(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Conhecida como uma das ações do marketing digital, o geomarketing mapeia a localização de clientes para que as empresas conheçam seus públicos. No entanto, muitas marcas ainda desconhecem o que é geomarketing e por isso, ainda não se beneficiaram das suas estratégias.

O conceito de geomarketing surgiu inicialmente nas ações offline de venda. Dessa forma, era possível usar a estratégia nos locais do negócio, focando as vendas em algumas regiões, o que determina o sucesso de um produto é o público e sua aceitação.

Com o desenvolvimento tecnológico e consequentemente com o avanço dos processos digitais, as fronteiras entre público e empresa diminuíram. Os custos baixaram e as necessidades dos clientes já podem ser atendidas através do uso de informações de mercado.

Ademais, com o uso intensificado de smartphones e outros dispositivos móveis como tablets, cada lugar que você passa é registrado em seu aparelho. O Google localização registra seus passos, mesmo que você não tenha conhecimento disso.

Outrossim, as marcas têm utilizado essas informações sobre o consumidor, como gostos, localização, etc, para segmentá-lo e entender mais os seus hábitos de consumo. Sendo assim, a geolocalização possibilita melhorar as estratégias de marketing, apenas usando a localização dos clientes.

Mas você sabia que através da sua localização no celular ou através do endereço do IP, seus dados podem ser oferecidos para empresas? Elas estão a todo o momento observando seu perfil, seus comportamento e o que você se interessa.

Portanto, se você visitou vários restaurantes gourmet durante o mês, subentende-se que você se interessa por gastronomia, não é? Por isso dizemos o quão importante é para um negócio ter esses dados em mãos.

Abaixo vamos tirar suas dúvidas sobre o que é geomarketing e qual a sua importância para empresas que desejam conquistar mais clientes.

O que é geomarketing?

Geomarketing é um conceito que denomina as práticas de uma marca ao analisar um público através da sua localização. Antigamente, esse termo era utilizado para verificar os melhores locais para serem abertos estabelecimentos.

No entanto, com o desenvolvimento tecnológico e o uso dos celulares com gps e outros dispositivos móveis, esse conceito ampliou-se. Ele depende muito do deslocamento das pessoas e as informações que são transmitidas com essas ações.

A localização do cliente é super importante na hora de otimizar campanhas de marketing. É através dela que as empresas conseguem segmentar sua audiência e chegar no seu público alvo.

Por exemplo, o geomarketing envolve algumas ações, como a possibilidade de enviar mensagem com personalização para os clientes que passam pela loja.

Portanto, não é à toa que durante uma visualização das stories você seja surpreendido pelo anúncio de uma loja que você sequer entrou. Essa é uma estratégia de marketing muito sutil e funcional para empresas que querem chegar em novos públicos.

O geomarketing é um conjunto de ações que trabalham em conjunto para obter informações sobre o cliente. Portanto, as fotos no instagram, check-is realizados e as hashtags que usamos já são o suficiente para construir o perfil do consumidor.

Esses dados são interpretados pelos algoritmos e entregues às empresas para que entendam melhor o dia a dia do seus públicos. Ou seja, ela depende muito do big data.

Interessante, não é? Continue lendo este artigo para saber mais sobre o que é geomarketing e como se beneficiar dele.

Qual a importância do geomarketing?

Atualmente, o geomarketing tem sido uma ferramenta super importante para empresas que desejam otimizar as suas campanhas e garantir que o conteúdo seja entregue aos seus clientes. Eles podem ser através de mensagens, e-mails, anúncios ou posts, e tem a função de informar sobre algum produto da empresa ou sobre ela em si.

Como dito anteriormente, o celular com o modo GPS ativado revela muitas informações sobre os gostos do seu público. As empresas são detentoras de informações como localização e lugares onde você visitou ou mesmo deseja visitar.

Outrossim, toda vez que queremos informações sobre algum local, procuramos no Google, e com isso ele vai interpretando alguns dados, até chegar no seu perfil final.

Tudo é aproveitado pelas empresas, que utilizam as informações para criar campanhas de marketing que cheguem até você.

 

Quais seus benefícios?

Os benefícios para quem utiliza o geomarketing nas suas ações de marketing são muitos. Através dele, é possível criar uma experiência personalizada para o usuário, de acordo com seus gostos.

Quando se trata de ações offline, o geomarketing é útil para identificar pontos de venda, concorrência e distribuição de produtos. No online, ele possibilita planejar ações locais, melhorar o engajamento e atingir o público certo.

Agora conheça os outros benefícios de utilizar o geomarketing nas suas estratégias de marketing:

  • Analisar o mercado local;
  • Segmentar o público de acordo com a região;
  • Aumentar o engajamento
  • Criar campanhas e promover a fidelização
  • Interagir com consumidores
  • Descobrir novos públicos e locais

Já que você está por dentro dos benefícios e o que é geomarketing, saiba como colocá-los em prática na sua empresa.

Quais as estratégias do geomarketing?

As possibilidades e usos do geomarketing são muitos. Antigamente, existiam as pesquisas de mercado para avaliar questões como públicos e seus gostos, onde estão localizados, etc. Hoje em dia essas informações podem ser captadas através da reunião de dados obtidos por um celular, por exemplo.

geomarketing

Sua empresa pode investir também o Google meu negócio, que é um serviço que cadastra informações sobre a empresa para que ela seja encontrada mais facilmente pelos clientes. Essa é uma estratégia gratuita de geomarketing.

É inegável o papel importante da tecnologia e do acesso à internet nesse processo. O marketing digital é uma fonte inesgotável de conhecimento que deve ser utilizada de maneira correta pelas empresas.

Por isso, listamos algumas estratégias do geomarketing para que você alcance mais clientes e dessa forma, consiga resultados positivos.

Geotarggeting

A primeira estratégia do geomarketing e quem sabe a mais conhecida é o Geotargeting. Essa é a técnica que consiste em segmentar seus públicos através da localização.

Ou seja, a empresa pode segmentar seus clientes para uma campanha de marketing através do local onde elas vivem ou viveram. Dados como o bairro, cidade em que nasceram, etc, podem ser usados como estratégia de geomarketing.

Se você tem um negócio em Recife, porque faria um anúncio no Rio de Janeiro? Portanto, o geomarketing filtra o público que é interessante para ele.

Localização

Você pode descobrir esses dados de segmentação usando o Facebook Adwords e Google Adwords. Essas plataformas são pagas, porém coletam informações usando o IP dos usuários. Outrossim, as ferramentas podem segmentar o público pelo bairro, CEP, região e distância.

A partir daí sua empresa pode oferecer conteúdos voltados para o seu público e consequentemente melhorar os resultados das suas campanhas, seja através do Facebook ou do Instagram.

Geotagging

A segunda estratégia do geomarketing é o Geotagging. Essa é uma das maneiras de captar onde os usuários estão localizados e é muito usado em posts no instagram e no facebook.

Por exemplo, é comum postar uma imagem em determinado local, seja durante um evento ou num simples encontro com os amigos num bar, e marcar a localização.

Para os usuários dessas redes sociais, isso é bom pois permite que outras pessoas sejam influenciadas por essa informação e se sintam encorajados a visitar também. Para as empresas, o benefício maior é a divulgação da marca.

As publicações podem servir também como feedback para que as empresas saibam o que seu público pensa sobre elas. Por conseguinte, as marcas podem melhorar a experiência do usuário a partir da opinião deles sobre ela.

Para tal feito, você pode incentivar que seus usuários marquem a localização quando estiverem no seu estabelecimento. Posteriormente, você poderá monitorar os check-ins realizados na sua empresa.

Geofencing

O Geofencig é outra estratégia que permite que empresas disponibilizem descontos e produtos em tempo real, através da localização do usuário. Ou seja, quando o cliente entra numa área delimitada pela empresa, ele recebe uma notificação com conteúdo, que podem ser ofertas.

A exemplo, temos o waze, que sinaliza um estabelecimento quando o usuário está perto. Outro aplicativo que utiliza bastante esse método é o Google. Quando você está viajando, o Google manda notificações de restaurantes e locais para você visitar.

Dessa maneira, estabelecimentos, tanto pequenos quanto grandes, podem se beneficiar dessas ferramentas para atingir novos clientes. Portanto, ofereça descontos e serviços que possam atrair os clientes para a sua empresa.

Check-ins

Sabia que os check-ins também são estratégias do geomarketing? Ele é importante pois sobe o engajamento e a lembrança da marca na mente das pessoas.

Dois aplicativos que auxiliam na identificação do local onde você está é o Foursquare e o Tripadvisor. Ademais, o Google tem é uma ferramenta útil para encontrar estabelecimentos e fazer avaliações sobre eles. É possível assim inserir comentários, imagens, notas e falar sobre sua experiência, não só positivas, como também negativas.

Por isso, ofereça ofertas e descontos para atrair esse público ao seu estabelecimento e fazer comentários sobre ele.

Site personalizado

site personalizado

Certamente você já acessou algum site que solicitou sua localização. Mas você entende a importância disso?

Quando um site solicita essa informação é porque deseja oferecer a você conteúdos personalizados, a depender da sua localização. Essa é a forma de utilização prática do geotargeting.

Geomarketing em anúncios: saiba como usar

Uma das formas mais efetivas de utilizar o geomarketing nos tempos atuais é criando anúncios. Eles são úteis pois atingem um público segmentado pela localização. Ou seja, quem recebe o anúncio são os usuários determinados pela empresa.

Portanto, campanhas de mídia podem ser construídas em cima desses dados, fornecidos pelo usuário. Mas como isso acontece?

O usuário faz marcações em redes sociais, ativa a localização e com isso disponibiliza seus dados para empresas interessadas em fazer negócio com você.

O que é geomarketing você já sabe, mas vamos descobrir como funciona o Google Ads e o Facebook ads?

Google Ads

Quando você cria um anúncio no Google Ads focado em geomarketing, usuários que estão dentro da delimitação de distância da campanha podem receber notificações em seus celulares ou notificações no e-mail. Outrossim, eles podem visualizar os anúncios da campanha em links patrocinados na página inicial do Google ou no youtube.

O seu gerenciador de anúncio pode segmentar o seu público através do estado, país ou local que seja interessante para a campanha da empresa.

Facebook Ads

Já o Facebook Ads utiliza as estratégias de geomarketing nas redes sociais com o objetivo de gerar mais engajamento. É possível gerar anúncios para o instagram, segmentar as pessoas pela localização e alcançar pessoas que estão próximas ao seu negócio.

Por isso é importante o uso de hashtags e check-is para que uma empresa consiga monitorar melhor seus resultados.

Geolocalização e empresas: quais os benefícios?

Após a leitura desse artigo, ficou mais fácil entender o que é geomarketing e como ele funciona, não é? Além disso, é possível perceber cada vez mais a importância dessa estratégia na conquista de novos clientes.

marketing digital

Entender como funcionam as técnicas aplicadas no geomarketing já é o primeiro passo para criar ações para as empresas. Parece complicado inicialmente, mas você pode contratar um profissional em marketing digital para te auxiliar na aplicação.

Em qualquer lugar que você esteja localizado, crie estratégias efetivas de marketing digital que levem seu conteúdo ao seu consumidor. Embora muitas empresas tenham como foco a sua localização, o que importa de fato é onde o cliente está localizado.

Para concretizar esse objetivo, faça uso da tecnologia e amplie seus horizontes. Abuse da criatividade e das várias possibilidades que o marketing digital e as estratégias do geomarketing tem a oferecer.

Ademais do geomarketing, outras ações como a criação de persona, textos com desenvolvimento SEO e gestão de marketing de conteúdo são importantes para otimizar os resultados de venda de uma empresa.

Agora que você já conhece o geomarketing e já sabe como utilizar no seu negócio, leia o nosso artigo sobre os resultados gerados pelo marketing de conteúdo e saiba como desenvolver estratégias para sua empresa.

Outrossim, aproveite e visite as outras seções do site da Ville Target e conheça as soluções em automação de marketing para o seu negócio.automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !