(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Resumidamente, Marketing de Resultados nada mais é do que a capacidade de identificar se o conjunto de estratégias e ações realizadas para incrementar seu processo de venda está sendo benéfico. Simples. Sem mistérios. Todos os esforços de marketing culminam nesse ponto.

Decerto que as ferramentas atuais de Inbound Marketing e seu significado também já estão bem mastigados. Basta procurar um tema relativo na internet e é garantido que você vai receber uma enxurrada de informações.

Tráfego, marketing orgânico, Search Engine Optimization, algoritmos, estratégias, Funil de Vendas, Estudo de Mercado, etc. Praticamente 100% dos empreendedores, prestadores de serviço ou empresas com nome a divulgar conhecem esses tópicos a fundo. E, conhecem a importância da aplicação desses conceitos para um marketing de resultados bem-sucedido.

De fato, esses pilares não podem ser negligenciados. Entender a relação comercial entre oferta e demanda, consumidor-empresa é o stepping stone do processo. É o ponto de partida sem o qual nada mais pode ser realizado.

Entretanto, imagine que todas as empresas do mundo tenham o mesmo nível de conhecimento conceitual e técnico. Imagine que todos efetuem as mesmas práticas de marketing e publicidade. E aí? Analogamente, podemos associar o processo de marketing a um Grand Slam de Tênis. Atletas muito bem preparados com, praticamente, o mesmo nível técnico e tempo de treinamento.

Por que, então, um sempre sai na frente? Se a premissa é conhecer e entender igualmente os mecanismos conceituais e técnicos do ramo, conclui-se que todos alcançariam os mesmos resultados. E, resultados excelentes. Certo?

Dessa forma, fica fácil perceber que não basta o conhecimento técnico para ter sucesso no estabelecimento da sua marca no mercado. É necessário aquele “je n’est ce quoi”, aquele “it factor”, aquele “algo a mais”. É necessário o (s) fator (es) que o distinga dos demais que produzem ou prestam o mesmo serviço que você.

Nesse sentido, idealizamos alguns tópicos que irão auxiliá-lo a formar sua identidade singular. Pontos que ajudarão a elevar seu marketing de resultados acima das expectativas e fazer você não se tornar apenas mais um na multidão.

Veja:

 

1. Crie um marketing de conteúdo diferenciado

 

Uma das estratégias já bastante tarimbadas em marketing digital é a manutenção do fluxo constante de conteúdo circulante. Seja em sua página ou no seu site principal.
Há quem diga, inclusive, que apostar no marketing pago de plataformas como Facebook e YouTube, sem a constante produção de material é, virtualmente, inútil.

Sendo assim, o que aprendemos sobre Marketing de Conteúdo para galgar os melhores resultados é que você precisa atrair clientela em potencial. Estabelecer um relacionamento; ganhar confiança; demonstrar conhecimento de autoridade; ser a solução para o problema do consumidor que o procura.

Atrair os famosos prospects que se transformarão em leads dependendo da qualidade do conteúdo oferecido.
Sobretudo, você precisa conhecer a fundo a jornada desse cliente, desde o primeiro momento que visita sua página até efetuar uma compra. Na verdade, até o pós-venda também já está estabelecido como forte método de continuidade e fidelização.

 

marketing de resultados conteúdo diferenciado

 

E, cada uma dessas etapas está intrinsecamente ligada à produção de conteúdo contínuo.
Entretanto, a produção de conteúdos diferenciados pode colocar você na dianteira da corrida. E garantir que seu Marketing de Resultados seja potencializado.
Como criar um conteúdo diferenciado?

 

Seja criativo

 

Criatividade não dá em árvores, mas ela pode ser treinada. Pensar “fora da caixa” é o primeiro passo. O pensamento criativo é como um músculo.
O marketing criativo tenta olhar o mundo com olhar crítico e um viés antagônico ao que se usualmente faria. Em primeiro lugar, aposte em exclusividade.

Diferenciar seu conteúdo por meio da produção de temas mais exclusivos pode ser difícil, mas irá garantir um aumento do seu tráfego. Em seguida, invista em profissionais especializados.

Cuidado para não levar gato por lebre. Criatividade, como dito anteriormente, não é fácil de ser posta em prática. E, infelizmente, o mercado conta com muitos amadores que se passam por profissionais.

A produção de artigos com temática criativa e diferenciada dentro do seu nicho de atuação precisa ser feita por experts. Não importa se internos ou terceirizados, sempre reserve o orçamento para aquele profissional capaz de escrever fluente e criativamente sobre um determinado assunto.

 

Seja descontraído

 

Nem sempre a produção de conteúdo tradicional é o que vai incrementar seu marketing de resultados. Os artigos clássicos são válidos, sem sombra de dúvidas.
Contudo, os posts descontraídos têm sido certeiros em alcançar um tráfego muito elevado.

Eles têm uma taxa de disseminação nas redes sociais muito mais elevada do que qualquer outro conteúdo. Os compartilhamentos são extremamente velozes.
E, você pode disseminar sua marca ou produto de forma sintetizada e muito, muito eficaz.
Memes, vídeos, letras de música, séries viralizadas são conteúdos que chamam muita atenção do consumidor “on the go”.

 

marketing de resultado conteúdos descontraídos

 

Isto é, aquele indivíduo que não tem tempo hábil de ler um artigo inteiro, mas não deixa de ter uma necessidade a ser suprida.
Além disso – logicamente sempre de forma elegante e educada – esses novos conteúdos podem estreitar o seu relacionamento com o consumidor.

 

Seja engraçado

 

De acordo com todas as estatísticas do assunto, um conteúdo engraçado aumenta exponencialmente as chances de resultados concretos. Vamos observar na prática esse tópico com o exemplo da Rede de Restaurantes e Franquias Spoleto.

Os comediantes do Porta dos Fundos fizeram uma sátira hilária no seu canal do YouTube sobre o atendimento do Spoleto.
Ao invés de se enfurecerem com a publicidade, aparentemente negativa, os diretores perceberam o alcance do programa como uma oportunidade de ouro.

Então, decidiram contratar o grupo para fazer uma publicidade reversa. Revisaram completamente sua estratégia de marketing e utilizaram o grupo como Garotos Propaganda da marca. O resultado foi o melhor Marketing de Resultados possível: a transformação do Spoleto na maior franquia do gênero no Brasil.

 

2.Crie um slogan

 

Just do it.
A verdadeira maionese.
Mil e uma utilidades.
Amo muito tudo isso.

Automaticamente, você liga o slogan à marca. Não precisa de muito esforço para saber de quais empresas estamos falando. Assim sendo, o slogan – frase curta e memorável – é o melhor modo de alcançar o tão almejado reconhecimento de marca. E, consequentemente, um gigantesco Marketing de Resultados.

O slogan tem quatro objetivos principais:
– esclarecer o público sobre o que é sua empresa, serviço ou produto;
– explicar os benefícios do seu produto;
– aumentar a intimidade do consumidor com a marca;
– chamar atenção e se diferenciar dos competidores.

Note que os mais famosos slogans têm todos estes objetivos atuando em conjunto ou, pelo menos, um deles. Isso, de acordo com o objetivo da marca naquele determinado timeframe.

Algumas empresas já consolidadas têm o propósito de abranger o conceito, como é o caso do McDonalds. O slogan tão famoso da rede de fast food mostra que “Amo muito tudo isso” engloba muito mais do que um produto ou marca. É um estilo de vida.

Outras, como o Tylenol e o seu “Cuidando de você e sua família” também criam o envolvimento emocional de um estilo de vida que só aquela marca pode oferecer.
Seja como for, os slogans têm o poder de sintetizar o propósito da sua existência no mercado. E, dessa maneira, individualizar e identificar seu produto, marca ou serviço. Garantindo, assim, a delineação muito clara do seu Marketing de Resultados.

 

3.Invista em marketing de alternativo

 

O marketing tradicional ou o marketing de Kotler já não alcança os mesmos objetivos de antes. Isso porque, como vem sendo destrinchado neste artigo, há uma saturação de marcas, produtos e serviços no mercado. Todos utilizando as mesmas ferramentas de divulgação.

Então, há uma tendência natural das grandes escolas de buscar um novo tipo de marketing; aquele voltado para o nível de competição acirrada que vemos no mercado contemporâneo.

O marketing da troca de marca, não apenas da escolha. Para isso é necessário adaptar estratégias. E, com o bônus de que táticas alternativas normalmente têm custos muito mais baixos do que as grandes produções publicitárias.

Idealmente, as ações de marketing da sua empresa devem ser integradas e conjuntas. Contudo, você não precisa ficar dependente do ranqueamento do Google para ter um bom marketing de resultados.

Veja o exemplo da própria Apple: sempre que está em vias de lançar um novo Iphone, principalmente, a empresa gera expectativa.
E, ela faz isso com maestria por meio da escassez do seu produto anterior e do ancestralíssimo boca-a-boca.

Dizem as más línguas que até o burburinho das filas imensas à época do surgimento do Iphone, em meados de 2007, foi promovido pela própria Apple, de forma a suscitar o interesse pela novidade.

 

marketing de resultado invista em marketing

 

É fato que o Iphone foi um divisor de águas na tecnologia de comunicação. Entretanto, poucos saberiam disso se a marca não tivesse apostado em um intenso marketing alternativo para obter resultados.

 

4.Áudio marketing

 

Já ouviu falar em Áudio Marketing? A expressão, ainda pouco conhecida, refere-se a utilizar um dos nossos sentidos mais importantes – a audição – como estratégia de marketing. Em 2018, cresceu em 25% o número de empresas que investiram nesse estilo.

O conceito é simples: produzir conteúdo em áudio para o consumidor que não tem tempo de ler artigos extensos online. E, por incrível que pareça esta parcela do mercado era extremamente negligenciada até pouquíssimo tempo atrás.

A dona-de-casa que tem que fazer todas as tarefas ao mesmo tempo e é uma ávida consumidora em potencial. O estudante com matérias atrasadas que ainda assim consome conteúdo virtual 24 horas por dia, 7 dias na semana. E é extremamente envolvido nas redes sociais.

O empresário com agenda cheia, mas que precisa estar “antenado” em todas as alterações e flutuações do mercado. Os famosos multitaskers, aqueles leads experientes em fazer múltiplas atividades concomitantemente.

 

marketing de resultado áudio marketing

 

Salvo raras exceções, quase todo mundo gosta e ouve música. Além disso, vem crescendo exponencialmente a parcela da sociedade que utiliza algum tipo de Inteligência Artificial – como a Siri do Iphone – para pesquisas de conteúdo.

Sendo assim, listamos algumas estratégias de Áudio Marketing que você pode usufruir para aumentar seu marketing de resultados:

– música em anúncios: além do claro engajamento emotivo, já existem tecnologias que segmentam os ouvintes de acordo com suas predileções musicais;
-audiobooks: os livros falados têm sido aposta de grandes empresas. Da Amazon até nomes nacionais, como a Folha de São Paulo, já possuem narração falada de conteúdo online;
– podcasts;
– áudioposts nas mídias sociais: essa é uma sacada e tanto. A facilidade de consumir conteúdo é o ponto-chave dos posts em áudio.

 

5.Marketing olfativo e a psicologia das cores

 

Por último, o marketing olfativo como medida de gerar leads e resultados também é uma novidade bastante invocada atualmente. É mais uma estratégia do marketing sensorial que, assim como o auditivo, apela para os nossos sentidos.
Já entrou em uma loja da Melissa? Aliás, a reinvenção de marcas como a Melissa e Havaianas é um caso de estudo à parte.

De qualquer modo, ao entrar em qualquer loja da Melissa você sentirá o mesmo aroma. Aquele cheiro marcante passou a ser domínio da marca. E é até comercializado ao público atualmente. Toda vez que sentimos esse cheiro de chiclete – pastilhas elásticas com óleo de jojoba – automaticamente associamos aos sapatos de borracha da marca.
Assim, a Melissa passou a vender não mais sapatos, mas um conceito. Um conceito de tendência, juventude, modernidade.

O marketing olfativo é isso. É montar estratégias de vendas em cima de um aroma ambiente. Para isso, é fundamental utilizar ações focadas e muito bem pensadas que montem um perfil olfativo direcionado ao seu objetivo.

Isso não é fácil, simples ou barato. Contudo, se bem aplicado pode trazer frutos muito rentáveis. E, esse conceito sensorial pode ser extrapolado até mesmo para quem não possui lojas físicas. O conceito online, logicamente, não pode ser o aroma, mas pode ser a cor.

A Psicologia das Cores como estratégia de Marketing digital – e offline também – é bastante contundente e eficaz.
Não é só nas roupas de réveillon que se aplica o significado das cores. Sempre busque associar cores a sua marca.

Mantenha o mesmo rastro em todos os mecanismos utilizados de divulgação do seu nome. Essa é uma das principais maneiras de identificar um produto ou serviço e promover reconhecimento de marca.

Uma pesquisa feita pelo site Mais Persuasão aponta que 85% dos consumidores identificam a cor de um produto como a principal razão de compra.
Portanto, estude e escolha as cores que melhor se adéquam a visão de futuro que você tem para o seu negócio.

Não perca estas oportunidades de aplicar táticas novas para incrementar seu marketing de resultados e colocar você no time dos nomes mais poderosos do mercado.

E você pode criar diversas automações do tipo com o ville Target. Além de segmentar sua base de contatos e disparar campanhas de email marketing, a plataforma permite a criação de landing pages de forma rápida e intuitiva e o agendamento de posts nas redes sociais.

 

Escrito por
Sara Almeida

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados