27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Segundo pesquisa da consultoria Nielsen, 20% dos usuários desistem de finalizar uma compra em lojas virtuais quando há informação omissa ou pouco clara nas descrições. Surge, então, a necessidade de saber descrever um produto para venda na internet com eficiência.

Da mesma maneira que boas fotos para loja virtual ajudam a despertar o interesse de potenciais clientes, uma descrição bem feita dos produtos é importantíssima para aumentar suas vendas na internet. Afinal de contas, o usuário não consegue pegar o produto na mão, né?

Nesse sentido, uma descrição vaga e pouco convincente não vai ajudar os usuários em nada. Quer aprender a descrever um produto para venda na internet? Continue acompanhando esse texto.

Vantagens em descrever um produto para venda na internet

Além de proporcionar uma melhor experiência aos visitantes do seu e-commerce, descrever um produto para venda na internet contribui para o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca. Isso porque você está fornecendo informações relevantes para os usuários interessados em determinado produto. Aliás, fazer isso é um dos acertos de SEO para e-commerce.

vantagens em descrever um produto para venda

Por exemplo, imagine que um usuário esteja interessado em comprar um tênis de corrida de uma marca específica. Então, ele faz essa pesquisa na internet. Se uma loja virtual de materiais esportivos fez uma descrição bem feita desse produto, as chances de ela aparecer na primeira página do Google aumentam consideravelmente. Por consequência, a tendência é vender mais.

Passo a passo para descrever um produto para venda na internet

Descrever um produto para venda na internet não é tão simples quanto parece. Por trás desse processo, existe uma série de etapas que você deve seguir. Veja, a seguir, o passo a passo que criamos para você fazer essa tarefa com eficiência.

Defina a buyer persona

Qualquer ação de marketing deve ter como ponto de partida a criação da buyer persona da sua empresa. Saber exatamente quais são os problemas e as soluções que o seu potencial cliente está procurando torna o seu trabalho muito mais fácil.

descrever um produto para venda definir buyer persona

Além de passar as informações que essa pessoa considera imprescindíveis antes de comprar um produto, você sabe até qual a linguagem utilizar na sua descrição.

O que escrever?

Quando você for descrever um produto para venda na internet, procure preencher todos esses detalhes:

  • explicar de forma clara e objetiva o que o produto faz e como ele pode ser usado;
  • colocar informações extras relevantes;
  • oferecer dados sobre o benefício e valor do produto;
  • disponibilizar informações técnicas.

Imagine, então, um sapato de couro. Aqui, você precisa dizer qual é o tipo de couro utilizado, o que explica, em partes, o seu preço. Não é só isso. Evidencie os benefícios deste produto, apontando detalhes que se sobressaem aos de outros sapatos do mercado.

Caso a sua buyer persona se importa com caimento e conforto, vale a pena destacar esses detalhes e até recomendar outras peças que combinem o sapato de couro.

Use palavra-chave

A palavra-chave deve, claro, ser relacionada ao produto descrito. Use-a já no título e não se esqueça de repeti-la, em algum momento, ao longo o texto. Isso garante melhor posicionamento nos sites de buscas, como o Google. Mas cuidado com excessos, hein!

Seja objetivo

A maioria das pessoas não lê tudo o que um produto pode oferecer. Portanto, você precisa prender a atenção do visitante logo no início e descrever os detalhes mais relevantes logo de cara.

descrever um produto para venda objetividade

Descrições longas e pouco objetivas podem atrapalhar o usuário. Lembre-se que o consumidor online quer rapidez no processo.

Nada de Ctrl + C e Ctrl + V

Por fim, evite copiar e colar informações dadas pelo fabricante do produto. Provavelmente, muitos dos seus concorrentes fazem isso. Dessa forma, seu conteúdo não será diferente dos demais e sua página não vai se destacar nas buscas orgânicas.

descrever um produto para venda sem copiar e colar

Portanto, desenvolva algo original, com a sua cara. Você pode ir além da descrição textual e acrescentar conteúdos em vídeo na página do produto, o que pode ajudar o usuário a tomar um decisão de compra.

Além da descrição de produtos para venda

Boas fotos e uma descrição eficiente podem convencer um usuário que entrou, por acaso no seu e-commerce, a finalizar uma compra. Claro que isso é ótimo, mas melhor ainda é quando você consegue estabelecer um relacionamento a longo prazo com esse cliente. Entra em cena o processo de fidelização de clientes.

Durante o processo de compra, é fundamental você captar algumas informações relevantes sobre o seu contato. Além de um email de contato, procure saber como ele chegou até a sua loja virtual (recomendação, busca orgânica, redes sociais e por aí vai) e pergunte se ele gostaria de receber notícias sobre lançamento de produtos e promoções.

além de descrever um produto para venda na internet

Dependendo das respostas, você sabe quais são os próximos passos que você deve dar para fortalecer esse relacionamento. E, aqui, a melhor maneira de executar suas ações está em utilizar automação de marketing para o seu e-commerce.

Imagine que o usuário demonstre muito interesse por uma categoria específica de produto. Com a ferramenta de automação ville Target, você pode cadastrá-lo em um fluxo de emails que informa tudo relacionado a essa categoria: lançamentos, dicas e promoções. Ao fazer isso, a taxa de conversão de seus emails marketing devem aumentar.

E aí, gostou das dicas? Dê uma revisada nas descrições dos seus produtos e implemente tudo que aprendeu aqui.

Bons negócios!

Posts relacionados