(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que significa endomarketing? Esse conceito une tanto os departamentos de marketing como de gestão de pessoas. Comumente conhecido como comunicação interna, o endomarketing é muito importante para engajar os seus colaboradores e fazer com que os mesmos se sintam motivados a alcançar os objetivos da empresa.

É preciso ter em mente que as técnicas de marketing são tão importantes para o público interno como para o público externo. Afinal, os funcionários são os responsáveis por efetivamente colocar a produção em andamento e são o ponto de partida para criar uma base de clientes fidelizada.

Por isso, preparamos este guia completo com o conceito de endomarketing, dicas para engajar o público interno e as melhores estratégias para criar um time vencedor dentro da sua empresa.

Vamos começar?

O que é endomarketing?

O “endo” significa para dentro, ou seja, “marketing para dentro”. Ele é, portanto, o conceito que engloba as técnicas de marketing voltadas para o público interno de uma empresa.

Esse público interno é caracterizado pelos funcionários, independente do departamento e grau de hierarquia dentro do quadro de colaboradores. É dever dos profissionais de endomarketing encontrar as melhores formas de se comunicar com um time heterogêneo, formado por pessoas de diferentes conhecimentos e diferentes necessidades.

O grande objetivo do endomarketing é construir a imagem de um bom lugar para trabalhar. Ou seja, os funcionários se sentem felizes e realmente querem vestir a camisa da empresa porque sabem que seus esforços são reconhecidos.

Além de disseminar conhecimentos importantes sobre a empresa, como processos que devem ser seguidos e normas de compliance, o endomarketing também é responsável por criar a sensação de pertencimento. Quando os colaboradores se enxergam tanto nos processos, como nos resultados da empresa, a motivação e produtividade podem subir de uma forma significativa.

Quais são as principais ferramentas de endomarketing?

Existem algumas ferramentas que se tornaram as melhores amigas de quem trabalha com o marketing interno. Elas funcionam como canais de comunicação onde você pode ouvir e se fazer ouvir. Inclusive, isso é algo que você deve sempre ter em mente: o endomarketing é um caminho de duas vias.

 

Descubra o que é endomarketing

 

Afinal, de nada adianta construir uma boa estratégia se você não sabe o que os colaboradores precisam e como eles se sentem dentro da empresa. Com a ajuda das ferramentas que apresentaremos a seguir, vai ser muito mais fácil entender isso.

Então vamos começar:

Intranet

A intranet geralmente é o principal canal de comunicação dentro das empresas. Ela funciona como um site que só pode ser acessado pelos funcionários da empresa por meio de um login criado para cada um.

A intranet reúne informações importantes como horário de trabalho, folha de pagamento, solicitações de férias e outros benefícios, enfim. É importante que ao pensar na intranet, você esteja bem alinhado com o departamento de recursos humanos e gestão de pessoas para conhecer tudo o que a empresa oferece.

Todos esses benefícios e condições devem ser bem explicados na intranet para sanar possíveis dúvidas dos funcionários. Além disso, é imprescindível incluir normas, fluxos de processos e manuais de compliance que regem a postura dos funcionários.

Quanto mais completo for esse portal de colaboradores, melhor!

Blog corporativo

Muitas empresas investem em um blog voltado para os colaboradores. O objetivo dessa ferramenta de endomarketing é manter os colaboradores atualizados em relação às principais atualizações tanto da empresa, como do mercado.

 

Descubra o que é endomarketing

 

Por exemplo, se você trabalha em uma empresa de energia elétrica, você pode investir em textos que mostrem a variação de preços ao longo das semanas, criação de novos empreendimentos e mudanças regulatórias do setor. Assim, todos os colaboradores ficam por dentro das notícias de mercado e podem até mesmo ser porta-vozes da empresa.

Além disso, o blog também pode funcionar como uma ferramenta de reconhecimento. Quando um departamento atingir uma meta ou tiver um case de sucesso, você pode convidar os colaboradores a escreverem sobre a ação para que toda a empresa conheça os resultados. Assim, o trabalho de cada setor é valorizado.

O blog corporativo pode ser utilizado de diversas formas e pode trazer resultados bastante significativos para a corporação.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos grandes aliados do marketing digital. No caso do endomarketing, isso não é diferente.

Essa ferramenta funciona como uma espécie de banner visual, sendo principalmente um recurso que atrai a atenção pelo seu design. Ele reúne poucas informações, portanto o texto elaborado deve ser bastante sucinto e direto.

Um dos principais usos do e-mail marketing no caso do endomarketing é a celebração de datas especiais. Seja o aniversário dos colaboradores, aniversário da empresa, dias como Dia das Mães, dos Pais e de cada profissão, enviar esse tipo de material incita o sentimento positivo dentro da empresa.

Além disso, ele pode ser utilizado como convite para eventos internos (vamos falar mais sobre isso em seguida). Ou seja, ele é uma ferramenta muito versátil que pode ser utilizada de acordo com as necessidades da empresa!

Eventos internos

A promoção de eventos internos geralmente também é responsabilidade do endomarketing. Muitas empresas trabalham com eventos mensais de diretrizes, no qual a diretoria da organização apresenta os resultados do mês anterior e as metas para o período seguinte.

 

Descubra o que é endomarketing

 

Esse tipo de evento funciona como alinhamento de expectativas e direciona o trabalho dos funcionários de acordo com a vontade da empresa.

Os eventos de aproximação com o conselho ou diretoria também são bastante importantes. Promover bate-papos com os cargos mais altos da empresa faz com que a diferença de hierarquia fique muito mais sutil e os colaboradores sintam que têm o direito de expressar suas necessidades independente do cargo que ocupam.

Por último, vale a pena citar também eventos de capacitação. Se um processo interno muda ou se você percebe a necessidade de treinar os colaboradores para alguma função específica, você pode criar um evento para capacitar esses funcionários.

A capacitação contínua é, inclusive, um benefício que as empresas oferecem e costuma atrair muitos colaboradores. Afinal, eles sabem que dentro da sua empresa eles terão a oportunidade de crescer profissionalmente.

Ouvidoria interna

Mesmo com esses canais de comunicação, muitos funcionários podem se sentir intimidados em expressar suas insatisfações abertamente. Para sanar esse problema, você pode criar um canal de ouvidoria interna.

O objetivo dessa plataforma é assegurar um ambiente totalmente anônimo para que os colaboradores falem sobre situações de insatisfação ou problemas que aconteceram dentro da empresa. O anonimato transmite a segurança para quem não se sente confortável em falar pessoalmente sobre um problema e precisa de um canal para deixar a sua opinião.

Todas as informações recebidas pela ouvidoria interna devem ser tratadas com sigilo, profissionalismo e respeito. Por isso, os profissionais designados para cuidar desse canal devem ser instruídos a tratarem a plataforma da melhor forma possível para que essa seja uma estratégia eficiente.

Pesquisa de clima

Até agora, apresentamos diversas ferramentas que podem melhorar o dia de trabalho na sua empresa. Porém, como é possível medir a eficiência dessas estratégias?

 

Descubra o que é endomarketing

 

A pesquisa de clima organizacional geralmente é realizada uma vez por ano nas empresas. Ela mede o nível de satisfação e motivação dos colaboradores em relação à diversos fatores, como por exemplo:

  • Salário;
  • Gerência;
  • Sinergia entre equipes;
  • Processos;
  • Benefícios;
  • Eventos internos;
  • Estabilidade;
  • Desenvolvimento de carreira e muito mais!

Todos esses aspectos oferecem uma visão geral de como é trabalhar na sua empresa. Com os resultados em mãos, é possível definir os pontos fortes da organização e os pontos de melhoria. São esses últimos que você deve atacar com as estratégias de endomarketing para garantir um cotidiano profissional muito mais saudável e feliz para todo o quadro de colaboradores.

Existem diversas empresas especializadas na aplicação de uma pesquisa de clima organizacional. Portanto, você deve procurar a que mais se adequa à realidade da sua empresa para escolher o melhor modelo a ser aplicado.

Vale lembrar que a pesquisa de clima também deve ser totalmente anônima para que os resultados sejam válidos. Afinal, os colaboradores se sentem mais seguros em expressar a sua opinião sincera.

Revista institucional

A revista institucional funciona como um blog corporativo, mas sua produção é menor que o blog. Geralmente, elas são produzidas mensalmente e trazem os principais destaques da empresa.

O custo de produção da revista é maior. Por esse motivo, muitas empresas estão deixando esse modelo de lado. Afinal, investir em canais digitais acaba sendo muito mais barato do que o material físico.

 

Descubra o que é endomarketing

 

O objetivo da revista, porém, é a possibilidade de o colaborador levar o material para casa. Como a intranet só pode ser acessada pela empresa e com o login e senha do funcionário, não é possível, por exemplo, mostrar as informações para a família.

A revista permite isso. Um colaborador que teve o seu trabalho destacado na revista pode se sentir muito mais satisfeito se ele puder compartilhar o material com os seus entes queridos.

Portanto, vale a pena considerar o custo de produção e se vale a pena produzir uma revista institucional na sua empresa.

TV Corporativa

Da mesma forma que a revista, a TV corporativa é uma ferramenta que pode trazer muitos benefícios para a empresa, mas também tem um custo de produção maior que os canais digitais.

Além de comprar o equipamento (câmeras, microfones e etc), é preciso também ter colaboradores especializados na gravação e edição dos programas produzidos. Por último, seria preciso contratar uma empresa que forneça as televisões e algumas programações pré-definidas.

A TV corporativa geralmente é exibida nos elevadores e salas de estar e recepção.

Da mesma forma, é preciso avaliar o seu orçamento disponível e se realmente vale a pena incluir essa ferramenta na sua estratégia de endomarketing.

Vale a pena construir uma estratégia de endomarketing?

É muito comum que as empresas pensem apenas no marketing digital externo para atrair novos clientes. Porém, é preciso sempre ter em mente que os colaboradores são uma parte muito importante da sua produção. Por esse motivo, eles devem ser tão bem-cuidados quanto os seus consumidores.

Além de sistematizar informações importantes sobre a rotina de trabalho, a estratégia de endomarketing ajuda a criar um ambiente muito melhor dentro do escritório. Com o clima agradável e a sensação de pertencimento, a motivação dos funcionários cresce e fica mais fácil alcançar todas as metas definidas pela empresa.

Descubra o que é endomarketing

Por isso, podemos afirmar com toda a certeza: vale sim a pena construir uma boa estratégia de endomarketing!

Embora os resultados nem sempre sejam palpáveis, com o passar do tempo você perceberá uma mudança considerável na forma como os colaboradores trabalham. O próprio mercado será capaz de classificar a sua empresa como um ótimo lugar para trabalhar.

E, é claro, os resultados vão transparecer para os seus clientes. Quando você compra um produto de uma empresa que você sabe que cuida bem dos seus funcionários, as chances de fidelização dos consumidores são bem maiores.

Portanto, não perca mais tempo! Comece hoje mesmo a definir as suas estratégias para garantir os melhores resultados possíveis. Boa sorte!

Aprenda mais sobre marketing digital

Você sabia que com os materiais gratuitos do ville Target é possível aprender tudo sobre o universo do marketing digital? Pois é! É possível encontrar e-Books sobre:

Além disso, você pode conhecer também uma ferramenta de automação de marketing que ajuda você a colocar todas as suas ações em prática. Em uma única plataforma, você consegue agendar posts nas redes sociais, enviar e-mail marketing em massa, captar e pontuar os seus leads, construir landing pages eficientes e muito mais.

Por isso, não deixe de acessar o site do ville Target hoje mesmo para saber tudo o que podemos fazer para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais. Acredite: você não vai se arrepender!

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre endomarketing ou marketing digital, deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !