27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Mesmo em ano de Copa do Mundo e eleições presidenciáveis, os lojistas não podem perder de vista as principais datas comemorativas do segundo semestre. E, claro, isso não se resume a fazer ações de marketing para a Black Friday e Natal. Há muitas outras oportunidades que você tem para impulsionar suas vendas.

Mas elas só vão acontecer, se você realizar um ótimo planejamento de marketing digital. Na prática, isso significa encaminhar campanhas de email marketing para a sua base de contatos, promover produtos em uma landing page e reforçar as ofertas de sua loja nas redes sociais.

Agora, é preciso que as ações de marketing estejam muito bem alinhadas com a situação da sua loja, como estoque e disponibilidade de entrega. Por exemplo, imagine encaminhar uma oferta especial de um produto para sua base e, na hora da compra, o produto está em falta no estoque?

Isso é frustrante para o cliente e pode manchar a reputação da sua empresa. Aliás, uma das vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas é justamente evitar que esse tipo de problema aconteça.

Por que ficar atento às datas comemorativas do segundo semestre

Nas datas especiais, as pessoas ficam mais inclinadas para comprarem. Nesse sentido, nenhum lojista pode perder essa oportunidade de colocar a aumentar a receita da sua empresa.

Portanto, é óbvio que se programar para as principais datas comemorativas do segundo semestre faz com que você ganhe visibilidade e, por consequência, atraia novos clientes para a sua empresa.

Principais datas comemorativas do segundo semestre

Há muitas datas comemorativas no segundo semestre para você prestar atenção. Entre elas, podemos destacar o Dia dos Pais, Black Friday e Natal. Quanto mais você começar a planejar suas estratégias de marketing para engajar seu público-alvo nessas datas especiais, suas chances de obter resultados positivos aumentam.

Para ajudá-lo no seu planejamento, o ville Target listou as principais datas comemorativas do primeiro semestre do ano. Confira:

1. Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)

Comemorado sempre no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais inaugura a maratona de datas comemorativas do segundo semestre. E de uma maneira muito promissora. Para se ter ideia, só o comércio eletrônico faturou 1,94 bilhão de reais no Dia dos Pais de 2017, segundo levantamento do Ebit.

datas comemorativas do segundo semestre dia dos pais

Mesmo que não venda produtos pela internet, você não pode perder a oportunidade de anunciar suas ofertas nos canais digitais. Lembre-se que o processo de compra da maioria dos consumidores tem início na internet. é de bom tom lembrar da data nos canais digitais.

Uma dica é utilizar as mídias pagas, como Facebook Ads e Google AdWords. Com elas, você consegue direcionar seus anúncios exatamente para as pessoas mais propensas a comprar nesse período. Aqui, vale lembrar que os anúncios devem ser direcionados aos filhos e mães, uma vez que são eles quem compram o presente, né?

2. Black Friday (última sexta-feira de Novembro)

Consolidada no varejo brasileiro, a Black Friday já se tornou uma das principais datas comemorativas do segundo semestre. De acordo com a Ebit, a data gerou 2,1 bilhões de reais em vendas para o e-commerce.

Por conta das ofertas imperdíveis, muitas pessoas aproveitam a última sexta-feira de Novembro para anteciparem suas compras de Natal.

datas comemorativas do segundo semestre Black Friday

Mais do que eliminar produtos parados no estoque e aumentar suas vendas, a Black Friday é uma ótima oportunidade de captar leads. Se conseguir oferecer uma oferta melhor que a concorrência, você atrai mais pessoas para a sua loja que, talvez, nunca chegariam até ela.

Para tanto, é muito importante, desde já, negociar melhores condições de preço e pagamento com seus fornecedores. Somente assim você consegue dar descontos imperdíveis sem prejudicar o caixa da sua loja.

Aqui, é interessante preparar a sua base de clientes para as promoções da Black Friday. Que tal criar um fluxo de email marketing fazendo uma contagem regressiva para a data especial? Às vésperas, você pode encaminhar emails diários informando as categorias de produtos que vão participar do dia promocional.

Por fim, não se esqueça de encantar os novos clientes para que eles possam voltar com mais frequência à sua loja. Além de fazer um bom atendimento inicial, capriche no pós-venda.

Sabendo que as vendas explodem durante a Black Friday, é normal que as lojas virtuais demorem um pouco para realizarem a entrega dos pedidos. Nesse sentido, vale muito a pena encaminhar mensagens transacionais, um dos principais tipos de email marketing. Nela, confirme a venda do produto e informe o código de rastreio da entrega.

3. Natal (25 de Dezembro)

Embora muitas pessoas antecipem as compras de Natal na Black Friday, sempre falta um ou outra lembrança a ser comprada de última hora. Por isso, as lojas devem continuar investindo em ações de marketing para o Natal.

Afinal de contas, a data foi responsável por movimentar 35 bilhões de reais em 2017, segundo Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse valor representa a soma de vendas do comércio eletrônico e varejo tradicional.

datas comemorativas do segundo semestre Natal

Portanto, invista em campanhas de email marketing, mídia paga e posts nas redes sociais para impactar as pessoas que deixam tudo para a última hora. Uma ótima maneira de atrai-los está em reforçar que a sua loja está aberta até a véspera do Natal ou consegue realizar a entrega do produto (em caso de loja virtual) antes da ceia. Claro, só prometa essas coisas se você realmente conseguir cumpri-las.

Por fim, não limite suas ações a vendas! É muito importante ter estratégias que engajem o seu público-alvo. Que tal já criar uma peça especial para o Natal para publicar em suas redes sociais? Aí, você utiliza o recurso de agendamento de posts nas redes sociais do ville Target e nem precisa entrar nas suas contas em plena ceia com a família.

Além das principais datas comemorativas do segundo semestre

Muito trabalho para fazer, não? Se fazer todo planejamento estratégico da sua empresa já dá um trabalhão, a situação piora quando você precisa gastar tempo executando tarefas operacionais. Por isso, recomenda-se utilizar a automação de marketing para e-commerce e lojas físicas.

Dentro desse cenário, o ville Target possui ótimos planos que atendem às necessidades e cabem no orçamento da sua empresa.

além das datas comemorativas do segundo semestre

Quanto aos recursos, é possível criar landing page grátis para captar novos clientes, agendar posts nas maiores redes sociais, programar disparos de campanhas de email marketing personalizadas de acordo com o momento de cada cliente e acompanhar o comportamento dos usuários no seu site por meio do Lead Tracking e Lead Scoring.

Agora que você já sabe quais são as principais datas comemorativas do segundo semestre, não há mais desculpas para ficar de fora, né? Sucesso!

automacao de marketing

Posts relacionados