(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Criar conteúdo nas redes sociais é uma tarefa essencial para qualquer empresa nos dias atuais. Afinal, plataformas como o Facebook, Instagram e Twitter se tornaram canais de comunicação eficientes entre as marcas e os clientes. Além de ajudar a atrair novos consumidores, elas apoiam também na fidelização e aumento da receita.

Por isso, se você ainda não criou uma página nas redes sociais, acredite: você está perdendo tempo e dinheiro!

Ao longo deste artigo, vamos falar um pouco sobre as duas principais redes sociais e como você pode criar conteúdo para cada uma especificamente. Então não deixe de acompanhar até o final!

A primeira rede que vamos falar é o Facebook.

Por quê eu devo investir no Facebook?

Criar conteúdo no Facebook

Essa rede social conta com uma base milionária de usuários e já se consolidou como a principal rede social no Brasil. Isso significa que grande parte dos seus clientes (se não todos) têm um perfil no Facebook.

Criar conteúdo no Facebook é uma forma de criar laços com os seus clientes, incentivá-los a compartilhar as suas mensagens e construir uma verdadeira rede de leads que podem ser convertidos em consumidores fiéis.

E o melhor de tudo é que o Facebook oferece uma grande variedade de mídias. Ou seja, você pode compartilhar vídeos, imagens, textos, links e diversos outros formatos de conteúdo para engajar a sua audiência!

Quer saber como? Então confira abaixo 5 dicas de ouro para criar conteúdo no Facebook:

Conheça o seu público

Criar conteúdo no Facebook

Conhecer a sua audiência é o primeiro passo para criar conteúdo capaz de converter os usuários em leads. O motivo é simples: saber quem é o seu público ajuda você a definir o tom do conteúdo. Isso inclui diversas variáveis, como o uso de linguagem formal ou informal, tipo de conteúdo que atrai o público e etc.

Felizmente, o Facebook oferece diversas métricas que ajudam as empresas a analisar o perfil do público. São dados como faixa etária, localidade, hobbies e dados socioeconômicos que ajudam a construir a sua persona.

Seja direto

Criar conteúdo no Facebook

Os textos nas redes sociais precisam ser curtos e coesos. Afinal, nem todo mundo tem disposição para ler textos muitos grandes.

Logo, a sua mensagem deve ser direta. Evite textos enrolados e inclua apenas as informações essenciais para o cliente.

Para isso, você pode contar com a ajuda de hiperlinks. Ou seja, quando postar algo na sua linha do tempo ou em um grupo, fale sobre as informações principais e redirecione o usuário para o seu site oficial com um link.

Assim, você tem mais chances de capturar esse usuário e garantir que ele se interesse pelo que você tem a oferecer.

Interaja com a sua audiência

Criar conteúdo no Facebook

Responder aos comentários das pessoas é uma ótima forma de apresentar a sua empresa de forma natural, sem parecer forçada. A dica aqui é monitorar grupos e perfis pessoais que falam sobre os produtos que você vende ou a sua área de atuação.

Assim que encontrar comentários relevantes, interaja! Mesmo que a sua empresa não esteja marcada na publicação, você se fará presente e terá mais chances de atrair novos clientes.

Seja sempre descontraído e converse com o usuário ao responder o seu comentário. Ao invés de colar respostas já prontas, inclua o nome do usuário em questão e use CTAs (Call To Action) para aumentar as chances de conversão. Essa, inclusive, também é uma regra de ouro para criar conteúdo no Facebook.

Use CTAs e gatilhos mentais

Criar conteúdo no Facebook

As CTAs (Call to Action), ou Chamadas para a Ação, são frases que incitam o usuário a realizar alguma atividade que você deseje. É o caso de expressões como:

  • Conheça agora mesmo os nossos serviços!
  • Curta a nossa página!
  • Acesse o site para saber mais!

Elas são comumente casadas com os gatilhos mentais, termos que, por sua vez, servem para criar o senso de urgência na mente dos clientes potenciais. São exemplos:

  • Ingressos esgotando. Compre agora mesmo!
  • Promoção válida por tempo limitado. Aproveite!

A utilização desses termos aumenta consideravelmente a chance de causar uma interação entre a sua marca e os seus clientes.

Utilize mídias diferentes

Criar conteúdo no Facebook

Como já mencionamos acima, o Facebook permite que você utilize diferentes mídias. Variar no formato de conteúdo é uma forma de manter as suas publicações interessantes para a sua audiência.

Crie infográficos e imagens (sem nunca esquecer de manter a identidade visual da sua marca), produza vídeos interativos, crie enquetes, enfim. Abuse dos formatos oferecidos pela rede social para capturar novos leads!

Agora que você já sabe mais sobre como criar conteúdo no Facebook, chegou a hora de falar da segunda maior rede social no Brasil: o Instagram.

Como e por quê criar conteúdo no Instagram?

Criar conteúdo no Instagram

Desde o seu lançamento no mercado, o Instagram se tornou uma das mídias favoritas dos usuários. Isso porque ele permite que você poste fotos retratando os melhores momentos do dia, compartilhe Stories, interaja com os seus amigos e tenha uma experiência digital incrível.

Além de ser preferência dos usuários, essa rede social também é cada vez mais importante para o marketing digital e empresas de diversos setores. Por aproximar o seu negócio dos clientes e criar laços mais próximos, ao investir no Instagram você mantém seus produtos e serviços no radar dos consumidores o tempo todo.

Além disso, o conteúdo interativo no Instagram gera engajamento, aumentando a sua exposição online.

Dentre as principais vantagens de criar conteúdo no Instagram, podemos destacar:

Base de usuários

Criar conteúdo no Instagram

O último levantamento do Instagram mostrou que a plataforma já conta com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos. O número cresce exponencialmente todos os dias, já que novos usuários e empresas passam a fazer parte dessa rede de usuários. Por esse motivo, é praticamente impossível negar a influência da rede social no mercado.

Instagram Business

Criar conteúdo no Instagram

O Instagram Business é uma funcionalidade da plataforma voltada para empresas que querem investir no crescimento por meio das mídias sociais. Ele permite a inserção de links na biografia, em posts e nos Stories, o que potencializa a conversão de seguidores para clientes.

Essa funcionalidade também permite que você analise e colete dados sobre o perfil dos seus seguidores, picos de engajamento nos posts, crescimento das impressões e outras informações relevantes para o seu negócio.

Marcação de produtos

Criar conteúdo no Instagram

Uma das últimas atualizações do Instagram trouxe uma funcionalidade que revolucionou o e-commerce por meio da rede social. Agora, é possível inserir botões de compra dos produtos diretamente nas fotos no Instagram.

Ou seja, se você viu uma foto de um produto que te interessa, é possível clicar na própria foto e ser redirecionado para a página de compra do item, pulando uma fase do processo.

Isso é muito importante para as empresas, já que essa funcionalidade agiliza a compra do cliente e diminui as chances de que ele desista da aquisição.

Linha do tempo cronológica e de acordo com o interesse

Criar conteúdo no Instagram

Os algoritmos do Instagram funcionam seguindo dois critérios: a cronologia e o interesse do usuário. Isso significa que os primeiros posts que aparecem em sua timeline são as últimas fotos postadas pelas páginas com as quais eles mais interagem.

Por isso o engajamento é tão importante: quanto mais os clientes clicarem em sua página, curtirem os seus posts e comentarem, maiores serão as chances de que as suas publicações estejam sempre presentes na linha do tempo.

Instagram Stories

Os chamados Stories são uma das funcionalidades preferidas dos usuários, já que são conteúdo interativo e rápido de ser assistido. Os vídeos funcionam como o Snapchat, ou seja, são mídias curtas, rápidas e que ficam disponíveis apenas por 24h.

A sua empresa pode usar essa ferramenta para divulgar novos produtos, responder às questões principais dos clientes, produzir dicas de utilização dos itens vendidos na loja e muito mais. O que importa é usar a criatividade!

Agora que você já conhece algumas das vantagens de investir no Instagram para aumentar a sua exposição online e potencializar as vendas, é hora de conferir algumas técnicas para conseguir novos seguidores.

Afinal, os números são extremamente importantes para consolidar a sua marca como relevante no mercado.

Confira nossas dicas para aumentar a sua rede de followers no Instagram:

Hashtags

Criar conteúdo no Instagram

As hashtags são utilizadas para reunir conteúdos similares em uma única página. Por meio do uso delas, fica mais fácil descobrir novas páginas, conteúdos e perfis influenciadores.

Por mais que pareça simples, essa estratégia é uma ótima forma de atrair seguidores que estão procurando pelo tipo de conteúdo que você oferece.

Anúncios pagos

Criar conteúdo no Instagram

O Instagram também permite que empresas anunciem os seus posts, aumentando as impressões das suas publicações. O alcance dos links patrocinados nessa rede social é impressionante, por isso investir nessa estratégia pode ser o impulso que você precisa para começar a construir a sua base de seguidores.

É possível promover o seu perfil, um post específico ou um vídeo nos Stories. O anúncio aparece para o público alvo definido por você, o que garante que a mensagem chega até a audiência certa e as impressões podem ser convertidas em seguidores.

O investimento depende apenas da empresa, assim como o tempo de veiculação de cada campanha. É possível distribuir o seu orçamento para diversos posts e segmentar a campanha, garantindo que as impressões geradas serão de pessoas que podem se tornar seus clientes.

Integração com o Facebook

Criar conteúdo no Instagram

Outra forma de atrair novos seguidores para o Instagram é integrando o seu perfil com uma página no Facebook. Além de facilitar a produção de conteúdo, essa estratégia aumenta a sua exposição online, já que você lida com público de duas mídias diferentes.

Você também pode usar o Facebook para divulgar seu perfil no Instagram em grupos formados por pessoas que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Promoções

Criar conteúdo no Instagram

Um modelo muito comum de promoções no Instagram é o de “marque seus amigos no post e concorra à um brinde”. Por mais que esse seja apenas um exemplo, é possível adaptar a oferta para a realidade do seu negócio e atrair novos seguidores.

Quando um usuário marca um amigo em sua publicação, esse novo visitante pode se interessar pela sua página e passar a seguir o conteúdo. Por isso essa estratégia é tão eficaz!

Além de facilitar a fidelização de clientes, você também terá mais tráfego orgânico no seu perfil e aumenta a rede de followers.

Criar conteúdo no Twitter

Como criar conteúdo no Twitter

E o Twitter, como fica? Muitas empresas têm dúvidas sobre se vale a pena ou não investir nesta rede social. A resposta é: sim, vale a pena.

A plataforma funciona como um microblog e é indicada para publicações rápidas. Afinal, o próprio algoritmo não permite posts com mais de 280 caracteres. Logo, muitos usuários buscam esse tipo de conteúdo para passar o tempo e se informarem de maneira rápida.

Para investir nesta rede social, você precisa usar a criatividade para desenvolver posts informativos com poucas palavras. Ou seja, é preciso ser sucinto, direto e, ao mesmo tempo, capturar a atenção dos leitores.

A dica aqui é abusar dos hiperlinks. Você pode fazer chamadas para postagens em um blog e incluir o link para que os seus seguidores tenham acesso ao conteúdo completo.

Além disso, não deixe de seguir as dicas abaixo para criar conteúdo no Twitter:

  • Complemente a publicação com imagens e gifs;
  • Utilize plataformas de monitoramento para acompanhar a reputação da sua marca no microblog;
  • Interaja com os seus seguidores, mesmo que eles não mencionem o seu perfil. Para isso, o monitoramento de palavras-chave é essencial;
  • Siga perfis relacionados ao seu negócio;
  • Abuse de CTAs e gatilhos mentais para atrair a atenção do leitor.

Pronto! Agora você já está preparado para criar conteúdo nas duas principais redes sociais do Brasil. Lembre-se de que o trabalho de social media é uma atividade diária, que exige muito esforço e dedicação. Porém, os resultados obtidos ao investir nessas plataformas fazem com que todo o tempo gasto valha a pena.

Criar conteúdo nas redes sociais

E, agora que você já sabe mais sobre como criar conteúdo nas redes sociais, chegou a hora de saber mais sobre a automação de marketing digital e os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa.

Felizmente, você pode contar com o ville Target para aprender mais sobre link building, gestão de redes sociais, criação de landing pages eficientes, empreendedorismo digital e muito mais. E o melhor de tudo: com e-books e planos totalmente gratuitos para ajudar você que está começando a investir em estratégias online.

Por isso, não deixe de acessar o site hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a construir uma reputação online positiva e alcançar o sucesso. Boa sorte!

Gostou do artigo? Então deixe um comentário no espaço abaixo. Vale também deixar uma dúvida para que possamos ajudá-lo ou sugerir um tema para as próximas semanas. E também não se esqueça de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !