27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

O conteúdo audiovisual é a mídia do momento. Mas não basta investir nela de qualquer jeito, é preciso fazer vídeos de qualidade para as suas campanhas online.

De acordo com a pesquisa SmallBiz Trends, o consumo global de conteúdos em vídeo corresponderá por 80% de todo o tráfego da internet em 2019. Impressionante, não? Na verdade, nem precisávamos recorrer a pesquisas para entender a importância da produção audiovisual na internet.

Basta acessar rapidamente as principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, para notar a relevância dos vídeos. Não é de hoje que essas plataformas têm priorizado esses formatos de conteúdo.

Para não ficar para trás da concorrência e produzir conteúdos que vão de encontro aos novos hábitos do seu público-alvo e persona, veja algumas dicas para fazer vídeos de qualidade:

Produção com equipamentos profissionais

Para fazer vídeos de qualidade, exige-se equipamentos adequados. Aqui, vale o investimento na compra de bons aparelhos para não depender de terceiros. Segundo pesquisa da HubSpot, 85% das empresas que produzem vídeos para campanhas online o fazem internamente.

fazer vídeos de qualidade equipamentos de qualidade

Como seu vídeo precisa ter boa qualidade de imagem e áudio, é necessário fazer um investimento em câmeras que filmam em HD, microfones para captar o som ambiente e um tripé. É verdade que o investimento inicial pode pesar bastante no seu bolso, mas esse esforço compensa bastante a longo prazo.

Por fim, preocupe-se em montar um cenário para a gravações de seus vídeos, de modo que a iluminação não comprometa a qualidade da imagem.

Planejamento é preciso

Todas as ações de marketing digital exigem um planejamento. Para fazer vídeos de qualidade, a história não é diferente. Para cada conteúdo audiovisual, defina:

  • um objetivo, como captar leads, aumentar o engajamento da marca, vender um produto e por aí vai;
  • para qual público o vídeo é destinado;
  • qual assunto deve ser abordado;
  • quanto tempo ele deve ter.

Ter as ideias sob controle do que você quer produzir antes de ligar a câmera facilita bastante a sua vida. Portanto, nunca pense em fazer um vídeo do nada. Improviso só vale quando você tem um plano esquematizado, uma ideia definida.

Do contrário, isso pode te atrapalhar e obrigar a fazer regravações, o que significa perda de tempo e de dinheiro.

Passo a passo para fazer um vídeo de qualidade

Antes de mais nada, é preciso entender o processo da produção de um vídeo para campanhas de marketing:

  • Pré-produção: é o planejamento que prevê as etapas do vídeo. Tudo que você vai precisar para gravar, como roteiro, elenco, equipamentos, locação, etc;
  • Produção: quando está gravando e colocando em prática tudo que preparou previamente;
  • Pós-produção: finalização do vídeo e edição. É hora de fazer os ajustes necessários para, depois, divulgá-lo.

passo a passo para fazer vídeos de qualidade

Faça um roteiro

Fazer um roteiro significa que você não vai fugir tanto do assunto que pretende abordar no vídeo. Faz com que você mantenha uma linha coerente ao longo da gravação.

Enfim, essa etapa permite que você elabore as ideias com mais clareza e grave de forma mais objetiva. Na hora de fazer a edição, você pode cortar as partes que fugiram do roteiro.

No fim das contas, isso acaba facilitando a vida do usuário também. Ele terá acesso a um conteúdo muito mais claro e objetivo.

Durante a gravação

Escolha um lugar adequado para gravar, que tenha uma boa iluminação ou que proporcione o uso adequados dos equipamentos, como o de luz artificial. Combinar silêncio com um lugar agradável pode ser uma receita para o sucesso.

A qualidade do áudio é importante. Por isso, faça testes antes e durante a gravação. Os testes devem identificar a clareza das palavras e os ruídos.

Sobre o conteúdo

Fazer um bom marketing de conteúdo é evitar propagandas sobre o seus produtos ou serviços. Aqui, o melhor caminho é abordar temas que despertem o interesse e a curiosidade do seu público-alvo. Com naturalidade, você pode apontar soluções e evidenciar os benefícios de produtos ou serviços, sem que para isso peça que ele compre algo.

Envolva os usuários com um conteúdo interessante e relevante para mantê-los engajados. Para conseguir, isso é importante estudar o perfil do seu público-alvo e identificar o que eles gostariam de assistir.

Tente fazer uma integração dos vídeos com seu blog ou site. Aliás, criar vídeos para complementar um post de um blog é uma ótima maneira de otimizar conteúdos antigos.

Na edição

Não pague para edição de vídeos, faça você mesmo. Organize seus arquivos em pastas para facilitar. Assista ao vídeo e já determine as melhores partes que serão usadas. Depois, salve imagens, músicas e outros arquivos que achar pertinente para a edição.

O Windows Movie Maker para desktop ou iMove para Macs são programas de edições fáceis de usar para quem está começando.

Quando estiver craque na edição, pode se aventurar em programas, como Adobe Premiere, Sony Vegas e Final Cut Pro.

E depois de fazer vídeos de qualidade?

Agora que você aprendeu como fazer vídeos de qualidade, nada de fazer um trabalho meia boca, hein! Aliás, é importante frisar que o trabalho não termina na edição dos vídeos. É preciso divulgá-los para impactar o seu público-alvo.

fazer vídeos de qualidade divulgação

Sabendo que eles fazem muito sucesso nas redes sociais, não deixe de divulgar nelas. E você não precisa perder muito tempo aqui.

Como o ville Target possui uma ferramenta de agendamento de posts nas redes sociais, você pode deixar todos os vídeos programados para entrar ao longo do mês. Ganha-se muito tempo no seu dia a dia.

Enfim, levar seus vídeos ao alcance do maior número de pessoas é uma importante estratégia digital para divulgar seu conteúdo.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados