(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você já parou para pensar o que é CAC?  Se você sabe o que a sigla significa, você já considerou maneiras de reduzir estes custos? Se a resposta é um sonoro não, então você precisa reavaliar seus indicadores. Isso porque o custo de aquisição de clientes é um dos principais fatores econômicos em diversos negócios. No artigo de hoje vamos entender melhor o que é o CAC e veremos algumas decas de como melhorar o seu.

O que é CAC?

O custo de aquisição de clientes (CAC) é um indicador que mostra o valor médio gasto para conseguir um cliente. Este parâmetro pode ser calculado localmente ou globalmente. Em geral, a grande maioria dos serviços de marketing e anúncios online te informará um valor para o CAC deles.

Quando este valor não está disponível, dados como o custo por clique, que o Google chama de CPC é informado. De qualquer forma, este indicador é importante porque ele te mostra exatamente quanto é necessário investir para conseguir novos clientes. Assim você consegue tomar algumas decisões importantes como:

  • Qual valor preciso investir para dobrar o número de clientes que tenho?
  • Em quanto tempo recupero o valor investido para conseguir determinado cliente?
  • Estou gastando muito para conseguir novos clientes?
  • Com que urgência preciso buscar maneiras de reduzir o meu custo de aquisição de clientes?

Como calcular o CAC?

Agora precisamos saber como definir este valor do CAC certo? Afinal de contas este número realmente parece ser um indicador importante. Pois bem, a maneira na qual fazemos isso é através de uma fórmula relativamente simples, como vemos abaixo.

custo de aquisição de clientes fórmula

Assim, se você gasta R$ 3.000,00 com marketing todo mês, incluindo anúncios, salários de funcionários, entre outros. E, em troca você consegue 300 novos clientes, então você está pagando R$ 10,00 por novo cliente. Sendo este o seu CAC.

O valor pode ser alto ou baixo, tudo depende do ramo no qual você está inserido e do seu modelo de negócio. Qual o lucro esperado para cada cliente? E quais são as chances de fidelização? Enfim, tudo isso influencia seriamente a avaliação do valor do CAC. Mas se você nunca pensou nesta métrica, ao avaliar a mesma é bem provável que você decida buscar maneiras de reduzir a mesma. Vamos ver algumas dicas para atingir este objetivo.

1. Tenha mais foco no seu marketing

Quanto você gasta tentando atingir usuários que sequer terão interesse no seu produto? Reduzir o número de pessoas que recebem seus anúncios mas anunciar para pessoas realmente interessadas é uma maneira simples de conseguir reduzir o custo do marketing.

Isso porque, avaliando a fórmula só existem duas maneiras de reduzir o CAC. Uma delas é aumentar o número de clientes captados e a outra é reduzir os gastos com marketing. O interessante desta sugestão é que ela ajuda em ambos os sentidos.

custo de aquisição de clientes dardo

2. Aumente a sua taxa de conversão

Uma das suas técnicas de anunciar online é certamente através da divulgação do seu site. Mas, pense bem: você dificilmente ganha por um cliente que simplesmente visita o seu site. Isto é, a menos que você seja um blogger.

Normalmente você precisa que o cliente faça uma aquisição de um produto ou serviço que você oferece. Agora se você está gastando uma fortuna para trazer visitantes para seu site mas convertendo somente uma pequena porcentagem dos mesmos então existe algo fundamentalmente errado.

Busque maneiras de melhorar sua taxa de conversão, em geral será necessário reavaliar sua estratégia de marketing e implementar novas técnicas.

3. Lembre-se do princípio de Paretto

O princípio de Paretto diz que 20% de determinado esforço corresponde à 80% dos resultados. Não que este princípio seja exato em toda e qualquer situação, mas ele indica que sempre existem esforços que produzem mais resultados.

custo de aquisição de clientes pareto

Por exemplo, se você avaliar os seus clientes atuais, você certamente notará que 20% deles correspondem à praticamente 80% do seu faturamento. Isso claro, considerando que você vende uma quantidade considerável de produtos e serviços. Em uma empresa de assinatura mensais, por exemplo, este princípio não será válido quando consideramos o faturamento. Embora ele possa ser válido em outras situações.

Mas o fato é: no momento de investir no marketing, faça uma análise nas estratégias que foram responsáveis pela maior captação de novos clientes. Você certamente encontrará um grupo seleto de ações e campanhas que garantiram uma grande parcela dos clientes obtidos. Foque nestas ações e, com isso você conseguirá maximizar o seu CAC.

4. Considere técnicas de Remarketing e Fidelização

Embora isso não ajude a sua empresa a conseguir novos clientes, buscar clientes antigos é uma ótima maneira de ter aumentar o ROI do seu marketing. E mais: não adianta nada focar em obter novos clientes e não pensar em maneiras de fidelizar cada um dos clientes obtidos.

custo de aquisição de clientes roi

Isso porque o custo de obtenção de um cliente será alto na maioria dos negócios. Por outro lado, se executado corretamente, o custo de fidelização deste cliente é relativamente baixo. Isso pode exigir que você reavalie sua estratégia de marketing e seu modelo de negócios. Mas certamente esta estratégia terá ótimos frutos no futuro.

5. Utilize a automação de marketing

Dentre algumas técnicas de marketing que podem ajudar você a conseguir aumentar sua taxa de conversão uma das melhores é a automação de marketing. O objetivo é automatizar funções e tarefas de maneira inteligente e criativa. Buscando não só a redução do tempo necessário para realizar certas atividades, como também efetuar estas tarefas com mais eficiência.

Em geral, empresas que optam pela automação de marketing conseguem observar um aumento significativo nas vendas em seis meses. A empresa ModCloth, que atua no mercado norte americano com vendas de roupas indie, por exemplo, conseguiu reduzir o CAC em 14%.

Se você ainda não conta com uma ferramenta deste tipo então é a hora de considerar o ville Target. Com ele você terá acesso à um software de automação de marketing completo. Você poderá criar páginas de captura e campanhas para nutrir leads e, com o tempo, transformar os mesmos em clientes. Por hoje é só, esperamos que você consiga reduzir seus custos de aquisição de clientes tendo cada vez mais sucesso! Boa sorte e bons negócios.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !