(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Em plena era da informação rápida, surge uma tecnologia que ajuda a agilizar o atendimento ao cliente na internet. Aqui, estamos falando dos chatbots. Parece algo de filme futurista, mas esse recurso já é uma realidade. Aliás, existem muitas vantagens em usar chatbot na sua empresa, principalmente se ela utiliza a internet como um canal de venda e de atendimento.

Basicamente, como o próprio nome já revela, chatbot é um robô que conversa com seu cliente via chat. Para tanto, ele precisa passar por um treinamento para reproduzir respostas coerentes para seu público-alvo.

Se você quer saber quais são as vantagens em usar chatbot nos seus negócios, continue acompanhando este texto. Vamos lá!

Afinal, o que é chatbot?

Para ficar mais fácil de entender o conceito, vamos sair do campo teórico e conhecer a prática. Então, pense na Siri do iPhone. De forma geral, ela resolve muitas questões simples para você. Basta acioná-la que a tecnologia programa o alarme, liga para um contato da sua agenda, faz pesquisa na internet e muitas outras tarefas.

vantagens em usar chatbot

É claro que não existe uma pessoa real conversando com você ao acionar a ferramenta. Trata-se, na verdade, de um computador programado para oferecer respostas automáticas para (quase) todas as suas dúvidas. Em resumo, um chatbot.

No mundo dos negócios, as empresas estão investindo nessa tecnologia para automatizar processos burocráticos e repetitivos. Basta educar o chatbot para responder as dúvidas mais frequentes da sua empresa. Assim, você tem mais tempo para resolver problemas mais delicados e focar em questões mais estratégicas do seu negócio.

Vantagens em usar chatbot

Como adiantamos acima, algumas empresas já utilizam os chatbots para facilitar alguns processos, como de tirar dúvidas, vendas, consultas de pagamentos, pré-atendimento, envio de código promocional e suporte de um produto ou serviço.

É mais tempo e dinheiro para você. Isso porque você não precisa recorrer a contratação de funcionários para solucionar problemas simples de seus clientes.

vantagens em usar chatbot

Mais uma das vantagens em usar chatbot está no atendimento rápido ao cliente. Ele não precisa mais procurar pelo telefone da sua empresa no site e telefonar para tirar uma pequena dúvida. Tampouco esperar uma pessoa responder suas perguntas no chat.

Então, se você vende produtos pela internet, um usuário pode tirar dúvidas no meio da madrugada por meio do chatbot. É um atendimento full time! Menos burocracia para o cliente, mais dinheiro para a sua empresa.

A realidade dos chatbots está mais próxima do que você imagina

O chatbot é uma verdadeira revolução na interação entre pessoas, empresas e tecnologia. Se você ainda não está convencido das vantagens de usar chatbot? Pois saiba que, em breve, a maioria das empresas estará investindo nessa tecnologia.

Uma pesquisa da Oracle, empresa multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos, revela que oito em cada dez grandes empresas já usam ou pretendem implementar chatbot até 2020. Além disso, 42% delas afirmam que as tecnologias de automação melhoram a experiência do cliente.

Se os chatbots não fizessem tanta diferença, as empresas não investiriam nessa ferramenta, não é verdade?

Vantagens em usar chatbot no Facebook

Sabendo que as redes sociais funcionam como um dos mais importantes canais de comunicação entre empresas e clientes, você não pode abrir mão dessa tecnologia nessas plataformas. Principalmente na mais popular delas: o Facebook.

Aliás, o próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já cantou a bola: “Você deveria enviar uma mensagem para uma empresa do mesmo jeito que envia para um amigo. Você deve ter uma resposta rápida e isso não deve exigir sua atenção total, como uma ligação telefônica exige. E você não deveria ter que instalar um novo aplicativo.”

O Facebook Messenger, inclusive, já permite o uso de chatbot como um canal de comunicação automatizada. Mensagens podem ser enviadas a qualquer momento, com um conteúdo segmentado.

Não deixe de investir em outros recursos de automação de marketing

Diante desse cenário, podemos concluir que a automação de marketing veio para ficar; é um caminho sem volta. E ela não se resume apenas ao atendimento ao cliente. Aqui, você pode automatizar suas ações de captação de leads e divulgação de produtos e serviços.

vantagens em usar chatbot

Com o ville Target, por exemplo, você pode agendar todos os posts do mês nas redes sociais. Assim, você marca presença nas plataformas e não se esquece de interagir com seus seguidores em nenhuma data importante. Ainda é possível criar uma régua de email marketing, de modo que os leads recentemente cadastrados já comecem a receber um fluxo de emails com frequência.

Enfim, não deixe para depois! Cadastre-se agora e veja com seus próprios olhos como a automação de marketing pode impulsionar seus negócios.

Posts relacionados