhum ser humano consegue trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana. Um chatbot, sim. E esse é um dos maiores benefícios em utilizar a tecnologia no Facebook Messenger.

criar um chatbot no Facebook Messenger disponibilidade full time

Nem todos os seus clientes têm tempo para solucionar problemas na hora de expediente. Muitos preferem resolver essas questões à noite ou aos finais de semana. Aqui, o assistente virtual surge como uma alternativa para solucionar pequenos problemas em qualquer dia e horário.

3. Redução de custos

Quando o chatbot ainda era uma tendência, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, cantou a bola: “Você deveria enviar uma mensagem para uma empresa do mesmo jeito que envia para um amigo. Você deve ter uma resposta rápida e isso não deve exigir sua atenção total, como uma ligação telefônica exige.”

Em casos de resolução simples, o assistente virtual dá conta do recado. Ele orienta o cliente e aponta as melhores soluções rapidamente. Ele não precisa mais encontrar o telefone da empresa e ligar para tirar satisfações. Tampouco esperar um funcionário da equipe de atendimento responder suas mensagens.

Como consequência, a empresa consegue enxugar sua equipe de atendimento e, naturalmente, seus custos. Aqui, um colaborador só é acionado em situações mais delicadas, em que o chatbot não consegue solucionar.

4. Atendimento personalizado e eficiente

Por fim, o atendimento personalizado e eficiente também é um dos benefícios em criar um chatbot no Facebook Messenger. Com uma resposta praticamente instantânea, a empresa ganha pontos com seus clientes.

Mais do que isso, quando o assistente virtual é bem treinado, ele inicia a conversa chamando o usuário pelo próprio nome. Isso gera mais empatia no relacionamento entre empresa e clientes. É a Web Personalization na prática.

Passo a passo para criar um chatbot no Facebook Messenger

Como falamos no começo deste texto, você vai ver que criar um chatbot no Facebook Messenger não é nenhum bicho de sete cabeças. E o melhor: existem várias ferramentas para fazer um assistente virtual de graça. O próprio Facebook tem uma documentação explicando como implementar a tecnologia no bate-papo da plataforma.

No entanto, neste texto vamos apresentar o passo a passo de como criar um chatbot no Facebook Messenger utilizando a ferramenta gratuita ChatFuel. Vamos lá!

1. Cadastro na plataforma

O primeiro passo é fazer o cadastro no ChatFuel por meio da sua conta do Facebook. O processo é instantâneo. Na sequência, clique no botão “Get Started for Free”.

criar um chatbot no Facebook Messenger chatfuel

2. Escolha do seu bot

Imediatamente, você é redirecionado à página abaixo. Lá, você precisa escolher um bot de acordo com o segmento da sua empresa.

criar um chatbot no Facebook Messenger tipo de bot

3. Customizando a mensagem

Na sequência, você entra no painel da ferramenta. Você pode customizar a mensagem de boas-vindas e sugerir opções de respostas para os seus seguidores.

Abaixo, criamos um exemplo de um restaurante. Ele chama o usuário pelo nome dele do Facebook e dá duas opções de resposta: “Fazer reserva” ou “Consultar cardápio”.

criar um chatbot no Facebook Messenger mensagem boas-vindas

4. Criar uma resposta padrão

No exemplo, demos duas opções para o usuário escolher. Aí, precisamos criar uma resposta para cada uma. Nisso, você deve clicar em “Text” abaixo de Add a Card. Aí, você insere uma mensagem padrão e inclui um link ou dá mais opções de respostas aos usuários.

Nesse caso, criamos uma mensagem padrão para os usuários que escolheram “Consultar cardápio”.

criar um chatbot no Facebook Messenger resposta padrão

5. Resultado na prática

Em poucos minutos, você já consegue criar uma linha de conversa simples com seus usuários. É claro que você pode (e deve) pensar em mais situações em que o usuário procura pelo seu atendimento. Aqui, vale a pena ver o histórico de consultas para criar um chatbot no Facebook Messenger que seja eficiente.

Quando você desenvolver todas as perguntas e respostas padrões, basta clicar no botão “Test this chatbot” no canto superior direito. Aí, ele já começa a funcionar na sua fanpage.

criar um chatbot no Facebook Messenger na prática

Automação de marketing além do Facebook Messenger

Além de criar um chatbot no Facebook Messenger para um atendimento rápido e eficiente, você pode (e deve) automatizar outras ações de marketing.

Com o ville Target, por exemplo, você pode criar landing pages grátis para captar leads; criar uma régua de email marketing para manter um relacionamento próximo com sua base de contatos e, por fim, realizar o agendamento de posts nas redes sociais. Assim, você marca presença nas plataformas e não se esquece de interagir com seus seguidores em nenhuma data importante.

E utilizar a plataforma ville Target é ainda mais fácil do que criar um chatbot no Facebook Messenger. De quebra, você tem acesso a todas as funcionalidades no plano gratuito.

Cadastre-se agora mesmo e tire suas próprias conclusões!

automacao de marketing

Posts relacionados