(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Apesar de todo o seu planejamento de marketing digital, às vezes, algumas de suas estratégias podem acabar dando errado. Entre as razões, pode estar em um simples erro técnico.

Por exemplo, já pensou se o seu email marketing – com aquela promoção especial – acaba não chegando a alguns clientes? Pois é, isso pode acontecer. Casos como esse são chamados bounce. Em outras palavras, tratam-se de erros técnicos na entrega de um email que o faz retornar do servidor.

Normalmente, eles são ignorados, embora não devam. Isso porque apresentar um alto índice de bounce prejudica a reputação do seu domínio e diminui o índice de entrega de suas próximas mensagens. Em suma, atrapalha todos os resultados de suas campanhas.

E existem dois tipos de bounces: o Soft Bounce e o Hard Bounce. Para solucionar esses problemas, é importante, primeiro, entendê-los. Acompanhe o texto abaixo para descobrir o que é Soft Bounce e como evitá-lo nas suas próximas campanhas de email marketing.

Afinal, o que é Soft Bounce?

De modo geral, são erros técnicos temporários que podem acontecer por diversos motivos: bloqueio de antivírus, caixa de email lotada, falha de conexão, servidor temporariamente indisponível, anexo maior que o limite, etc.

afinal o que é soft bounce

Após uma nova tentativa de envio, é possível que a entrega do email acabe dando certo. Como não se trata de um erro tão grave, o mais recomendável é manter uma taxa de Soft Bounce de até 6% da sua lista de contatos.

Por outro lado, se após 72 horas, você tentar um novo envio – sem sucesso mais uma vez – o email de seu lead fica identificado como Hard Bounce.

E o que é Hard Bounce?

Por sua vez, os Hard Bounces são erros mais persistentes, como caixa de e-mail ou servidor/ domínio de destino inexistente. Nesse caso, é melhor não reenviar as mensagens que voltarem, uma vez que elas podem prejudicar a reputação do seu domínio.

Isso porque outros servidores podem identificar o seu email como disparador de spam e, por consequência, rejeitar suas mensagens. Por isso, é muito importante que sua taxa de Hard Bounces se mantenha abaixo de 3%.

Uma solução: lista de supressão

A melhor alternativa é adicionar os emails hard bounce em uma lista de supressão. Dessa forma, eles não são contatados de novo. Além disso, é importante também que sua equipe técnica, caso você a tenha, acompanhe esse endereço de email com frequência.

lista de supressão o que é soft bounce

Mantenha sua lista de contatos atualizada

Diante do risco de sua mensagem de email não chegar ao cliente, manter sua lista sempre atualizada se transforma em algo muito importante. Isso inclui remover os emails que retornarem como Hard Bounce para preservar a reputação de seu servidor.

lista de contatos atualizada o que é soft bounce

Monitoramento das entregas de mensagens

Agora que você já sabe o que é Soft Bounce, ficou ainda mais evidente a importância de monitorar o desempenho de suas campanhas, né?

monitoramento o que é soft bounce

A ferramenta ville Target, que programa e dispara email marketing para toda a sua base, fornece uma lista de métricas de suas campanhas para você analisar. Entre elas, destacam-se a taxa de bounce, de abertura e de clique.

GIF animado email marketing

Posts relacionados