(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Desenvolver eventos corporativos podem ser uma alternativa para empresas que desejam melhorar o relacionamento entre os seus colaboradores. Por isso, nesse artigo você saberá como fazer seu evento corporativo ser um sucesso e dessa forma, integrar mais sua equipe.

É cada vez mais comum encontrar empresas que encontraram nos eventos corporativos uma forma de melhorar a comunicação interna da empresa.

Outrossim, a marca também é beneficiada, uma vez que com funcionários mais satisfeitos, a empresa ganha muito na questão do engajamento.

Quando os colaboradores têm uma experiência boa dentro da empresa, podem transmitir informações positivas aos clientes. Além disso, eles passam também uma verdade para todos. Portanto, eventos corporativos são vistos como benéficos tanto para empresa, quanto para o funcionário e quem segue a marca.

No entanto, fazer evento corporativo ser um sucesso é dos maiores desafios para o setor de marketing e eventos das empresas. É necessário reunir um conjunto de habilidades e técnicas específicas, além de ter um bom planejamento de marketing.

Os eventos do universo corporativo são muito benéficos para a imagem da empresa diante de todos. Ademais, também envolve uma responsabilidade grande para quem vai organizá-lo.

Sendo um coffee break ou um grande evento que reunirá parceiros da empresa, é importante que você entenda que todos exigem um planejamento prévio. No entanto, existem algumas dicas que podem ser seguidas para o seu evento corporativo ser um sucesso.

Por isso vamos te explicar com detalhes como criar um evento corporativo, desde a fase de idealização até a mensuração de como foi o evento para a empresa. Mas inicialmente, é importante que você entenda a importância dos eventos corporativos para a sua empresa.

Porque eventos corporativos são importantes?

Dicas para fazer seu evento corporativo ser um sucesso

Empresas mais modernas e conscientes da importância dos eventos corporativos tem uma grande vantagens sobre aquelas que não investem em eventos corporativos. Elas sabem que os encontros, reuniões, confraternizações ou seja lá qual for o tipo de evento, fazem uma grande diferença nos resultados da empresa.

Quem nunca sonhou em trabalhar numa empresa que tem responsabilidade com toda da equipe, desde colaboradores a clientes e fornecedores? Pois colaboradores satisfeitos, que tem experiências positivas proporcionadas pela organização da qual trabalha, produzem mais e compartilham mais coisas boas sobre ela.

Embora muitos saibam da importância dos eventos corporativos, algumas empresas ainda resistam em proporcionar boas experiências aos seus funcionários. Isso se dá porque muitas acreditam que esse é um gasto desnecessário. No entanto, esse pensamento é um tanto equivocado.

Hoje em dia, muitas empresas contam com um setor de eventos/marketing dentro das empresas que cuidam especialmente disso: fazer seu evento corporativo ser um sucesso.

Essa ideia já está introduzida na cultura organizacional de muitas empresas. Isso diz muito sobre a forma de pensar da gerência da empresa, seus princípios e valores, e a mentalidade ao saber que é importante promover o engajamento dos seus profissional.

O ponto que queremos chegar é esse. Promover eventos corporativos é algo muito vantajoso para ambas as partes. O relacionamento entre as pessoas da equipe melhora consideravelmente e o trabalho fica mais eficiente.

Portanto, mais engajamento significa mais produção. Mais produção significa melhoria nos lucros. Quer saber os outros benefícios? Leia os tópicos a seguir.

Divulgar a marca

Embora esse não seja um dos objetivos centrais dos eventos corporativos, a marca acaba sendo divulgada automaticamente.

O que também pode potencializar essa divulgação é o uso das redes sociais, que são importantes canais de comunicação entre a empresa e o cliente, colaboradores e todas as outras pessoas envolvidas.

Outrossim, o boca a boca também ocorre como uma estratégia de marketing, que ainda hoje, é bem sucedida e traz resultados positivos para sua empresa.

Caso seu evento seja para o seus clientes, tudo o que ocorrer de bom para eles será entendido como positivo. E isso gera uma repercussão muito boa para a empresa.

Ampliar o network

Se você precisa aumentar sua rede de contatos, está lendo o artigo certo. Ao promover eventos corporativos, as oportunidades de conhecer gente nova e ampliar suas conexões é grande. Isso vale tanto para os colaboradores quanto para as pessoas que tem cargos mais altos nas empresas.

Muitas empresas participam de convenções com outras do meso segmento com esse objetivo: fazer network. Através dos eventos corporativos, sua empresa tem grandes chances de conversar com empresas parceiras e até mesmo com os concorrentes.

Essa é uma oportunidade valiosa também para buscar novos funcionários com as capacidades que a empresa precisa. Por exemplo, se sua empresa estiver precisando encontrar um profissional para cuidar da parte de Inbound Marketing, pode encontrar nesse tipo de evento.

Desenvolver os colaboradores

Outra grande vantagem para as empresas que organizam ou participam de eventos corporativos é poder investir na capacitação dos seus colaboradores.

Promova cursos, atualizações, palestras ou tudo aquilo que você entenda como importante para o desenvolvimento do seu profissional. Os resultados serão percebidos logo em seguida, com a atuação do profissional na empresa.

Agora que você entende a importância dos eventos corporativos para sua organização como um todo, vamos aos passos para fazer seu evento corporativo ser um sucesso?

Quais as etapas para meu evento corporativo ser um sucesso?

Planejamento

Para fazer seu evento corporativo ser um sucesso, é necessário cumprir algumas etapas de planejamento. O seu público alvo precisa estar engajado e se sentirem confortáveis, uma vez que eles são os principais transmissores do que é a sua empresa para clientes em potencial.

Por isso, tenha um plano de comunicação e de divulgação, que são pontos importantíssimos para o seu sucesso nesse evento  que você irá organizar. Mas vamos às etapas principais?

Idealize como ele será

Organize seu evento com antecedência para evitar que eles saiam caros ou que haja algum erro durante seu acontecimento. Pense nos convidados, no Buffet, atrações e no local escolhido para realizar o evento.

Crie um calendário de eventos anuais da empresa para te ajudar também no planejamento financeiro.

Tenha um planejamento

Em seguida, crie um planejamento onde você irá definir qual o principal objetivo do evento. Coloque nesse planejamento todas as etapas e gastos que serão necessários para a organização do evento.

Defina seu público alvo, se será um evento para colaboradores ou para clientes e os canais de comunicação que serão utilizados para divulgar o evento, como mídia tradicional, redes sociais ou comunicação interna.

Por fim, crie um press release com a sua equipe de comunicação para chamar atenção da imprensa para o seu evento. Envie press kits para jornalistas ou outras pessoas que queira. Quem trabalha com comunicação, sabe a importância que essas ações têm na divulgação de um evento.

Monte a sua equipe

Selecione as principais pessoas que irão trabalhar com você na organização do evento. Opte por aquelas pessoas que têm experiência comprovada com eventos, pois essas pessoas saberão lidar com equipes e com fornecedores. Além do que, pessoas com experiência são bons “resolvedores” de problemas, quando eles acontecem, e acredite, podem acontecer.

Geralmente uma equipe constituída por pessoas de marketing ou da área de comunicação podem facilitar muitos processos nos eventos corporativos. Elas tem facilidade na parte de divulgação de eventos, facilidade em lidar com o público e tem o conhecimento de ferramentas que podem agregar.

Faça um treinamento com a equipe que ficará responsável pelo evento. Todos devem estar bem integrados e com informações necessárias para lidar com as tecnologias existentes e principalmente com situações de estresse. Por fim, tenha um plano B para caso aconteça algo.

Checklists são essenciais no planejamento

evento corporativo ser um sucesso

Liste tudo o que será necessário para fazer seu evento corporativo ser um sucesso. Faça uma lista de tarefas, ou seja, organize-se da melhor maneira para seguir o seu plano de desenvolvimento de projetos.

A medida que for concluindo cada item, vá fazendo marcações. Hoje em dia você pode fazer uso de aplicativos que te ajudam a ter um controle das suas tarefas. Portanto, faça uso da tecnologia para desenvolver cada etapa com sucesso.

Escolha a data do evento

Existem algumas datas que são desafiantes para quem organiza eventos, como por exemplo, datas comemorativas. A grande questão é se as pessoas irão comparecer ao evento na hora e no dia marcados.

Por isso, encontre com sua equipe as melhores datas para que seu evento não fique vazio. Outrossim, envie convites aos seus convidados com antecedência. Você pode usar o recurso do e-mail e enviar os convites para sua lista de contatos.

Para facilitar faça uso de uma ferramenta de automação, como a Ville Target, para enviar seus e-mails de forma prática e segura.

O que seu evento tem de diferencial?

Leve coisas diferentes e faça seu evento corporativo ser um sucesso. Nas festas temáticas, crie brincadeiras relativas ao tema. Essa é uma ótima maneira da equipe ir se integrando.

Portanto, promova eventos descontraídos, onde seus convidados se sentirão importantes e que ajude a melhorar a convivência dos seus colaboradores.

Conheça os tipos de eventos

Eventos corporativos

Se você chegou aqui, já sabe todas as dicas de como fazer seu evento corporativo ser um sucesso. Agora você já pode criar o seu evento de acordo com o seu objetivo e ter como guia um planejamento de marketing. Vamos conhecer algumas opções de evento para você colocar em prática ainda este ano?

Eventos corporativos

Esse tipo de evento é muito importante para manter viva a sua cultura organizacional. Aqui, os funcionários são estimulados a viverem o momento. Ou seja, nada de falar sobre assuntos de trabalho.

Geralmente esses eventos são organizados em datas comemorativas, como carnaval, Festas Juninas, Natal, etc. São contratadas atrações para animar o ambiente e distribuídos prêmios para os destaques.

Reuniões internas

As reuniões internas podem ser treinamentos, palestras ou outras ações que visem o aprimoramento do seu funcionário. Embora seja algo voltado para o desenvolvimento do profissional, busque fazer em tipo de evento corporativo em outros locais, que não seja o local de trabalho.

Além da parte de capacitação, promova algo que fuja um pouco da seriedade do trabalho, ou seja, algum entretenimento.

Lançamento de produtos

Como saber se um produto fará sucesso entre os clientes? Faça o lançamento de produto primeiramente entre os seus colaboradores, gestores e fornecedores. Desperte o interesse e a curiosidade neles em utilizar o produto ou serviço.

Esse tipo de divulgação é um medidor da relevância do seu produto, e irá atrair a atenção do público, causando uma curiosidade nele.

O que analisar ao final de cada evento?

Empresa

Ao finalizar o seu evento corporativo, avalie os efeitos positivos e negativos dele. Veja se o valor gasto estava dentro do estabelecimento no planejamento e se todas as ações ocorreram como o imaginado.

Saiba que o planejamento é uma das partes principais para que um evento seja bem sucedido. Por isso, tente segui-lo da melhor forma possível e contrate profissionais de marketing que consigam lidar de forma eficaz com erros e imprevistos.

Outrossim, peça um feedback dos envolvidos e veja se a experiência foi válida. Faça uso da tecnologia para agilizar alguns processos relacionados a gestão de eventos. Utilize aplicativos para mensurar essas informações. Faça uso das redes sociais para avaliar as opiniões dos seus clientes.

Além disso, utilize no momento do evento o leitor de QR code para facilitar alguns trâmites como a identificação de ingressos, etc. Facilite a vida de quem irá participar do seu evento e ofereça a inscrição através da internet.

Durante a organização do evento, evite atrasar e erros por falta de checagem de equipamento. Por isso, veja se tudo está funcionando corretamente, como o planejado. Verifique as caixas de som, microfones, luzes, wifi e os outros tipos de tecnologia envolvidos.

Trabalhe com profissionais especializados em comunicação que consigam utilizar de forma eficaz aplicativos e softwares voltados a organização de eventos institucionais.

Por fim, faça uso da ferramenta de automação da Ville Target para fazer posts nas redes sociais, potencializar sua estratégia de e-mail marketing e calcular as métricas de envolvimento das pessoas em determinado evento.

Preparado para começar a organizar eventos corporativos na sua empresa? Agora que você já sabe que eles são uma ótima oportunidade de melhorar os resultados da sua empresa, vamos colocar as ideias deste artigo em prática.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !