(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que significam os fatores on e off page quando o assunto são as dicas de SEO? Esses critérios são muito importantes para dar o empurrãozinho que o Google precisa para colocar o seu site entre as primeiras posições de uma busca. Logo, é essencial que você entenda o que são todos esses fatores para conseguir impulsionar a página.

Porém, antes de tudo, é preciso descobrir o que é SEO e como funcionam os algoritmos do Google. Então que tal fazer essa viagem pelas principais técnicas de otimização conosco?

Ao final deste artigo, você saberá tudo o que precisa para deixar o seu site perfeito para a leitura dos robôs do Google. Consequentemente, as chances de que o seu site apareça na primeira página de resultados serão muito maiores!

Então, não deixe de acompanhar o texto até o final. Vamos lá!

 

O que é SEO?

 

A sigla SEO (Search Engine Optimization) significa, em português, Otimização Para Mecanismos de Busca. Ou seja, ela engloba uma série de táticas desenvolvidas para posicionar bem um site nas pesquisas do Google.

Isso é importante porque raramente um usuário passa da primeira página ao fazer uma busca. Logo, quanto melhor posicionado você estiver, maior será o seu tráfego orgânico. Com isso, o investimento em anúncios pagos pode diminuir ou até mesmo ser descontinuado.

 

 

Existem três tipos de pesquisa no Google e entender cada uma delas é essencial para começarmos a falar de dicas de SEO e fatores on off page e off page. São elas:

 

Pesquisa navegacional

 

Você provavelmente já quis acessar um site específico, mas não se lembrou do endereço certinho. Então, você pesquisou o nome da empresa no Google para conseguir acessar a página.

Esse tipo de pesquisa é conhecido como navegacional. Ela acontece quando existe um destino final em mente. Dificilmente este usuário será convencido a acessar uma página diferente.

Imagine, por exemplo, que você quer acessar o nosso blog, mas não lembra da URL. Você provavelmente vai digitar “blog ville Target” no Google e clicará em nosso endereço, independente dos outros blogs de marketing digital que apareçam. É assim que funciona esse tipo de pesquisa.

 

Pesquisa informacional

 

Agora, no caso da pesquisa informacional, não existe um destino final em mente. O usuário deseja obter informações sobre um produto ou serviço e provavelmente clicará nos primeiros sites que aparecerem na busca.

É o caso de pesquisar, por exemplo, “blog de marketing digital” em vez no nome do blog que você deseja acessar. Como você não tem um site específico em mente, qualquer um poderá fornecer as informações desejadas.

 

Dicas de SEO: entenda o que são fatores on page e off page

 

Esse tipo de pesquisa é um dos pilares das técnicas de SEO. Isso porque você deve garantir a otimização do seu site justamente para pescar esses usuários “perdidos” na internet.

 

Pesquisa transacional

 

O último tipo de pesquisa acontece quando o usuário tem a intenção de realizar uma transação. Isso significa uma compra de produto, contratação de serviço, enfim. Qualquer tipo de interação que envolva uma transação.

Quando falamos em dicas de SEO, esse caso engloba técnicas específicas para o ambiente de compras online – o famoso e-commerce. Por isso é tão importante identificar o tipo de pesquisa ao pensar na otimização. Cada caso exige um conjunto de estratégias para alcançar os resultados desejados.

Agora que você já conhece os três tipos de pesquisa presentes no Google, podemos começar a falar sobre quais exatamente são essas técnicas para posicionar bem um site.

A otimização geralmente acontece em sites e blogs. Porém, o que nem todo mundo considera é que existem diversos critérios que estão fora do seu ambiente.

Vamos explicar melhor:

 

O que são fatores on page?

 

Como você já sabe, o Google determina uma série de critérios que devem ser respeitados para que a sua página fique bem posicionada numa pesquisa. A maioria desses critérios tem a ver com a experiência do usuário. Ou seja, ele quer garantir que os visitantes encontrem tudo o que precisam no seu site e tenham uma boa experiência na internet.

Muitos desses critérios também estão relacionados à capacidade do Google de ler o seu site. Por exemplo: você sabia que o mecanismo de busca não compreende imagens? É justamente por isso que batemos na tecla da otimização de imagens (vamos falar sobre isso mais à frente).

 

Dicas de SEO: entenda o que são fatores on page e off page

 

Os fatores on page significam “na página”. Ou seja, são as técnicas que você pode aplicar diretamente no seu site para melhorar o ranqueamento. Que tal conhecer os principais?

 

Dicas de SEO: fatores on page para otimização

 

Qualidade e tamanho do conteúdo

 

Embora não exista uma diretriz única para o tamanho do seu conteúdo, é preciso ter em mente que o Google classifica a relevância de um site de acordo com a extensão e qualidade de um texto.

A primeira coisa que ele considera é que o usuário online não tem muito tempo para ler artigos longos. Logo, a recomendação é que o artigo tenha, em média, de 800 a 2000 palavras. Mais do que isso, as chances de abandono são muito grandes.

Além disso, você deve assegurar a qualidade do conteúdo se quer garantir a relevância da página. Escreva com autoridade sobre o assunto e nunca cometa plágio de nenhum site.

Tente conhecer a sua persona e identificar todas as dores dos seus clientes. Assim, você consegue sanar todas as dúvidas e até fidelizar um leitor.

 

SEO Title (ou meta title)

 

A criação de um meta title eficiente é uma das principais dicas de SEO. Esse campo é caracterizado pelo título do seu site que aparece no Google. Logo, ele é o primeiro contato que os usuários têm com a sua página.

Ele deve ser atrativo para garantir que as pessoas cliquem no site. Para isso, você pode seguir as seguintes dicas:

  • Elabore um meta title de até 55 caracteres;
  • Sempre coloque a sua palavra-chave principal à esquerda;
  • Seja objetivo;
  • Tente sempre atualizar o meta com o mês e ano.

Essas são algumas das melhores formas de criar um SEO Title eficiente.

 

URLs amigáveis

 

A URL do seu site também é muito importante quando o assunto é SEO. Isso porque muitas pessoas realmente gostam de ter o endereço dos sites decorados. Além disso, uma URL personalizada ajuda a reconhecer a sua página e facilitar o acesso.

Sempre elabore uma URL curta e que contenha a sua palavra-chave principal. No caso da maioria das empresas, essa palavra-chave é justamente o nome da empresa. Logo, fica ainda mais fácil riscar esse critério do seu checklist de dicas de SEO.

 

Heading tags

 

As heading tags são conhecidas como subtítulos e ajudam a melhorar a legibilidade de um texto. Além disso, elas também auxiliam o Google a interpretar a relevância dos assuntos tratados no artigo.

Esses títulos são conhecidos de H1 a H6, sendo H1 o assunto mais importante e H6 menos importante. Acrescentar a palavra-chave principal nesses subtítulos ajuda (e muito!) a reforçar o SEO do seu site.

 

Palavras-chaves

 

Finalmente, não podemos deixar de citar as palavras-chave como um dos fatores on page de SEO mais importantes. Esses termos são definidos de acordo com o volume de busca de uma expressão e são o que o usuário digita no Google antes de chegar no seu site.

Essas keywords devem sempre ser trabalhados de forma natural no seu texto. Afinal, caso ela seja muito utilizada, o Google pode acabar classificando o seu conteúdo como spam.

 

Dicas de SEO: entenda o que são fatores on page e off page

 

Também é importante ter em mente que existem palavras-chave principais e as keywords conhecidas como long-tail. Esse último caso engloba termos que são menos abrangentes, portanto funcionam melhor em campanhas segmentadas.

Com o tempo, você terá muito mais facilidade em identificar e trabalhar as palavras-chave ideais para o seu negócio.

 

Otimização de imagens para SEO

 

Como mencionamos acima, o Google não consegue interpretar imagens. Logo, você deve otimizar essas imagens para garantir a interpretação pelos robôs.

A melhor forma de fazer isso é investir no alt text, também conhecido como texto alternativo. Esse campo deve ser preenchido com a sua palavra-chave principal e pode também incluir uma pequena descrição do que é a imagem.

Sempre salve a imagem com a palavra-chave entre hífens antes de subir o arquivo no site. Por exemplo, a imagem abaixo pode ser salva como “dicas-de-SEO-exemplos” para facilitar que o Google indexe a ilustração.

 

Dicas de SEO: entenda o que são fatores on page e off page

 

Agora que você já conheceu os principais fatores on page de otimização, chegou a hora de completar a nossa lista de dicas de SEO com os fatores off page.

 

Dicas de SEO: fatores off page de otimização

 

Já os fatores off page significam “fora da página”. Eles são alguns critérios importantes para o Google, mas que não podem ser trabalhados dentro da sua página.

Existem três grandes exemplos de fatores off page. São eles:

 

Link building:

 

O link building é uma das melhores estratégias de marketing digital. Isso porque essa técnica tem como objetivo criar uma verdadeira rede de contatos que destaca o seu site como referência para o Google.

Pense nessa estratégia como uma rede de indicações. Sites que englobam o mesmo conteúdo que você incluem um link para a sua página como fonte de referência ou recomendação de conteúdo.

 

Dicas de SEO: entenda o que são fatores on page e off page

 

Essas indicações fazem com que o Google entenda que o seu site é, de fato, relevante e completo para os usuários. Quanto mais páginas de qualidade apontarem para o seu endereço, maior será a sua autoridade no meio digital.

 

Localidade

 

Uma das melhores funcionalidades do Google é a possibilidade de rastrear o usuário. Ou seja, identificar o seu local de residência, estudo e trabalho, além de acompanhar os seus passos e desejos ao longo do dia.

Isso porque esse rastreamento oferece a chance de recomendar produtos e serviços na mesma localidade. Pense, por exemplo, que você trabalha em um restaurante. Um possível cliente que está perto do seu restaurante pode receber a recomendação com uma simples pesquisa.

Por mais que isso não seja exatamente uma das dicas de SEO (já que não é possível mudar a localização do seu estabelecimento), é preciso saber trabalhar a localidade como uma forma de atrair leads nas proximidades.

Para isso, conte com a ajuda de ferramentas do próprio Google como o Maps e o Meu Negócio, além das famosas redes sociais!

 

Redes sociais

 

E, falando nelas, não podemos deixar de citar plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram como importantes fatores off page de SEO. Por mais que elas não fiquem hospedadas no seu site, a produção de conteúdo nesses canais é muito importante para criar a relevância no meio digital.

O engajamento é muito importante para construir autoridade. Afinal, se um usuário curte, comenta ou compartilha suas publicações, isso significa que o seu conteúdo é importante para os usuários.

 

Dicas de SEO: entenda o que são fatores on page e off page

 

O conjunto de todos esses fatores on page e off page constroem o que conhecemos como SEO. Dedicar tempo para atender à esses critérios aumenta consideravelmente a possibilidade de que você apareça nas primeiras páginas do Google. Com isso, o seu tráfego orgânico aumenta e a sua empresa pode crescer cada vez mais.

Não se esqueça de considerar o seu site na totalidade, sem se restringir somente à página ou aos fatores fora do seu site. É preciso pensar em dicas de SEO como um verdadeiro conjunto de critérios a serem trabalhados para melhorar o seu site. Boa sorte!

 

Além do SEO

 

Além das dicas de otimização para mecanismos de busca, existe muito que o marketing digital pode fazer pela sua empresa. Para isso, você pode contar com as ferramentas e materiais gratuitos do ville Target para automatizar as suas atividades e aprender mais sobre o universo dos canais digitais.

Confira e-books sobre automação de marketing, landing pages, gerenciamento de redes sociais e muito mais. Assim, você aprende novas estratégias para garantir o sucesso do seu negócio e pode começar a investir nas melhores práticas de divulgação na internet.

Portanto, acesse o site hoje mesmo para conferir os nossos materiais!

Restou alguma dúvida sobre nossas dicas de SEO ou o que são fatores on e off page? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não se esqueça também de compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!

 

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !