(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O mercado online está cada vez mais consolidado no Brasil e no mundo. Isso porque ele oferece a maioria dos produtos que o cliente deseja sem que ele precise sair de casa. Essa prática faz com que os usuários ganhem tempo e possam realizar compras com segurança e praticidade. Logo, para que o seu negócio tenha sucesso nesse mercado, é imprescindível que você entenda e conheça os benefícios do marketing digital para e-commerce!

Existem diversas técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas para aumentar a exposição da sua marca, atrair mais clientes e, consequentemente, garantir o crescimento da sua empresa e um maior faturamento.

O marketing digital é completamente pensado para o ambiente online. Por isso ele é tão importante para o e-commerce. A internet é uma parte importante da jornada de compra do consumidor e para que o seu negócio seja escolhido, é necessário desenvolver e aplicar estratégias eficientes para fazer da sua marca referência online!

Ao longo deste artigo, você conhecerá as principais etapas da criação de um plano de marketing para lojas online. Assim, você entende qual é a importância de cada ferramenta e pode começar a desenvolver a sua própria estratégia.

Mas, antes de tudo, precisamos falar sobre um dos conceitos imprescindíveis: a definição da sua persona e do público alvo.

Definir uma persona: qual a importância?

O conceito de persona denomina uma figura fictícia que representa o seu cliente. Construir essa imagem é importante para que você possa entender o que os usuários que entram em seu website esperam não apenas dos produtos vendidos, mas também da experiência como um todo.

Marketing digital para e-commerce

Para construir a sua persona, você pode analisar dados obtidos a partir de pesquisas de marketing realizadas com os seus usuários. Informações como faixa etária, local de residência, horários de acesso e mais são importantes para que você possa pensar em toda a estrutura do seu e-commerce de acordo com o perfil dos seus clientes.

Por exemplo: se você sabe que a maioria das pessoas que compram em seu site têm entre 18-25 anos, é possível assumir que o seu site deve ter um visual mais moderno e interativo, que realmente converse com o público mais jovem. Se estas mesmas pessoas moram em São Paulo, você pode pensar em campanhas voltadas para o público paulista e aproveitar datas sazonais como o aniversário da cidade.

Criar uma loja online focada no seu público alvo é essencial para desenvolver uma estratégia de marketing digital para e-commerce eficiente.

Quais os benefícios do marketing digital para e-commerce?

Um bom planejamento de marketing oferece inúmeros benefícios para o seu negócio, já que o seu objetivo primário é aumentar a exposição da sua marca. Com isso, você consegue:

  • Mais visibilidade em canais online;
  • Maior interatividade com os clientes;
  • Preferência e fidelização dos usuários;
  • Crescimento na receita.

Como criar um plano de marketing digital para e-commerce?

Valorize o produto

Ao criar uma estratégia de marketing digital, você deve ter em mente que o usuário não pode ver ou experimentar o seu produto antes de decidir pela compra. Por esse motivo, é preciso fornecer o máximo de detalhes sobre os itens.

Marketing digital para e-commerce

Inclua uma galeria de fotos do produto e todas as suas especificações na página de compra. Um dos grandes benefícios desse detalhamento é que o Google e outros mecanismos de busca entenderão que o seu site fornece todas as informações necessárias e pode ranquear melhor o seu e-commerce.

Além disso, você garante que o seu usuário fez uma compra pensada e tem menos chances de solicitar a devolução do produto comprado.

Utilize os chat bots

Os chat bots são os robôs que conversam com os usuários em sites. Eles são desenvolvidos para tirar as dúvidas mais comuns dos clientes e poupam um tempo precioso para a pessoa que não consegue esperar a resposta de um e-mail ou não pode fazer uma ligação no momento, por exemplo.

Tenha sempre em mente que o cliente que compra online quer economizar tempo, por isso os bots são essenciais para que você não perca a compra. Ao aplicar a funcionalidade em seu site, tente pensar em todas as perguntas frequentes que podem surgir, como método de pagamento, condições de frete e entrega, devoluções, trocas, etc.

Conheça a intenção de busca do seu usuário

Para estruturar uma campanha de marketing digital para e-commerce, é preciso entender o conceito de intenção de busca do cliente.

Quando um cliente busca um produto online, ele geralmente deseja uma experiência que vai além da simples aquisição. Ele quer uma entrega rápida, uma boa política de troca e devolução, promoções que não são encontradas em lojas físicas e outras facilidades.

Marketing digital para e-commerce

Esses desejos são chamados também de intenção de busca e representam todos os termos buscados pelos clientes em mecanismos como o Google.

Por mais que pareça difícil, a grande verdade é que conhecer a intenção de busca é muito fácil quando você aprofunda seus conhecimentos sobre o seu próprio negócio. Se você entende bem quem é a sua persona, quais são os seus produtos e a identidade da sua marca, fica muito mais fácil entender esse conceito.

O seu site deve ser totalmente desenvolvido para essa experiência do usuário. Incluir esses termos nas páginas faz com que o Google entenda que o seu e-commerce contém tudo o que o usuário busca e, assim, mostra o seu resultado para possíveis clientes.

Desenvolva o site para SEO

Aprimorar o seu site para SEO (Search Engine Optimization) significa justamente isso: garantir que mecanismos de busca como o Google classifiquem o seu site como relevante para os usuários.

Para que isso aconteça, não basta apenas a inclusão de palavras-chave em seus textos: é preciso criar uma estratégia de marketing digital para e-commerce sólida, que pense no site como um todo.

Marketing digital para e-commerce

A elaboração de um Meta title (ou seja, o nome do seu site que aparece quando um usuário o procura no Google) forte, a utilização de heading tags (ou subtítulos voltados para SEO) e outras especificações garante que o seu website ficará bem posicionado no Google e tem a chance de conseguir mais cliques de possíveis clientes.

Por isso, é importante contratar um profissional para analisar o seu conteúdo de uma forma mais geral, oferecendo a solução que você precisa para ampliar o seu negócio.

Crie laços com o uso de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa que aproxima o e-commerce de seus clientes. Porém, é preciso tomar cuidado com o seu uso para que os usuários não sintam que recebem muitos e-mails e classifiquem o seu endereço eletrônico como spam.

Essa ferramenta é ótima para ser utilizada em datas comemorativas (como o Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversário da loja, etc) e para destacar promoções que oferecem preços muito especiais para os clientes. Assim, você cria um laço com todos aqueles que optam por receber os e-mails e garante que eles fiquem por dentro das novidades da sua loja.

 

 

Seja ativo nas redes sociais

A maioria das pessoas tem perfis nas redes sociais em, por tal motivo, a sua loja também deve marcar presença nesses canais. Além de aumentar a exposição da sua marca, você conta com um canal direto de comunicação com os clientes e tem a chance de receber comentários e avaliações positivas que serão referência para todo o e-commerce.

Marketing digital para e-commerce

Promover o engajamento em mídias como o Facebook e o Twitter é uma forma de conseguir mais cliques em seu site e, consequentemente, mais vendas. Crie posts que se relacionem com os usuários e possam ser compartilhados para aumentar o seu alcance.

Crie um site mobile friendly

A maioria dos acessos e compras realizadas online são por meio de smartphones e, por isso, é imprescindível que o seu site seja mobile friendly. Considere o tempo de navegação nas páginas pelo celular e a disposição do conteúdo para garantir que os clientes conseguem realizar as compras rapidamente.

Além disso, deixe claro que as compras em sua loja online são realizadas de forma segura. O usuário precisa ter a certeza de que os seus dados de compra estão protegidos para que possa realizar a transação.

Considere o seu diferencial

Existem milhares de lojas online para escolha dos clientes. Para que o seu negócio seja o escolhido no momento da compra, você precisa considerar qual é o seu diferencial e construir toda a estratégia de marketing digital para e-commerce em volta disso.

Ofereça promoções, clubes de fidelidade e vantagens que não são encontradas em seus concorrentes ou até mesmo em suas lojas físicas e cuide para que esse diferencial seja divulgado em todos os seus meios de comunicação.

Marketing digital para e-commerce

Por isso, é importante ficar de olho em sua concorrência para quais são as promoções oferecidas e como eles divulgam o negócio e se comunicam com o público alvo.

Capture e cuide dos seus leads

Se você ainda não pensa em estratégias para definir novos leads, então você com certeza está perdendo tempo.

Os leads são extremamente importantes quando pensamos em marketing digital para e-commerce. Isso porque eles são os seus clientes potenciais. Ou seja, são as pessoas que têm a possibilidade de comprar os seus produtos.

A captura desses leads geralmente é feita por meio de landing pages com esse objetivo. Por meio da troca de infoprodutos (como e-books, webinar e mais), os leads cedem suas informações de contato.

Com isso em mãos, você pode começar a pensar em estratégias mais segmentadas. O envio de e-mail marketing, por exemplo, pode considerar o perfil de cada lead e ser muito mais eficiente que uma campanha sem direcionamento.

Marketing digital para e-commerce

Porém, é preciso ter em mente que não basta capturar leads para uma estratégia eficaz. É preciso também nutrir esse público por meio de conteúdo atrativo e relevante para o cotidiano dos clientes.

Portanto, nunca se esqueça de que a gestão de conteúdo é um dos aspectos mais importantes do marketing digital, principalmente na área do e-commerce.

Invista na automação de marketing

A automação de marketing significa automatizar tarefas. O ville Target é uma plataforma de atua em diversas etapas da automação de marketing. Com milhares de usuários ativos, ela foi desenvolvida com uma tecnologia de ponta e ajuda os profissionais de marketing digital a otimizarem o seu tempo.

Isso porque ela oferece funcionalidades que automatizam tarefas manuais. Dessa forma, o planejamento e execução de uma campanha fica muito mais fácil e é possível focar em outras atividades analíticas.

Por meio dessa plataforma, é possível agendar posts nas redes sociais sem perder muito tempo com isso no seu dia a dia. Além disso, você consegue também criar e enviar campanhas de e-mail marketing em massa, o que os servidores de e-mail convencionais geralmente não conseguem fazer.

O ville Target também permite que você crie landing pages com uma simples função de clicar e arrastar. Depois que os seus leads forem capturados, você pode rastrear os seus passos dentro do site e atribuir pontos para cada ação performada. Com isso, é possível criar campanhas de comunicação direcionadas para cada perfil de cliente.

Contar com uma plataforma de automação de marketing como o ville Target é uma das melhores formas de investir no marketing digital para e-commerce. Assim, você gasta muito menos tempo com tarefas manuais e rotineiras.

Como o ville Target pode ajudar a minha empresa?

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre marketing digital para e-commerce, chegou a hora de aprofundar os seus conhecimentos. A boa notícia é que, para isso, você pode contar com os materiais gratuitos do ville Target!

Nossos e-Books foram desenvolvidos para ajudar você a entender melhor como funciona o inbound marketing, a construção de landing pages, o gerenciamento de redes sociais e muito mais. Então não deixe de conferir os materiais para se tornar especialista no assunto.

Não se esqueça também de conferir todas as vantagens e planos da nossa plataforma de automação de marketing. Assim, você começa a investir no futuro do seu negócio ainda hoje!

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre marketing digital para e-commerce, entre em contato pelo espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !