(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você conhece a importância das palavras-chave na sua estratégia SEO? Neste artigo, falaremos sobre como pesquisar palavras-chave que melhor se adequem ao seu conteúdo web.

As palavras-chave são uma das principais técnicas para você ter um bom rankeamento no seu site ou blog. Quando você encontra os melhores termos, através de dados concretos, a melhora em seu negócio é significativa. Se você já sabe pesquisar palavras-chave pro seu SEO, já é meio caminho andado.

Além disso, as palavras-chave são ótimas para atrair seu público alvo através da internet. Quando você insere em seu conteúdo termos que facilmente serão encontrados por seu cliente, as chances da sua marca ser vista só aumenta.

Portanto, quando se trata de SEO, saber pesquisar palavras-chave é uma das principais coisas a ser levada em consideração pelos profissionais de marketing. Praticamente todos os cases de sucesso, utilizam essa estratégia.

Se na sua empresa você não começou a pesquisar palavras-chave para o seu blog, leia esse texto e entenda porque essa é uma estratégia que pode fazer toda a diferença em seu negócio.

Através desse conteúdo, você não só entenderá como saber usar as palavras-chave, como também entenderá a sua importância no seu SEO.

Pesquisa de palavras-chave: o que é?


Descubra a forma correta de pesquisar palavras-chave


Para que o tráfego orgânico aumente no seu blog, é muito importante que seu conteúdo seja relevante para o seu visitante. Mas como esse visitante encontrará a sua empresa? A resposta é: através da utilização de palavras-chave nos mecanismos de busca.

Quando um usuário vai em busca de alguma informação na internet, ele provavelmente quer sanar alguma dúvida ou solucionar algum problema. Ademais, esse usuário pode estar atrás de guias práticos para fazer alguma tarefa, conhecer algum serviço ou até mesmo saber um conceito.

Então, a pergunta que fica é como saber as palavras-chave mais procuradas pelo público que te acompanha? Primeiramente, conheça a sua persona. Descubra quais são seus gostos, comportamentos e hábitos de consumo. Após saber quem é a sua persona, aprenda a pesquisar palavras-chave que são mais procuradas pelo seu público alvo.

Ao conhecer o seu cliente ideal e o seu perfil, você conseguirá se antecipar em relação ao seu comportamento na hora da busca. Ademais, descobrirá quais os problemas que mais afetam ele, e poderá assim, trazer soluções através dos seus conteúdos.

Por isso, é fundamental que você saiba tudo sobre ele para que as palavras-chave da sua empresa façam sentido.

Por fim, ao pesquisar palavras-chave, você terá em mãos os termos que possuem um maior volume de busca, ou seja, as palavras mais interessantes para o seu seguidor.

Essa é uma das estratégias mais funcionais para conseguir mais visitas em seu blog ou site. Sendo assim, sua página terá cada vez mais destaque e irá se diferenciar da concorrência. Além disso, poderá atrair mais clientes interessados pelo seu conteúdo produzido.

Vamos te explicar melhor nos próximos tópicos.

Sobre SEO

Se você é um profissional de marketing, já conhece significado do termo SEO e os benefícios para as empresas que investem nessa estratégia. Mas, se esse não for o seu caso, é importante que você conquiste mais conhecimentos e aplique na sua empresa.

As palavras-chave fazem parte das muitas estratégias de SEO e são fundamentais para um blog tenha muitas visitas mensalmente.

Todas as vezes que o usuário faz uma busca na internet, utiliza algum termo, do qual chamamos de palavra-chave. Se ele digitar a palavra-chave que está em seu blog ou site, provavelmente o Google ou outro mecanismo irá indicar o link do seu site para ele.

Dessa forma, a busca acontece de maneira orgânica. Ademais, há diversos tipos e formas de utilização das palavras:

  • No conteúdo do seu texto;
  • Na parte da meta description do seu wordpress e no título;
  • Nos subtítulos de dentro do conteúdo, especificados com h1, h2, h3;
  • Nas imagens, através do atributo alt
  • Nos primeiros e últimos parágrafos do texto.

Pronto, agora você já sabe os principais lugares onde sua palavra-chave pode ser inserida para rankear de forma mais rápida o seu conteúdo. Use essas dicas para otimizar o seu texto e veja os resultados.

Acesse o artigo da Ville Target “tudo sobre SEO” e aprenda através das dicas que demos o passo a passo para você inserir todas as estratégias na sua empresa. Agora, vamos entender a importância de pesquisar palavras-chave.

Saiba a importância de pesquisar as palavras


Google


Se você está neste artigo, significa que tem interesse em conhecer mais sobre SEO. Pois saiba que essa é uma das etapas principais que devem ser desenvolvidas na sua estratégia SEO. Por isso, pesquisar palavras-chave pode ser o ponto inicial de todo esse processo.

SEO e marketing de conteúdo são próximos. Não adianta investir em um, sem se preocupar com o outro. Sabendo disso, será mais fácil você entender que:

  • Não há benefícios ou resultados se você desenvolver um conteúdo sem propósito.
  • Antes de iniciar qualquer ação, faça um planejamento que irá te guiar em todos os processos, desde a criação de conteúdo até as formas de disponibilizar para o cliente.

No seu planejamento, você poderá definir os seus principais objetivos e metas principais. O que você quer alcançar? Sem essas definições bem estabelecidas, ficará difícil criar oportunidades novas de negócio e se tornar uma referência no seu nicho.

Sendo assim, pesquisar palavras-chave pode ser o que a sua empresa precisa para se destacar e ter sucesso na internet. Sem utilizar essa técnica, dificilmente seus resultados serão alcançados, a menos que você conte a sorte de em uma publicação, sua palavra-chave atingir o seu público alvo.

Vamos entender como pesquisar palavras-chave e transformá-la numa das principais ferramentas de atração para o seu blog?

Como buscar os melhores termos para o meu conteúdo?


pesquisar palavras-chave


Agora você já sabe da importância de utilizar os termos certos e de pesquisar palavras-chave que atraiam o seu cliente. Portanto, vamos nesse momento colocar em prática tudo o que foi ensinado?

Ao seguir as dicas que daremos neste artigo, você saberá quais são os principais termos que seu visitante usa para chegar no seu conteúdo. Por consequência, entenderá também quais termos você deve começar a usar.

Defina o tema

Quais são os temas mais falados na sua empresa? Você fala sobre esportes, culinária, moda praia? Essa etapa serve para definir sobre qual conteúdo você irá abordar inicialmente.

A partir daqui, você irá estabelecer também o seu marketing de conteúdo e sobre o que irá conversar com seu visitante.

Escolhas as principais ferramentas

SEO

A internet hoje em dia disponibiliza uma quantidade relevante de ferramentas SEO, que podem ser usadas tanto por pequenas, quanto por médias e grandes empresas.

Para esse post, listamos as ferramentas:

  • SEMRush
  • Keywordtool.io
  • Keyword Planner

Se você já pesquisa sobre SEO há algum tempo, provavelmente deva conhecer essa última ferramenta. Ela é a ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Google.

Todas essas funcionalidades podem ser utilizadas para procurar palavras-chave e identificar as melhores opções e melhores termos para sua empresa. Através dessas ferramentas você gerará boas oportunidades de negócio.

Faça a pesquisa

Agora que você já conhece as ferramentas disponíveis na internet, vamos à parte prática. Separamos uma explicação da ´. Acompanhe.

  • KeywordPlanner

Através dessa ferramenta do Google Adwords você não só encontrará as palavras-chave mais utilizadas pelo seu cliente, como também algumas ideias bacanas. Ademais, poderá ter acesso à quantidade de mensal de buscas e as suas possíveis variações.

Para utilizar a ferramenta, você pode fazer da seguinte forma:

  • Acesse o Adwords em sua tela inicial
  • Selecione o planejador das palavras-chave. Você será então redirecionado à página onde poderá achar as palavras-chave novas. A partir daí, você irá preencher vários campos que ajudará a ferramenta a buscar as palavras-chave mais interessantes pro seu negócio.

Se os campos todos estiverem preenchidos e as informações forem relevantes, a ferramenta poderá fazer uma análise mais completa dos dados. Como dissemos anteriormente, existem muitos sistemas que podem ser utilizados com esse mesmo fim. Encontre o seu e comece agora mesmo a utilizar.

Essa é uma forma super simples de começar a utilizar ferramentas para procurar palavras-chave.

Quais os tipos de palavras-chave?

palavras-chave

Está cada vez mais claro os benefícios de pesquisar palavras-chave para otimizar a sua estratégia SEO. Se você não entendeu ainda as vantagens, não conseguirá aproveitar ao máximo e investir em marketing de conteúdo.

Fato é que muitas empresas começam a investir inicialmente em busca de palavras-chave para aumentar o tráfego orgânico do blog. Para alcançar esse objetivo, as marcas têm utilizado dois tipos de estratégia:

  • Palavras-chave Head tail
  • Palavras-chave Longtail

Esses termos encheram sua cabeça de dúvidas? Vamos explicar de forma mais detalhada os tipos de palavra-chave que você deve levar em consideração antes de escolher qual será o seus principais objetivos.

Se você conseguir entender a forma de utilização desses termos, ficará mais fácil de você aplicar no seu negócio. Vamos então aos seus significados.

Head Tail Keywords

Essas são as palavras-chave que possuem mais buscas em determinado período, para um nicho. Por exemplo, a palavra “Futebol” poderá ser o termo mais buscado dentro do nicho de esportes. Entendeu?

Portanto, você consegue imaginar quantas vezes essa palavra é mencionada para que tenha um volume alto nos mecanismos de busca? Quanto mais procura, significa que seu conteúdo está sendo bem rankeado e consequentemente seu blog está sendo bem avaliado no Google ou outros motores de busca.

Diariamente, milhares de conteúdos são disponibilizados na internet e muitos são rankeados por conta da palavra-chave utilizada de forma correta.

A partir da palavra “Futebol”, podemos encontrar as ramificações para outros termos, como:

  • Futebol;
  • Futebol Masculino;
  • Futebol Feminino;
  • Jogador de Futebol.

A partir disso, você deverá avaliar nas suas head tail keywords:

  • A existência de boas oportunidades. Embora o volume seja grande, a concorrência também tem acesso a esse volume;
  • Se há concorrência, é necessário que você capriche ainda mais no seu conteúdo;
  • Monitore o seu conteúdo constantemente. Não foque apenas em produzir conteúdos aleatórios. Tenha um objetivo e siga um planejamento com ações bem definidas;
  • Ele é menos qualificado, embora o tráfego orgânico seja alto;
  • As head tail são bastante genéricas;

Long Tail keyword

As palavras-chave “long tail” são consideradas mais específicas e mais longas. Mas o que isso quer dizer?

Vamos supor que você tem uma confecção de roupas para crianças e está vendendo um tipo de roupa específica para recém nascidos. Digamos que você já tenha um público específico que com certeza comprará esse tipo de produto e só está aguardando a oportunidade para aproveitar uma promoção.

E então você resolve criar sua oferta de e-commerce. Ao invés de utilizar uma head tail, ou seja, uma palavra-chave genérica e com um maior volume de busca, você optará por uma long tail. Como assim?

As long tails tem uma probabilidade maior de rankear, pois as palavras-chave utilizadas são mais específicas. O tráfego orgânico apesar de ser menor, as consequências são mais leads são convertidos em clientes. Trocando em miúdos, as Long tails keywords:

  • Tem um tráfego orgânico menor, embora mais qualificado;
  • Tem como objetivo criar conteúdos direcionados;
  • Servem para tirar as dúvidas de forma mais rápida;
  • São ótimos para converter visitantes em compradores.

Conclusão

Claro que você vai utilizar todas as dicas que demos neste artigo em benefício do seu negócio, não é mesmo? O lado positivo de pesquisar palavras-chave é que você conseguirá se aproximar cada vez mais dos interesses de busca do seu visitante.

Se você já fez as suas pesquisas, utilizando as ferramentas de busca, pare então para produzir seus conteúdos de forma estratégica. Saiba no artigo desenvolvido pela Ville Target como escrever textos incríveis e assim atrair seus clientes em potencial.

Aproveite e conheça nossos artigos sobre marketing digital e estratégia SEO, para você sair na frente da sua concorrência. A Ville Target também disponibiliza na sua plataforma muitas alternativas para você otimizar o seu negócio.

Além disso, poderá encontrar planos gratuitos para começar agora mesmo a colocar em prática o seu planejamento. Conheça também nosso artigo sobre Copywriting para desenvolver mais seus conhecimentos sobre produção de conteúdo para web e marketing de conteúdo.

Por fim, esperamos que vocês tenham conseguido entender o valor das palavras-chave em qualquer estratégia SEO e porque a sua empresa precisa começar a investir nessa estratégia agora mesmo.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !