27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Por mais que você conheça todos os benefícios do email marketing, não consegue obter bons resultados na prática. Por isso, no texto de hoje, vamos mostrar algumas dicas para você converter mais seu email marketing.

Não é porque essa estratégia não tem surtido efeito positivo que você deva abandoná-la agora. Muito pelo contrário. Lembre-se que, segundo pesquisa do MarketingSherpa, 72% dos consumidores preferem receber informações de empresas por email.

Tem mais: estudo da consultoria empresarial McKinsey afirma que o email marketing converte três vezes mais do que as redes sociais. Afinal de contas, trata-se de um meio de comunicação mais direto e pessoal.

 

Dicas para converter mais seu email marketing

 

Antes de apontar a ferramenta como grande vilão, faça uma autoanálise. Talvez, você não esteja utilizando o email marketing de maneira correta.

 

dicas para converter mais seu email marketing

 

Veja algumas dicas para converter mais com essa estratégia.

 

Captação e segmentação de leads qualificados

 

Em primeiro lugar, vale a pena reforçar que o email marketing só funciona quando você encaminha as mensagens que aceitaram recebê-las. Portanto, nada de comprar listas de emails, hein!

Lembre-se que é melhor ter uma base pequena com 10 leads qualificados, que conhecem e gostam dos seus produtos ou serviços, do que 100 contatos que nunca ouviram falar na sua empresa.

 

converter mais seu email marketing captação de leads

 

Dentro desse contexto, o primeiro passo está em captar leads e, na sequência, segmentá-los. Aqui, existem diversos caminhos que você pode seguir: oferecer cupons de descontos para quem se cadastrar em seu site, pegar o contato de clientes presenciais, disponibilizar materiais gratuitos em troca de emails e por aí vai.

Com o ville Target, você consegue criar uma landing page grátis para anunciar o lançamento de um novo produto. Então, imagine uma escola de culinária. Ela decide construir uma página de captura para divulgar sua semana de comida vegetariana.

Quem se cadastrar na página certamente tem interesse nos produtos e serviços da empresa. Mas não adianta colocar todos os leads em uma mesma lista, é preciso segmentá-los. Quando for enviar uma oferta de um curso de churrasco, por exemplo, a escola não pode disparar a mensagem para quem se cadastrou na landing page de comida vegetariana, né? Seria um tiro errado.

Por isso, tão importante quanto a captação é a segmentação de leads. Você pode aplicar diversos critérios: idade, sexo, frequência de compra, poder aquisitivo, fases do funil de venda e marketing e por aí vai. Ao direcionar a mensagem para o público certo, você tem mais chances de converter mais seu email marketing.

 

Planejamento das campanhas

 

Qualquer ação de marketing exige um planejamento. Não dá para fazer as coisas quando der vontade.

Aliás, um dos segredos do sucesso do email marketing é a frequência. Aqui, algumas empresas erram a mão nos extremos: ou enviam mensagens repetidas diariamente ou demoram meses para mandar novas informações.

Vale a pena criar uma planilha para colocar todas as etapas da sua estratégia. Dessa forma, você tem uma visão clara e não se perde no meio do caminho. Então, insira informações como data, hora e segmentação para cada tipo de email.

 

converter mais seu email marketing planejamento

 

Por exemplo, para os leads que ainda não estão preparados para a compra, você pode programar o disparo de dois a três conteúdos educativos. Quando os usuários interagirem com essas mensagens, pode ser o momento certo para disparar uma oferta.

Você pode criar e programar essa sequência de emails de uma vez só, utilizando o ville Target.

 

Títulos chamativos

 

Você não perde tanto tempo criando campanhas de email marketing para que os seus contatos não as leiam, né? Portanto, uma etapa muito importante nesse processo está na criação de títulos chamativos.

 

 

São eles que vão convencer (ou não) os usuários de abrirem suas mensagens. Quando os usuários abrirem seu email, eles precisam ver aquilo que o título promete, hein! Então, reserve um bom tempo para pensar em frases de gatilhos mentais para atrair a atenção de sua base de contatos.

 

Design é tudo

 

Afinal de contas, ninguém gosta de abrir um email e ver apenas um blocão de texto, né? Combine imagens, textos e outros elementos de forma harmônica.

 

converter mais seu email marketing design

 

Por mais que o ville Target disponibilize modelos de email prontos, você consegue importar templates de email para a ferramenta. Assim, você pode criar toda a sua campanha na sua plataforma preferida e importá-la para o ville Target na hora de dispará-la.

Isso permite que você crie emails responsivos, o que é fundamental por conta da popularidade dos smartphones. As pessoas não só consomem informações como também realizam compras a partir do celular. De acordo com pesquisa da consultoria Ebit, 27,3% das compras online em 2017 foram realizadas a partir de dispositivos móveis.

 

Call to Action

 

O seu objetivo é converter mais seu email marketing, certo? Portanto, não se esqueça de criar um Call to Action eficiente. De modo geral, seu botão de chamada para a ação, precisa ter uma frase curta, como “Compre agora mesmo!” e uma cor de destaque, diferente do layout.

O usuário precisa bater logo o olho para seu Call to Action. Outro detalhe importante: fique atento à página de redirecionamento. Imagine fazer uma promoção de um tênis de corrida. Aí, o usuário clica no botão para comprar e acaba caindo na página de camisas de futebol. O usuário pode se irritar e abandonar a página antes da conversão.

 

Quem indica sua empresa?

 

Incentive os clientes a deixarem comentários e resenhas sobre seus produtos ou serviços. Ouvir a opinião deles pode render excelentes campanhas de email marketing. Isso encoraja as vendas e valoriza a sua marca.

Vale a pena, então, inserir dois ou três comentários de clientes satisfeitos com seus produtos ou serviços. Quando você recorre à prova social no marketing, os leads se sentem mais seguros para a compra. Afinal de contas, eles estão vendo a opinião de quem já fez negócio com você.

 

Faça testes A/B

 

Será que o conteúdo ficou bem na página? Esse design é agradável? O CTA está no melhor formato?

Essas perguntas podem ser respondidas antes do mesmo disparo do email. Para tanto, procure utilizar testes A/B para criar o formato ideal de email marketing para o seu público alvo.

 

converter mais seu email marketing testes

 

Crie duas versões da campanha e altere algumas informações, como o título, o Call to Action, imagens e disposição de informações. Aí, encaminhe para um grupo de leads a versão A e, para outro grupo, a segunda versão.

Depois de um tempo, analise as métricas de email marketing fornecidas pelo ville Target e descubra qual versão fez converter mais seu email marketing.

 

GIF animado email marketing

 

Posts relacionados