(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O Instagram tem sido uma das redes sociais mais utilizadas nos últimos tempos. No entanto, como conseguir um bom engajamento e ter seguidores nessa rede? Talvez seja a hora de você descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram da sua empresa.

Conhecer bem as redes sociais com que se trabalha e a sua forma de utilização é muito importante para uma estratégia ter sucesso.

Geralmente especialistas em marketing digital levam muito tempo tentando descobrir formas de fazer engajar as marcas a partir das redes sociais.

Por isso, descobrir os melhores horários para postagens faz parte do processo de uma estratégia de marketing digital. Esses dados, que podem ser conseguidos através de ferramentas de métricas ou de sistemas automatizados com o da Ville Target, podem contribuir muito para o sucesso de um negócio.

No entanto, cada rede social exige uma atenção diferenciada, e com o Instagram não seria diferente. A ferramenta tem como característica a presença de um algoritmo que sentencia qual o post é mais relevante para você e o que deve ser mostrado como prioridade.

Fato é que muitos dos critérios têm como base o horário que você escolhe para fazer suas postagens. Por isso, é importante que você tenha um bom engajamento assim que faz uma publicação. Isso ensinará a ferramenta que seu post é interessante e que merece ser mostrado para mais gente.

Como dúvidas sobre como isso funciona? Vamos por partes então. Nesse artigo vamos te mostrar quais os melhores horários para fazer postagens no Instagram. Outrossim, você também saberá o momento em que seus seguidores estão participando de forma mais ativa dos seus posts.

Leia as dicas que daremos abaixo e descubra qual é o melhor horário para postar no Instagram.

O que devo saber antes de postar meu conteúdo?

Redes Sociais

Existem vários estudos sobre o melhor horário para postar no Instagram. No entanto, você deve inicialmente saber qual horário o seu público está online.

A cada dia que passa, o algoritmo da ferramenta se atualiza e como consequência precisamos nos atualizar também. Por isso, é importante que você faça testes e se adapte aos melhores horários para a sua empresa, de acordo com o seu mercado.

Existem algumas coisas que você precisa saber antes de criar uma publicação.

Conheça o seu público

Conheça os hábitos de quem segue o seu perfil no Instagram. Não adianta muito dizer “poste num horário x”, se você não conhece bem o seu negócio e o horário em que seus clientes acessam o Instagram.

Por exemplo, se seu seguidor pratica corridas de rua, provavelmente estará acordado às 5h da manhã e verá as suas publicações. No entanto, se você resolver postar à noite, talvez o engajamento não seja o mesmo.

Monitore em que seu cliente usa as redes sociais. Faça uso de ferramentas onde você possa visualizar as métricas de seguidores e o melhor horário para postar no Instagram.

Em que região ele está localizado?

Onde seu cliente está localizado? Para saber exatamente o melhor horário para postar no Instagram, saiba os locais onde ele está. Em quais países, regiões e cidades eles estão localizados?

Use o Instagram for business para descobrir a localização, a idade de gênero dos seus seguidores. Outrossim, poderá descobrir em quais momentos eles estão conectados ao Instagram.

Ademais, atente-se ao horário de verão e ao horário em que o comércio da sua cidade está aberto. Se estiver criando um conteúdo para quem está em outro país, verifique o fuso, pois os horários são muito diferentes.

Para isso, você pode usar o Google Analytics e entender as características principais do seu cliente.

Faça publicações fora do horário comercial

Evite ao máximo fazer postagens em horário comercial, por motivos óbvios: as pessoas estarão trabalhando. A não ser que seja na hora do almoço.

Quando se trata de vídeos, as pessoas precisarão ficar mais tempo vendo e ativar o som. Se a pessoa estiver na escola ou trabalho, ativar o som para ver um vídeo pode ser algo um pouco constrangedor.

Por isso, não poste vídeos no horário de trabalho das pessoas.

Aproveite os finais de semana

Os finais de semana podem ser altamente proveitosos. Segundo pesquisas, os finais de semana são vistos como os piores dias para postar no Instagram, no entanto verifique se isso se aplica ao seu negócio também.

Em caso positivo, invista num conteúdo nesses dias.

Como descubro o melhor horário para postar no Instagram?

Depois de saber os horários em seus seguidores estão online e seus principais hábitos da internet, vamos saber algumas formas de descobrir o melhor horário para postar no Instagram.

Faça testes

Você sabia que é possível descobrir quando o seu público principal está online? Faça testes e descubra. No entanto, você precisará de um bom tempo para descobrir, que pode levar até meses, se você quiser ter informações completas.

Vá postando em dias e horários diferentes, além de ir anotando o engajamento conseguido em cada postagem. Ao final de um tempo de teste, você terá acesso e saberá exatamente quais postagens foram mais bem sucedidas e as menos bem sucedidas.

Faça um planilha e vá organizando por colunas os dias, horários, além de inserir a quantidade de comentários e curtidas.

Na parte de informações, você poderá escrever coisas relacionadas ao engajamento. Se foi uma campanha, ou lançamento de produto, tudo relacionado a sua publicação.

Use o Instagram for business

melhor horário para postar no instagram

Uma das melhores maneiras de verificar as métricas do seu negócio no Instagram é utilizar o Analytics, um aplicativo gratuito que te ajudará com os dados dos perfis dos seus clientes.

Se você tiver uma conta comercial, será mais fácil visualizar essas métricas. No entanto se o seu perfil for pessoal, terá que mudar para uma conta comercial.

Se você usa um celular Android, poderá clicar nas configurações e alternar para um perfil comercial. Através dele, sua empresa terá acesso aos horários e dias em que o seu público está ativo. Ou seja, você poderá sentir como está o engajamento das suas postagens.

Utilize ferramentas

Você pode também fazer uso de ferramentas para descobrir qual é o melhor horário para postar no Instagram. Outrossim, através dessas ferramentas, você poderá fazer análises do seu perfil com base nos seus dados disponibilizados.

Conheça a ferramenta do Ville Target e tenha uma gestão automatizada das suas postagens nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter. Através desse sistema, você poderá agendar os seus posts para horários estabelecidos por você e ter acesso a métricas de engajamento.

Entre no site e conheça os planos disponíveis para o seu negócio. Contrate no início um plano gratuito e conheça a plataforma.

Qual o melhor horário para postar no Instagram de empresas?

Instagram

Hoje em dia, muitas empresas usam o Instagram para potencializar os seus negócios. Por conta do apelo visual e a possibilidade de postar fotos interessantes e vídeos atrativos, o Instagram tem sido uma das redes sociais mais utilizadas ultimamente.

No entanto, os analistas de redes sociais e especialistas têm esbarrado num inimigo muito comum: o algoritmo. Assim como os usuários do Facebook encontraram dificuldades para divulgar seu conteúdo de forma orgânica, o Instagram tem passado pelo mesmo processo.

A ferramenta tornou-se uma vitrine para empresas que precisam divulgar seu negócio online, além de ter a presença de usuários comuns. Portanto, para ser utilizada como negócio, descobriu-se o melhor horário para postar no Instagram, ou os melhores horários.

Segundo dados, os melhores horários são às sextas às 5h, nas quartas às 15h e na quinta às 5h, 11h, 15h, 16h. Outrossim, os outros horários são de terça à sexta das 9h às 18h. O interessante é que o pior dia para promover o engajamento através do Instagram é aos domingos.

Se você não sabia dessas informações, é bom se atualizar sobre esses dados. Para qualquer empresa, é importante que saiba que o Instagram é uma ferramenta de negócios que deve ser usada estrategicamente.

E por falar em estratégias, vamos ver como as empresas de segmentos diferentes podem descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram e se beneficiar disso?

Instituições de Ensino

Empresas de educação também podem ser beneficiadas ao saber o melhor horário para postar no Instagram. Além de atingirem os seus clientes já existentes, elas podem produzir um conteúdo para conquistar novos seguidores, que podem se tornar clientes futuramente.

Segundo estudos, o melhor horário para postar no Instagram é na segunda às 20h. Esse é o dia em que o engajamento é maior, diferentemente do domingo, que é o pior dia para postar nas redes sociais.

Outrossim, se a sua instituição de ensino precisa de ajuda em marketing digital, seja ela uma escola, curso ou faculdade, recorra a uma agência digital. Se desejar potencializar os seus negócios, contrate uma ferramenta de automação e veja os resultados dos seus esforços.

Área de saúde

Descubra qual é o melhor horário para postar no instagram

Se você trabalha no marketing de uma clínica ou de um hospital, já parou pra perceber qual o horário em que seus seguidores estão online?

Pois neste tópico você saberá. Muitas empresas perdem a oportunidade de criar um conteúdo direcionado para o seu cliente por não saberem a importância e o retorno que o Instagram pode trazer para o negócio.

Fotos e vídeos podem ser bastante interessantes para esse nicho de mercado. Eles podem conectar a empresa ao usuário, gerando uma relação de proximidade.

Portanto, o melhor dia para postar no Instagram desse segmento é às terças. Evite apenas postar aos finais de semana.

Empresas sem fins lucrativos

Assim como muitas outras empresas, as instituições sem fins lucrativos tem utilizado o Instagram para mostrar o que vem sendo feito por elas. Ademais, existem alguns horários convenientes para postar.

Esses horários que geram um engajamento maior são em dias de semana como terça  das 15h às 21h, quartas das 15h às 16h e quinta das 14h às 15h.

Se você se encaixa nessa modalidade de negócio, poste também entre 10h e 14h na sexta. Finais de semana são os dias mais difíceis de conseguir engajamento.

Setor de Tecnologia

Empresas do segmento tecnológico também podem se beneficiar com o Instagram. No entanto, muitas têm uma dificuldade em criar estratégias para se destacar nas redes sociais.

Primeiramente, é importante que elas entendam a importância de ter uma boa gestão de marca e saber como usá-la. Por isso é importante que elas tenham outras marcas como referência, para poder iniciar o seu branding.

Em suma, o melhor horário para postagem é na quarta feira às 10h. Ademais, a quinta ainda é o dia em que o engajamento é maior. Se sua empresa produz um conteúdo voltado para o nicho da tecnologia, ela terá grandes chances de gerar uma boa interação.

Crie estratégias com base nos horários em que seus seguidores estão online e tenha um retorno favorável. No entanto, é necessário que você siga as dicas que demos nesse artigo e faça um uso recorrente das redes sociais.

Planeje o seu conteúdo

Agora que você já sabe os horários em que seu cliente está online e o melhor horário para postar no Instagram, é o momento de planejar o seu conteúdo. Use o recurso de agendamento de posts da Ville Target e tenha tempo para pensar no seu conteúdo.

E por falar nisso, é importante que você faça esse planejamento para dias, ou um mês a frente. Poste sempre nos mesmos horários para ter uma frequência e faça com que seu seguidor aguarde ansiosamente pelo próximo post.

Os horários não são definitivos, portanto, não existem regras a serem seguidas. Tudo dependerá do mercado onde está inserido o seu negócio. O ideal é seguir as dicas que demos anteriormente, como usar os dados disponibilizados pelo Instagram para descobrir as métricas de engajamento, fazer testes e utilizar as ferramentas que disponibilizam esses dados.

Outrossim, invista em marketing de conteúdo para ter um conteúdo inteligente e dedicado especialmente ao seu cliente. Enquanto existem posts agendados, você poderá se preocupar com os próximos conteúdos.

Por fim, se quiser entender mais sobre redes sociais, marketing digital, ou tiver interesse em fazer marketing pelo Instagram, clique no banner que disponibilizamos nesse post ou acesse os conteúdos gratuitos no blog da Ville Target.

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !