(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Não tem jeito, você precisa colocar em a opção de descadastramento no email marketing. Além de ser obrigatório, é uma questão de respeito com a sua base de leads. Se não querem mais receber as suas campanhas, eles precisam ter essa opção facilmente.

É claro que é uma situação chata. Afinal de contas, quanto mais pessoas receberem seus conteúdos, mais chances de realizar uma venda você tem, né?

Mesmo assim, quando eles solicitam o cancelamento do envio de seus emails, você deve respeitar. Caso contrário, eles podem marcar seus emails como spam, o que mancha a reputação da sua empresa.

Portanto, saber o índice de descadastramento no email marketing é fundamental. Sabendo disso, uma das métricas de email marketing fornecidas pelo ville Target é justamente o número de pessoas que pedem para não receber mais suas mensagens. Aí, cabe a você fazer uma análise qualitativa para entender por que tantas pessoas não querem mais receber seus conteúdos.

Aproveite para ver quais são os motivos que levam ao descadastramento no email marketing e como evitá-lo.

Tenha a opção de descadastramento no email marketing

Sabia que se você não colocar a opção de descadastramento em seu email marketing, o cliente pode marcar sua mensagem como spam? Se isso acontecer, seu IP pode ser bloqueado pelo servidor de email.

opção de descadastramento no email marketing

Por essa razão, lembre-se: é melhor ter uma assinatura cancelada do que ver a reputação de seu email marketing indo por água abaixo. Não prejudique todo seu trabalho.

O que leva os usuários ao descadastramento no email marketing

Existem uma série de fatores que podem irritar o usuário a ponto de cancelar a assinatura de seu email marketing. Abaixo, listamos os principais motivos. Confira:

Campanhas em momentos e para públicos errados

O primeiro erro que você tem de evitar é o de enviar campanhas semelhantes para clientes que estão em situações diferentes. Isso pode ser um tiro no pé, especialmente se for feito constantemente.

Por exemplo, um cliente que acabou de fazer uma compra não pode receber o mesmo e-mail marketing de um cliente que ainda não comprou nada. Já pensou na insatisfação do comprador recente se o e-mail for de uma campanha que ele pode achar mais interessante do que a compra que acabou de fazer? É frustração e insatisfação na certa.

Por isso, é importante saber em quais fases do funil de venda e marketing cada cliente se encontra. E, claro, mantenha seu mailing organizado e atualizado para não misturar alhos com bugalhos. Não dê motivos para um descadastramento no email marketing.

Fluxo de envio do email marketing

Quem quer aproveitar os benefícios do email marketing pode cair em dois erros: enviar mensagens com MUITA ou pouca frequência.

Vamos combinar que não é legal encher a caixa de entrada dos seus clientes com campanhas e newsletters. Além de ele não dar conta de ler tudo, ele perde a paciência. Então, nada de disparar mais de um e-mail por dia, para não ser chato.

descadastramento no email marketing fluxo

Por outro lado, sumir da vida do cliente também não faz sentido. Dessa forma, não dá para enviar emails com muito tempo entre um e outro. Do contrário, ele pode acabar esquecendo o motivo que o levou a se cadastrar. A consequência é cancelar a assinatura de seus emails.

Nesse sentido, uma das boas práticas no envio de emails marketing é o bom senso na frequência. Dependendo do seu negócio, dois emails por semana é o suficiente para manter um contato constante e saudável com sua base de clientes.

Promessa não cumprida

Imagine um ecommerce que promete dar descontos para quem se cadastrar no site, mas que não cumpre com a promessa? Além de a frustração do usuário levá-lo ao descadastramento no email marketing, isso deixa uma péssima impressão sobre a sua marca.

Prometeu? Então, cumpra! Aqui, é interessante aplicar a automação de marketing para e-commerce. Desse modo, você pode programar o envio automático de cupons promocionais para todos os usuários que se cadastrarem no seu site.

Emails irrelevantes e repetitivos

Existe, ainda, o risco de você se tornar desinteressante para o cliente, depois que ele receber o que esperava. É verdade que criar emails irresistíveis é um desafio e tanto. Aqui, você precisa ser criativo para enviar conteúdos diversificados e que continuem tendo relevância para seu público-alvo e persona.

descadastramento no email marketing mensagens repetitivas

Se o seu e-mail marketing trouxer sempre a mesma promoção, chega uma hora que o cliente não aguenta e cancela o cadastro.

Além da automação de marketing

Uma plataforma de automação de marketing funciona como uma mão na roda na hora de estreitar o relacionamento com os clientes e enviar uma oferta. Você pode, por exemplo, programar o envio de uma sequência de emails para usuários que se cadastrarem em uma determinada landing page.

Embora o ville Target disponibilize inúmeros modelos de emails para você criá-los do zero, ainda é possível importar templates de emails. Trabalhando com uma tecnologia de ponta, a ferramenta tem um alto índice de entregabilidade.

Por mais que o ville Target faça muita coisa por você, a maior responsabilidade para evitar o descadastramento no email marketing é sua.

Nesse sentido, dispare campanhas criativas para o público certo e sem exageros na frequência. E, claro, não deixe preste atenção nas métricas de cada campanha para ver se elas estão trazendo o resultado esperado.

Boa sorte!

GIF animado email marketing

Posts relacionados