(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe quais são os erros mais comuns de SEO? Esse conjunto de técnicas, quando aplicado de forma eficiente, tem o poder de ajudar o seu site a conquistar as primeiras posições de uma busca. Isso é importante para atrair novos clientes para o seu site e construir a sua relevância online.

Porém, existem alguns erros básicos que podem prejudicar toda a sua estratégia. Para evitar que isso aconteça, você precisa primeiro entender o que é Search Engine Optimization e quais são as suas principais técnicas.

Por isso, não deixe de acompanhar o artigo até o final!

O que é SEO?

SEO (ou Search Engine Optimization – traduzido para otimização para mecanismos de busca) é o nome dado ao conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas online no geral para os mecanismos de buscas. Seu objetivo é alcançar boas posições sem a necessidade de investir em anúncios.

Erros mais comuns de SEO

Como eu posso colocar a minha página nas primeiras posições do Google sem pagar?

Agora, vamos conhecer técnicas que podemos utilizar para melhorar o rankeamento de uma página sem a necessidade de pagar pelo anúncio. Existem dois tipos de fatores que ajudam nessa missão: os fatores on page, que são aqueles feitos diretamente na página, e os off page, que nem sempre dependem de você. Dentre os fatores on page, podemos destacar:

Qualidade e tamanho do conteúdo

O Google classifica os sites como baixa ou alta qualidade de acordo com a leitura do conteúdo. Essa leitura é feita pelos robôs, por isso o texto escrito é mais recomendado que o uso de imagens.

Erros mais comuns de SEO

Ao escrever, considere que a mensagem deve estar clara e sanar todas as dúvidas que o usuário tenha ao realizar a pesquisa. Quanto ao tamanho, o recomendável é que o texto tenha até 2000 palavras, pois considera-se que o usuário online precisa de uma mensagem curta. Mas, lembre-se: isso não é regra. O importante é que o conteúdo seja claro e conciso.

SEO Title (ou meta title)

Conhecido pelos dois nomes, o SEO title é o título do seu site que aparece nas buscas do Google. É um dos fatores mais importantes, tanto para o rankeamento, quanto para aumentar o CTR do site (click through rate: mostra que o seu meta está atrativo e que as pessoas desejam entrar no seu site apenas pelo título. É uma das principais métricas a serem consideradas). Os principais fatores para um bom SEO Title são:

  • Ter, em média, 55 caracteres;
  • Conter a palavra-chave à esquerda, pois é para onde se dirige o olho do usuário;
  • Ser objetivo;
  • Conter mês e ano, o que passa a ideia de conteúdo atualizado.

Inclusive, alguns dos erros mais comuns de SEO são justamente esquecer dos demais recursos que não envolvem o conteúdo diretamente. Por isso, preste atenção nestes fatores!

URLs amigáveis

A URL do seu site deve, se possível, conter a sua palavra-chave principal, ter hífens em vez de espaços, ser curta e facilmente interpretável e, de preferência, ser relacionada ao título do post.

Heading tags

As headings tags são fundamentais para identificar a prioridade do conteúdo no seu site e funcionam como intertítulos no texto. Elas são nomeadas de H1 a H6, sendo que os números representam a ordem de importância.

Erros mais comuns de SEO

Além de facilitar a leitura do conteúdo pelos usuários, otimiza também a leitura pelos crawlers do Google. Importante: sempre usar a palavra-chave no H1 e, se possível, em um H2.

Palavras-chaves

As palavras-chaves devem aparecer de forma natural no seu texto, sem serem forçadas ou aparecerem muitas vezes. Caso a palavra seja muito repetida o Google entende o conteúdo como spam, o que é, com certeza, um dos erros mais comuns de SEO. Use a palavra-chave principal em H1 e suas variações ao longo do texto.

Tempo de permanência na página

O tempo de permanência indica que o seu conteúdo está de acordo com os anseios do usuário e que ele interage em seu site. Quando ele apenas entra e sai logo da página, acontece o bounce rate. Um bounce rate alto indica piora no rankeamento.

Erros mais comuns de SEO

Otimização de imagens para SEO

As imagens têm muito a contribuir para o seu site. Além de ilustrar o texto, elas podem facilitar a leitura e atrair os visitantes com o apelo visual. Além disso, elas são uma ótima forma de reforçar a identidade visual da sua página.

Porém, elas também precisam ser otimizadas para garantir a sua eficiência. Um dos erros mais comuns de SEO é desconsiderar o tamanho da imagem e, consequentemente, fazer com que a página leve muito tempo para ser carregada. Isso pode fazer com que os visitantes deixem o site e a sua taxa de rejeição aumente.

Por fim, é preciso também pensar em funcionalidades como o texto alternativo e a legenda para garantir a eficiência do uso de imagens ilustrativas.

Erros mais comuns de SEO

Já entre os fatores off page (que, lembrando: são aqueles que não necessariamente dependem de você), podemos ressaltar:

Link building

O link building é a parte mais importante do SEO OFF page porque destaca o seu domínio como referência para o Google. Ele funciona como indicações, ou seja, todo site que linka para a sua página indica que o seu domínio conta com conteúdo de qualidade.

Localidade

O Google dá preferência aos resultados do mesmo local do usuário. Por isso, é importante deixar claro a localização da sua empresa ou comércio para aumentar a relevância da busca.

Redes sociais

O engajamento e menções nas redes sociais também são muito importantes para o Google entender a sua relevância e autoridade. Uma presença forte nessas mídias indica a satisfação de seus clientes!

Erros mais comuns de SEO

Qual a importância do uso de palavras-chave?

Agora que você já sabe o que é SEO e quer otimizar o seu site, é preciso definir a sua palavra-chave principal. Ela deve estar diretamente ligada ao seu negócio para facilitar a pesquisa no Google. Além da palavra-chave principal, o Keyword Planner do Google sugere palavras semelhantes que podem levar o usuário até a sua página. Por exemplo:

Palavra-chave principal: Marketing Digital

Palavras-chave secundárias: Marketing Digital, otimização de site, mecanismos de buscas, etc.

Inserir essas palavras no conteúdo do seu site de forma natural fortalece a identificação do conteúdo pelos bots e garante um rankeamento melhor no Google!

Como medir a eficácia das técnicas de SEO

Para analisar a otimização do seu site, existem algumas métricas fornecidas pelo Google que podem ajudar a identificar o que pode ser melhorado no seu conteúdo online. São elas:

SERPs: os SERPs são as Search Engine Ranking Positions, ou seja, a posição no ranking de mecanismos de busca. Quanto mais otimizado for o site, mais alto ele estará nas posições do Google. Uma boa dica é digitar a sua palavra-chave oficial na janela anônima do Google para verificar a posição.

Erros mais comuns de SEO

CTR: o click through rate, como já foi mencionado, avalia a eficácia do seu meta title. Como é o primeiro contato que o usuário tem com a sua página, é importante que ele esteja adequado para atrair os possíveis clientes.

Tráfego: o tráfego do site indica o número efetivo de usuários que passaram pela sua página. É importante analisar o tráfego também de acordo com o tempo de permanência da página, pois essa relação indica o engajamento.

Bounce rate: como também já foi mencionado, o bounce rate indica que o conteúdo da sua página não está atrativo para os usuários. Esse número representa a quantidade de pessoas que entraram em sua página, mas não permaneceram por não encontrarem o que estavam buscando. Uma boa dica para diminuir o bounce rate é adicionar mais palavras-chave em seu conteúdo, sempre de forma natural.

Agora que você já sabe tudo sobre o que são as técnicas de otimização e qual a importância para o seu site, chegou a hora de conhecer os erros mais comuns de SEO para evitar cair nessa enrascada. Confira!

Os 6 erros mais comuns de SEO

Não usar palavras-chave long tail

As keywords chamadas de long tail são aquelas consideradas secundárias. Por esse motivo, elas costumam ser deixadas de lado no planejamento de palavras-chave.

Isso é um dos erros mais comuns de SEO porque elas são mais direcionadas que as palavras-chave principais. Vamos entender melhor:

Imagine que você trabalha em uma loja online de maquiagens. A keyword principal para o seu conteúdo seria maquiagens. Porém, a competitividade desse termo é muito grande e as chances de ranquear no Google são menores.

Erros mais comuns de SEO

Agora, se você investir no long tail “compre maquiagens online”, as chances aumentam consideravelmente. Por isso é tão importante considerar esses termos no planejamento!

Escrever textos muito longos

Outro erro bastante comum é escrever artigos muito longos. Você deve ter em mente que o leitor online raramente tem tempo para ler, principalmente se ele utilizar smartphones e tablets para acessar o site.

O recomendado é que os artigos variem entre 600 e 2000 palavras. Acima disso, as chances de relevância para o visitante diminuem consideravelmente. Com isso, caem também as chances de alcançar bons resultados de SEO.

Não utilizar subtítulos

Mesmo em textos curtos, o uso de subtítulos é imprescindível para uma estratégia eficiente de SEO. Além de eles reforçarem as palavras-chave, a quebra de parágrafos faz com que os artigos fiquem muito mais legíveis e fáceis de serem compreendidos.

Erros mais comuns de SEO

Abuse dos recursos de H1, H2, H3 e assim por diante. Não se esqueça também de trabalhar as keywords nesses subtítulos para facilitar o reconhecimento do Google.

Ignorar o meta title

Um dos erros mais comuns de SEO é focar muito no texto e esquecer das outras características importantes para o Google. Por isso, é preciso aprender a desenvolver um meta title forte. Isso é importante porque este recurso caracteriza o primeiro contato de um usuário com o seu site.

Ao elaborar um meta, tente manter o título com em média 55 caracteres e, se possível incluir o mês e o ano da postagem para passar a sensação de atualidade. Também inclua a palavra-chave principal logo no começo do título para facilitar a identificação.

Não otimizar as imagens para SEO

As imagens são um recurso muito útil para os sites. Além de quebrar o texto e atrair o leitor como um recurso visual, elas também são capazes de facilitar o reconhecimento pelos robôs do Google. Mas, para isso, é preciso saber otimizá-las.

Erros mais comuns de SEO

Procure sempre salvar as imagens com as palavras-chaves entre hífens e investir no alt text, que são os textos alternativos da imagem. Quando você insere esse texto, você permite que o Google faça a leitura da imagem de acordo com os seus caracteres.

Exemplo: salve uma imagem de um batom como “cosméticos-dicas-de-maquiagem”. Assim, o arquivo também poderá aparecer na busca por imagens e levar mais pessoas para a sua página.

Não considerar a navegabilidade do usuário

Como você já viu, o Google leva em conta a navegabilidade como um todo para rankear bem um site. Isso significa que é preciso pensar em toda a experiência que o visitante tem no seu site para garantir que o seu conteúdo será relevante.

O tempo de carregamento da página é um dos recursos mais importantes para isso. Por isso, procure ampliar a velocidade do site para evitar perder uma visita.

Além disso, incluir chat bots e outras formas de atendimento online também faz com que os clientes se sintam acolhidos e, consequentemente, tenham uma boa experiência no site.

Evitar os erros mais comuns de SEO é uma tarefa difícil, porém não é impossível. Com tempo e dedicação, você consegue construir uma página relevante tanto para o Google como para os usuários, garantindo assim o aumento das suas vendas, da base de consumidores e da sua presença online no geral!

Se você quer saber mais sobre marketing digital e como melhorar o seu negócio, não deixe de conferir os nossos demais artigos e materiais gratuitos do ville Target. Com e-Books totalmente de graça, você aprende tudo o que precisa sobre esse universo e aumenta as chances de alcançar o sucesso!

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não se esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !