(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se você é um profissional de marketing digital já deve saber o que são bots. Ele representam uma boa fatia do tráfego no Brasil. Por isso, neste artigo, vamos focar em explicar o que são bots e como eles podem ser usados para otimizar o seu negócio.

Os bots são entendidos como alternativas baratas e simples de serem criados, o que pode causar uma certa confusão e abrir brecha para pessoas mal intencionadas. Por exemplo, algumas pessoas podem usá-lo com fins maliciosos. Você provavelmente já teve algum problema com eles. Esses bots podem ser programados para ações como crimes virtuais ou fraudes.

Um dos mais conhecidos é o DDoS, que tem o objetivo de tirar determinado site do ar. Outrossim, existem aqueles que navegam pela internet com o objetivo de encontrar sites vulneráveis para agir de forma a prejudicá-los.

Ademais, saber o que são bots te ajudará a identificar os “bots do mal” que estão espalhados para fomentar ainda mais as fake news na internet. Essa é uma tendência atual, apesar de estar ocorrendo uma corrente contra essa prática.

Portanto, é muito importante que você, seja um profissional de marketing ou até mesmo gestor de alguma empresa saiba identificar o que são bots e quais os negativos.

Embora existam muitas formas de utilização errônea do bots, ele pode ser bastante útil para sua empresa aumentar a produtividade. Para que você entenda melhor o que são bots, leia os próximos tópicos e falaremos mais sobre o assunto.

O que são bots?

Descubra o que são bots e como eles são feitos

Conhecidos como abreviação de robots (ou robôs), os bots são sistemas desenvolvidos com o objetivo de simular a ação do ser humano. Ele funciona de maneira repetida e padronizada, tendo como ambiente a internet.

Da mesma forma que um programa de computador, eles utilizam sites, ferramentas e plataformas para realizar tarefas de forma automatizada. E por falar em automatização, muitos falam sobre o aumento das ações automatizadas na internet, ou sobre a utilização de robôs nas tarefas mecânicas.

A automatização é algo que vem aumentando a cada dia que passa algo mais popular e que melhora de forma significativa a atuação das empresas na internet.

Por um lado, a utilização de bots pode ser algo destrutivo, como dissemos no início deste artigo. No entanto, quando bem usados, eles são ferramentas muito importantes, principalmente no momento da automatização.

Essa é uma das estratégias mais eficientes que você pode implementar na sua empresa. Ademais, os bots do marketing são considerados como uma outra maneira de automação mais popular.

Ao ser programado, ele conseguirá realizar um conjunto de demandas de forma automática e separada. É como uma máquina na qual você programa com determinadas ações e ela as realiza da forma como foi programada.

Através dos bots você poderá finalizar tarefas com mais precisão e sem os erros cometidos pelo ser humano. Além disso, os bots são fáceis de programar e demandam uma série de possibilidades que estão sendo reveladas.

Existe uma infinidade de maneiras de utilizar bots no marketing digital e a automatização é apenas uma delas.

Agora que você já sabe o que são bots, fique atento pois nos próximos tópicos falaremos algumas vantagens que você saberá sobre a utilização dos bots nas estratégias de marketing digital.

Para que eles servem?

Automatização

Você já sabe o que são bots, mas ainda tem dúvidas de como eles podem ajudar o seu negócio? Saiba que eles são muito úteis e se sua empresa tiver objetivos bem definidos, o que é muito importante, poderá ter resultados muito positivos. Se você já chegou até aqui, continue lendo os tópicos abaixo para saber mais sobre como os bots podem beneficiar.

A princípio, as principais vantagens são:

  • A concretização de mais demandas num tempo mais curto;
  • Automatização de processos;
  • Realização de pesquisas;
  • Diminuição dos custos;
  • Visualização das oportunidades;
  • Qualificação de leads;
  • Possibilidade de chatbots.

Embora os bots tragam todos esses benefícios, ainda há diversas formas de utilização que podem prejudicar bastante um negócio. Por isso vale a pena estudar bastante sobre o que são bots antes de implementar no seu negócio.

