(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se você possui algum tipo de negócio, já deve saber que dar início ao trabalho de marketing digital é essencial, não é mesmo? Afinal de contas, essa estratégia dá mais visibilidade aos seus produtos ou serviços e, por consequência, capta leads para a sua empresa. Isso sem mencionar que o marketing digital estreita o relacionamento com os clientes a ponto de fidelizá-los.

Existem várias formas de você mostrar isso aos consumidores. Da mesma forma, existem vários tipos de públicos consumidores. Diante disso, é imprescindível que você saiba que tipo de marketing é o mais efetivo para seu negócio. Só assim é possível definir a estratégia de marketing mais assertiva. As opções ficam entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Atualmente, o tipo de marketing que está gerando cada vez mais resultados é o Inbound Marketing. Ele foi criado para contrapor o tradicional Outbound Marketing e tem funcionado bem para empresas de vários tamanhos.

Se você ainda não está familiarizado com nenhuma dessas opções, aproveite este texto e veja a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing. Assim, fica fácil você entender qual a melhor opção para você.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é o tipo mais tradicional de divulgação. Sua característica mais agressiva é voltada para a busca do cliente, através da divulgação direta do produto. Com o foco apenas na venda, a preocupação em agregar algum valor para o cliente é bem menor.

Principais ferramentas de Outbound Marketing

A comunicação do Outbound Marketing é de sentido único e utiliza ferramentas bastante conhecidas, como outdoors, flyers spots e anúncios de mídia. Se você reparar bem, são ferramentas de divulgação que exigem um maior valor de investimento.

inbound marketing e outbound marketing canais

O Outbound Marketing também pode ser chamado de Marketing de interrupção. Um ótimo exemplo acontece quando uma pessoa o interrompe no meio da rua para lhe entregar panfleto de uma loja de eletrônicos, por exemplo.

O que é Inbound Marketing?

Acompanhando as novas tendências dos usuários de internet, o Inbound Marketing surge e transforma a forma como a empresa e o consumidor se relacionam durante o processo de venda. Essa estratégia busca entender, em primeiro lugar, a necessidade do cliente e oferecer soluções para sua rotina.

o que é inbound marketing e outbound marketing

Então, as ações de marketing visam evidenciar os benefícios que determinado produto ou serviço proporcionará ao público-alvo. Aí, a concretização da venda é apenas uma consequência.

Principais ferramentas de Inbound Marketing

Foi graças à popularização dos meios e tecnologias que o consumidor mudou sua maneira de se comunicar e também de consumir. Praticamente todo mundo consulta a internet antes de realizar uma compra, mesmo que ela seja efetuada em lojas físicas. De modo geral, os consumidores pesquisam, na internet, preços e vantagens dos produtos que pretendem adquirir.

Por isso, o Inbound Marketing começou a fazer mais sentido. Os clientes são atraídos por ferramentas de busca, referências e redes sociais. Essas alternativas viabilizam uma comunicação de duas vias, ou seja, o cliente tem sua vontade ouvida pelas empresas.

inbound marketing e outbound marketing ferramentas

Os atendimentos, assim, se tornam mais personalizados, fortalecendo a fidelização dos clientes. No Inbound Marketing há um custo médio de investimento menor que o Outbound Marketing. Ele pode ser classificado como marketing de permissão, uma vez que conquistar a atenção do cliente faz toda diferença.

Vamos a um exemplo prático. Imagine que você criou um ebook completo que fala sobre o mercado que você atua. Aí, então, você constrói uma landing page para divulgá-lo gratuitamente. No entanto, para fazer o download, você solicita dados de contato do cliente.

Sabendo nome, email e interesse do lead, você consegue construir uma estratégia para impactá-lo durante todo o processo de compra dele. Que tal criar uma régua de relacionamento com o cliente? Num primeiro momento, você pode enviar conteúdos que tirem as dúvidas dele sobre o mercado. Depois, apresentar os benefícios de seus produtos. Por fim, quando você já o treinou e educou para a compra, é hora de realizar uma oferta.

Conclusão sobre Inbound Marketing e Outbound Marketing

É importante destacar que o Inbound Marketing possibilita que as marcas tenham acesso a dados de alcance das suas campanhas em tempo real. Suas qualidades fazem com que essa estratégia já se torne uma realidade nas empresas, com chances de expansão.

conclusão sobre inbound marketing e outbound marketing

O Outbound, por sua vez, oferece vários benefícios que atendem necessidades a curto prazo. Ao optar por essa alternativa, as empresas precisam verificar se ela se encaixa em seu orçamento. O perfil do negócio também deve ser determinante na escolha. Fique atento, pois um erro pode custar o sucesso de suas vendas.

Agora que você já sabe a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing, está na hora de arregaçar as mangas e encantar seus clientes. Quando for divulgar seus conteúdos e relacionar com seus clientes no ambiente online, considere a possibilidade de contar com uma ferramenta de automação de marketing.

Em linhas gerais, ela poupa seu tempo ao agendar seus posts nas redes sociais, programar campanhas de email marketing e criar landing pages de forma rápida e intuitiva.

Conheça os benefícios do ville Target e faça o cadastro agora mesmo.

automacao de marketing

Posts relacionados