(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

No Dia das Mães, todo mundo dá uma lembrança para quem sempre cuidou da gente. No Dia dos Namorados, os casais apaixonados trocam presentes. Durante a Black Friday, os consumidores aproveitam a onda de promoções. E por aí vai. Ao longo do ano, existem muitas datas importantes para o e-commerce e varejo tradicional.

Aliás, vale destacar que o comércio eletrônico já está completamente consolidado no Brasil. Hoje em dia, não existe mais o receio em comprar pela internet. Tanto é assim que, segundo dados da consultoria Ebit, o comércio eletrônico movimentou 47,7 bilhões de reais em 2017. Ao todo, foram 50,3 de compras online.

Diante desse novo cenário, todas as empresas grandes do varejo tradicional já possuem uma plataforma online. Além de outras pequenas empresas surgirem exclusivamente para o e-commerce.

Aliás, existem muitas vantagens em abrir uma loja virtual do ponto de vista econômico. Isso porque você não tem despesas com aluguel, conta de luz, de água do ponto fixo, por exemplo.

E nem a tecnologia é mais um entrave para empreender no mundo online. Você não precisa ser nenhum expert em programação para colocar uma loja virtual online. Já existem diversas ferramentas que fazem esse trabalho por você. E o melhor: são acessíveis.

Aqui, podemos destacar a empresa Loja Integrada, responsável por criar mais de 600 mil plataformas online de vendas.

Confira as principais datas importantes para o e-commerce

Mesmo com tantas vantagens, isso não significa que você não precisa se esforçar para se dar bem. E uma das coisas que você precisa fazer é justamente ficar atento às datas importantes para o e-commerce. Saiba mais abaixo!

1. Dia Mundial do Consumidor (15 de março)

Desde de 1983, lojas do mundo inteiro criam promoções para comemorar o Dia Mundial do Consumidor. No Brasil, entretanto, a data começou a pegar há 5 anos mais ou menos, principalmente por conta da consolidação do e-commerce.

Para se ter ideia, a consultoria Ebit calcula que o comércio eletrônico tenha movimentado 265 milhões de reais no Dia do Consumidor em 2017. Tudo isso considerando apenas um único dia, hein!

Desse modo, vale a pena aproveitar os benefícios do email marketing e disparar diversas campanhas antes da data para preparar seus clientes para o dia de descontos.

2. Dia das Mães (segundo domingo de maio)

Comemorado sempre no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é a principal data comemorativa do primeiro semestre para o varejo. Não é por menos. Só o comércio eletrônico faturou mais de 2,11 bilhões de reais no Dia das Mães de 2017, segundo levantamento do Ebit.

datas importantes para o e-commerce dia das mães

Aqui, é fundamental reforçar que todas as suas campanhas devem ser direcionadas para os filhos e maridos. Afinal de contas, são eles quem vão comprar os presentes, né? Mas, claro, sempre deixe claro uma mensagem positiva para todas as mães.

Mesmo que você não venda produtos para mulheres, é de bom tom lembrar da data nos canais digitais. Isso gera empatia entre seus consumidores.

3. Dia dos Namorados (12 de junho)

O mês de junho era um período meio morto para o varejo. Esse quadro mudou quando o publicitário João Dória (o pai) “importou” o Valentine’s Day para o Brasil. Estabeleceu-se, então, que o dia 12 de junho seria conhecido como o Dia dos Namorados.

datas importantes para o e-commerce dia dos namorados

E a data pegou mesmo. Isso porque nenhum casal apaixonado deixa de se presentear no dia, não é verdade? Tanto é assim que as vendas no comércio eletrônico movimentaram 1,71 bilhão de reais no Dia dos Namorados de 2017.

4. Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)

Comemorado sempre no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais inaugura a maratona de datas comemorativas do segundo semestre. E de uma maneira muito promissora. Para se ter ideia, só o comércio eletrônico faturou 1,94 bilhão de reais no Dia dos Pais de 2017, segundo levantamento do Ebit.

datas importantes para o e-commerce dia dos pais

Assim como o Dia das Mães, vale lembrar que os anúncios devem ser direcionados aos filhos e mães, uma vez que são eles quem compram o presente, né?

5. Dia das Crianças

O Dia das Crianças é mais uma das datas importantes para o e-commerce, principalmente se você atua no ramo de brinquedos e demais segmentos voltados para o público infantil. De acordo com dados do Ebit, a data chega a movimentar mais de 1,7 bilhão de reais no comércio eletrônico.

Ah, mas a minha loja não tem nenhum produto direcionado para crianças, você deve estar pensando. Isso não é justificativa para não fazer nenhuma ação. Em plena era do marketing de permissão, suas campanhas não devem ficar restritas a vendas. É preciso, também, gerar empatia com seu público.

Veja só o que o PagSeguro publicou no Dia das Crianças. A empresa comercializa maquininhas de cartão e, mesmo assim, ela marcou presença nas redes sociais na data.

datas importantes para o e-commerce dia das criancas

6. Black Friday (última sexta-feira de Novembro)

Consolidada no varejo brasileiro, a Black Friday já se tornou uma das principais datas importantes para o e-commerce. De acordo com a Ebit, a data gerou 2,1 bilhões de reais em vendas para o e-commerce no ano passado.

Por conta das ofertas imperdíveis, muitas pessoas aproveitam a última sexta-feira de Novembro para anteciparem suas compras de Natal.

Mais do que eliminar produtos parados no estoque e aumentar suas vendas, a Black Friday é uma ótima oportunidade de captar leads. Se conseguir oferecer uma oferta melhor que a concorrência, você atrai mais pessoas para a sua loja que, talvez, nunca chegariam até ela.

Para tanto, é muito importante, desde já, negociar melhores condições de preço e pagamento com seus fornecedores. Somente assim você consegue dar descontos imperdíveis sem prejudicar o caixa da sua loja.

Na hora de definir o tamanho do desconto, é muito importante contar com a ajuda de especialistas. A Precifica fornece uma solução para lojas virtuais se manterem competitivas e rentáveis.

Entre tantas ações de marketing da Black Friday que você pode fazer, vale muito a pena preparar a sua base de clientes para as suas promoções com antecedência.

Que tal criar um fluxo de email marketing fazendo uma contagem regressiva para a data especial? Às vésperas, você pode encaminhar emails diários informando as categorias de produtos que vão participar do dia promocional.

datas importantes para o e-commerce black friday

Por fim, não se esqueça de encantar os novos clientes para que eles possam voltar com mais frequência à sua loja. Além de fazer um bom atendimento inicial, capriche no pós-venda pensando na fidelização de clientes.

Sabendo que as vendas explodem durante a Black Friday, é normal que as lojas virtuais demorem um pouco para realizarem a entrega dos pedidos. Nesse sentido, vale muito a pena encaminhar mensagens transacionais, um dos principais tipos de email marketing. Nela, confirme a venda do produto e informe o código de rastreio da entrega.

7. Natal (25 de dezembro)

Embora muitas pessoas antecipem as compras de Natal na Black Friday, sempre falta uma ou outra lembrança a ser comprada de última hora. Por isso, as lojas devem continuar investindo em ações de marketing para o Natal.

Afinal de contas, a data foi responsável por movimentar 8,7 bilhões de reais em 2017 no comércio eletrônico. Portanto, invista em campanhas de email marketing, mídia paga e posts nas redes sociais para impactar as pessoas que deixam tudo para a última hora.

Uma ótima maneira de atrai-los está em reforçar que a sua loja virtual consegue realizar a entrega do produto antes da ceia. Claro, só prometa isso se você realmente conseguir cumprir.

Ações que você pode fazer durante as datas importantes para o e-commerce

Não basta fazer boas promoções nas datas importantes para o e-commerce, se a sua loja virtual não divulgá-las, né? Veja o que você pode fazer para dar mais visibilidade para a sua loja virtual:

1. Ter um blog corporativo

Você sabia que criar um blog corporativo é uma ótima estratégia para trazer tráfego qualificado para o seu e-commerce? Segundo pesquisa da Rock Content, as empresas que investem nesse canal geram 3,7 vezes mais visitas e convertem 1,3 vezes mais visitantes em leads.

Entra em cena o Inbound Marketing. A estratégia consiste em levar conteúdo relevante e de qualidade para seu público-alvo sem apelar para o “venda a qualquer custo”.

Imagine, então, uma loja virtual que vende produtos de churrasco. Ela pode criar um blog com muitos posts dando dicas de como preparar um belo churrasco para amigos e familiares. Certamente, quem acessar esses conteúdos gostam muito de churrasco.

Sabendo disso, a loja virtual pode apresentar seus produtos entre uma dica e outras, de forma sutil.

2. Disparar campanhas de email marketing

À medida que você começa a vender seus produtos, sua base de contatos aumenta. Aí, você pode (e deve) fazer a qualificação de seus leads conforme seu histórico de compra (frequência e tíquete médio) e interesses.

datas importantes para o e-commerce email marketing

Nisso, fica mais fácil criar campanhas de marketing mais assertiva. Por exemplo, você não vai encaminhar uma faca de churrasco para pessoas vegetarianas, né? Daí, a importância da segmentação.

3. Marcar presença nas redes sociais

São mais de 100 milhões de brasileiros ativos nas principais redes sociais. Aproveite esse volume de pessoas para expor seus produtos, evidenciar seus benefícios e, claro, manter um relacionamento mais próximo com seus seguidores.

Aliás, as redes sociais são mais do que vitrines. Com a possibilidade de vendas pelo Instagram, elas se tornaram mais um canal de vendas também.

4. Investir em mídia paga

Quer vendas imediatas? Então, o melhor caminho está em investir em mídia paga. Nesse sentido, Facebook Ads e Google AdWords se mostram como os canais mais adequados.

Na plataforma de anúncios do Facebook, você consegue direcionar as suas publicações para usuários que tenham o perfil do seu público-alvo.

Por sua vez, o Google AdWords destaca o seu anúncio para pessoas que estão, de fato, pesquisando por algum produto que você vende. Aparecer na primeira página do Google faz com que você leve tráfego qualificado para a sua página de venda.

5. Proporcione uma ótima experiência na sua loja virtual

Conseguiu levar tráfego qualificado para a sua loja virtual nas datas importantes para o e-commerce? Ótimo, parabéns! No entanto, isso não é garantia de conversão. Se o seu site for muito confuso, é capaz de o usuário desistir de fazer compra nele.

Então, o ideal é que você divida seus produtos em categorias para que o usuário possa encontrar o que deseja em poucos cliques (ou toques na tela). A propósito, ter uma caixa de busca avançada é muito recomendável.

Quando ele chegar à página desejada, você ainda precisa encantá-lo. Isso inclui tirar boas fotos para loja virtual; fazer uma ótima descrição do produto evidenciando seus benefícios e fazer um Call to Action eficiente.

Calma, ainda não acabou. O consumidor ainda pode desistir da compra na última hora. Isso pode acontecer se você solicitar muitas informações em seu formulário, como CPF, RG, nome da mãe, do pai e por aí vai. Nesse momento, menos é mais. Peça apenas aquilo que for necessário: nome, email e endereço de entrega.

Por fim, lembre-se que o seu trabalho não termina quando os clientes finalizam a compra. Para proporcionar uma boa experiência a eles, você deve mantê-los bem informados quanto à entrega do produto.

Para tanto, você deve disparar os mais variados tipos de email marketing, a começar pelo transacional. Com a automação de marketing, você deixa programado para disparar uma mensagem ao cliente logo que o pagamento for confirmado. Quando o produto estiver a caminho, envie um comunicado informando o código de rastreio.

Ao fazer isso, certamente o seu cliente vai ficar mais seguro em comprar em sua loja nas próximas oportunidades.

Conheça o ville Target

Convenhamos, não é possível fazer todas as ações de marketing na unha e ainda pensar na parte estratégica do seu negócio. Ainda mais se a sua equipe for reduzida. Aqui, uma solução para dar conta de fazer tudo é aproveitar os benefícios em usar a automação de marketing para e-commerce.

Quer uma sugestão? O ville Target possui diversas funcionalidades que facilitam o seu dia a dia, como:

1. Agendar posts nas redes sociais

Você não vai interromper o seu almoço de Dia das Mães para entrar nas redes sociais e publicar seu post especial para a data, né? Aliás, você nem precisa perder mais tempo entrando em cada perfil para subir suas novidades.

Com o agendamento de posts nas redes sociais do ville Target, você consegue gerenciar todas as suas publicações do Facebook, Instagram e Twitter em um só lugar. Você deixa todos os posts de mês agendado.

Assim, sobra mais tempo para você focar em outras atividades-chave. Sua única preocupação será fazer o importante trabalho de monitoramento de redes sociais, no qual deve acompanhar a repercussão de suas ações e responder a todos os comentários de seus seguidores, inclusive os negativos.

2. Criação de landing pages

Além de captar leads, você pode criar uma landing page grátis para anunciar todos os produtos que vão estar em promoção durante a Black Friday, por exemplo.

E criar uma página de conversão não é mais nenhum bicho de sete cabeças. Graças à função de arrastar-e-soltar, é possível fazê-la em questão de minutos no ville Target. Agora, para que a sua landing page seja efetiva, ela deve ter imagens de qualidade, botões visíveis e textos curtos e estimulantes.

Sabendo que a maioria das pessoas acessa a internet por um dispositivo móvel, o ville Target transforma, automaticamente, a sua landing page em uma página web responsiva. Assim, você consegue proporcionar uma ótima experiência aos usuários.

3. Disparo de campanhas de email marketing

Ao longo deste texto, você percebeu os benefícios do email marketing, né? Além de ser a ferramenta que mais converte, o email marketing tem papel fundamental para manter o seu cliente bem informado durante a sua jornada de compra.

Com o ville Target, você consegue não só programar emails sequenciais, como também disparar uma mensagem automática conforme a ação do usuário dentro do seu site.

Quer mais? Pois a ferramenta fornece todas as métricas de email marketing para você avaliar seu desempenho.

4. Lead Tracking e Lead Scoring

De forma resumida, Lead Tracking e Lead Scoring são recursos que permitem acompanhar todas atividades dos usuários dentro do seu site. É possível, inclusive, atribuir pontos para cada ação que eles fizerem na sua página web.

Imagine, então, uma loja virtual que vende acessórios de moda. Aí, com o Lead Tracking a loja consegue saber quando um usuário visita a página de relógios masculinos frequentemente. Conhecendo esse detalhe, a empresa pode enviar um email dando desconto em alguns modelos de relógio para esse possível cliente. Trata-se de uma ação personalizada, ou seja, com mais chances de conversão.

Enfim, essas funcionalidades ajudam você conhecer melhor seu público-alvo e persona.

Olha como uma plataforma pode transformar sua vida mais fácil. E você pode aproveitar os benefícios da automação de marketing sem gastar nada. No plano gratuito do ville Target, você tem acesso a todas as funcionalidades do software, de modo limitado. Caso suas ações comecem a dar resultados, você pode migrar de plano sem problemas no meio do caminho.

Gostou? Então, cadastre-se agora mesmo e impulsione suas ações nas datas importantes para o e-commerce!

workshop automação de marketing

Posts relacionados