Por fim, falaremos mais sobre cada tópico logo abaixo.

Manter a comunicação com seu visitante

o que são bots

Essa é uma das principais funções dos bots, além de ser popular. Para você saber mais, essa função pode trazer muitos benefícios e diminuir a carga de trabalho, facilitando a vida do profissional de marketing que atua na sua empresa.

Quando um visitante entra no seu blog ou site, subentende-se que ele está em busca de informações sobre seus serviços ou produtos. Ademais, ele pode estar em busca de soluções para seus problemas e desejam encontrar as respostas no seu conteúdo.

Caso eles não encontrem essas soluções no site do qual entraram, é provável que não voltem mais. Por isso, você deve focar em ajudá-los para que assim se tornem seus clientes de verdade. Para tal, é muito importante que você tenha uma equipe de vendas ou talvez de atendimento ao cliente.

É nesse momento que você deve inserir seus conhecimentos sobre o que são bots. Portanto, ajuste um bot para que ele possa conversar, através de um chat ao vivo, com seus clientes. Muitas pessoas gostam de mensagens instantâneas para solucionar suas questões, mais do que as tão incômodas ligações, ou e-mails que sempre viram spam.

Por meio dos bots, você poderá dar ao seu cliente a possibilidade de conversar com a empresa. Poderá falar com ele uma equipe especializada ou um consultor de vendas. Por isso, aproxime o máximo que você puder o seu bot do seu cliente, criando mensagens humanizadas e naturais. Personalize também, colocando uma foto no perfil do seu chat. Esse é um meio de conseguir gerar uma empatia com o cliente, mesmo que não tenha uma pessoa realmente do outro lado da tela.

Realizar Pesquisas

Dos mais variados benefícios de se utilizar os bots, esse pode poupar muito seu tempo. Se você perde muito tempo fazendo pesquisas sobre a concorrência, essa é uma boa opção para otimizar o seu tempo. No entanto, essa não é uma opção que serve para todas as empresas. Mas, se você busca se atualizar quanto aos conteúdos novos, usar um bot será precioso na sua estratégia.

Qualificar leads

Os bots são ótimos aliados se seu objetivo é qualificar leads. Essa é uma função que pode ser bastante complicada e demandar tempo se você não fizer uso de uma ferramenta de automação.

A gestão de leads e sua nutrição podem sim serem feitas por um bot. Você poderá também descobrir em que etapa do funil de vendas seu lead se encontra e criar ações específicas para ele.

Portanto, para qualificar leads com qualidade, você pode optar por utilizar um chat ao vivo. Esse bot ficará responsável por atrair o lead e fazer com que ele encontre e se interesse pelo que você tem a oferecer, seja um produto ou um serviço.

Personalização da experiência do cliente

Boa parte dos consumidores da internet são mais adeptos aos anúncios personalizados. Isso significa que eles dão valor às experiências com personalização.

Através dos bots, você poderá personalizar as suas ações por meio das enquetes ou de perguntas. Esses bots são programados para coletar dados do usuário e oferecer à ele esse diferencial. Essa é uma das estratégias de utilização dos bots que geram mais resultados.

Ademais, os bots do Messenger do Facebook também podem ser configurados para haver personalização. Cada resposta dada ao cliente estará de acordo com a fase do funil no qual ele está. Se você ainda não entendeu a importância de saber o que são bots, essa é a hora de colocar em prática as dicas que demos neste artigo.

Organizar a equipe

É muito comum pensar em SEO, blog ou anúncios nas redes sociais quando pensamos em estratégias de marketing. No entanto, esquecemos quase sempre da importância do desempenho da nossa equipe.

Assim como todas as outras estratégias, você deve dar atenção ao pontos de acordo e desacordo da sua equipe. Através dos bots, você terá acesso ao que a sua equipe tem feito e poderá manter todos atualizados.

Os bots melhoram a comunicação interna, principalmente para aquelas equipes que trabalham home office, ou à distância.

Quer saber mais sobre o que são bots para incluir boas estratégias na sua empresa? Anote as próximas dicas.

Integrar bots e plataformas de envio de mensagens

Bots

Os bots também podem ser integrados com plataformas de mensagem. Aqui eles se destacam bastante, uma vez que grande parte dos bots foi pensada e criada para desenvolver uma comunicação com os clientes da empresa.

Os bots podem estar presentes em plataformas como Facebook Messenger e Slack. Enquanto o primeiro é perfeito para utilização com leads, o segundo será usado internamente.

Para interagir com os consumidores, o bot do Facebook Messenger pode ser o ideal. Eles fazem toda a parte mais complicada, por serem automatizados, e conversam diretamente com o usuário, ou seja, são bots de interação.

Como? Os bots podem ajudar o consumidor a chegar no seu produto e no fim, comprá-lo.

Comercializar seus produtos

Dando continuidade ao tópico anterior, ao guiar o cliente até o produto do qual fará a compra, os bots tem a função de vender produtos por ele mesmo. Ao fazer perguntas como gênero, preferências, idade, o bot já pode aproveitar para abrir um diálogo.

Por isso, use um programa que ajude o seu bot a funcionar corretamente e tenha menos trabalho. Ele fará toda a parte de marketing e vendas, sem precisar da interferência humana.

Colher informações acerca de dados psicográficos e demográficos

Lead

Um bot tem acesso a todas as suas informações. Isso te assusta? Saiba que através dos bots, é possível recolher informações sobre clientes, mesmo que eles nunca tenham preenchido um formulário.

Como dissemos anteriormente, a maioria das pessoas preferem dialogar com os bots do que receber mensagens ou ligações. Para elas, um chatbot é seguro e algo comumente usado. Através desse chat, as pessoas acabam fornecendo as informações pessoais que a sua empresa terá acesso, principalmente no momento de criar alguma estratégia.

Ademais, os bots são capazes de rastrear os hábitos de consumo e padrões de comportamento de cada pessoa. Esses dados são guardados para que no futuro haja a personalização que os usuários da internet tanto levam em consideração.

Porque é importante usar os bots?

Vamos supor que estejamos falando para um dono de empresa, um gestor ou um profissional de marketing digital. Você tem tempo para todas as atividades da sua empresa/cliente? Se a resposta for não, você precisa urgente de um robô.

Ao entender o que são bots e como eles funcionam, você poderá implementar na sua estratégia algo que envolva o uso de bots. Eles são de fácil utilização e de baixo custo. Além disso, o custo com a manutenção também não é alto e você mesmo pode realizar essa ação.

Quer saber como? Ao contratar um ferramenta de automação como a da Ville Target, você terá o controle total sobre o seu negócio. Poderá mexer nas configurações e estar por dentro dos principais dados.

Como eles são feitos?

 

Agora você já sabe o que são bots e como eles podem ajudar o seu negócio. Apesar de serem bastante úteis, saiba que eles não são difíceis de serem criados. Ou seja, eles podem ser produzidos por qualquer linguagem de programação.

Obviamente, se você não souber como criar um, basta contratar um profissional de marketing digital ou até mesmo um programador. Esses profissionais que estudaram vão saber te auxiliar melhor nessa função.

Ademais, se precisar de soluções em marketing digital para o seu negócio, conheça as várias possibilidades que a Ville Target pode proporcionar ao seu negócio. Acessando o site da empresa, você terá acesso ao planos da Ville Target, inclusive o plano gratuito.

Portanto, verifique quais são as suas principais estratégias e como a Ville Target pode te ajudar a solucionar cada uma delas.

Ademais, não deixe de estudar mais sobre marketing digital através dos materiais disponibilizados no blog da Ville Target. Baixe também nosso e-book sobre marketing digital e potencialize as suas estratégias.

Banner WorkShop Automação de Marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !