27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

O que você faz com o jornal da semana passada? Provavelmente, joga fora, uma vez que o conteúdo consumido já não faz mais sentido. Isso não acontece com quem produz materiais online. É possível otimizar conteúdos antigos do seu site para que eles sempre tenham relevância para o público-alvo e persona da sua empresa.

E é de posts frescos que um blog de sucesso vive. Daí a importância de fazer reciclagem de posts no seu blog. Como o Google adora materiais atualizados, ter o trabalho de otimizar conteúdos antigos faz com que seu site ganhe relevância e autoridade em SEO. O resultado é aparecer na primeira página do Google.

Mas não vamos mentir: a tarefa é difícil e precisa ser mantida, principalmente quando o que está em jogo é a imagem da sua empresa. Confira seis dicas para otimizar conteúdos antigos do seu site e, assim, manter-se sempre atual e relevante:

1) Saiba quais posts reciclar

Para começo de conversa, não dá para você otimizar todos os conteúdos antigos do seu site. Assim, não sobra para produzir novos. Aqui, é importante selecionar os posts que mais fazem sentido receberem atualização.

Um caminho interessante está em analisar as informações fornecidas pelo Google Analytics. Veja o histórico dos posts antigos: os que apresentavam muita audiência, mas começaram a perder tráfego ao longo do tempo, merecem uma atualização, principalmente se eles ainda são importantes para captar leads.

otimizar conteúdos antigos seleção

Essas condições mostram que o seu conteúdo já foi muito relevante, mas a concorrência produziu um melhor ainda. No entanto, ele tem potencial para ser otimizado novamente.

Por outro lado, deve haver posts que não fazem mais sentido. Talvez, você não ofereça mais determinado serviço e aquele material está perdido no meio do seu site. Nesse caso, você pode exclui-los sem dó.

2) Mantenha a mesma URL

Na hora de atualizar o post antigo, NÃO faça o mesmo com a URL, hein! Isso porque o endereço da sua página já tem um histórico construído nos mecanismos de busca. Portanto, atualizá-lo significa que o seu trabalho de otimização começa do zero.

Isso sem falar que, se fizer atualizações na mesma URL, você também evita competir consigo mesmo.

3) Elimine dados antigos do conteúdo

É sempre bom lembrar que otimizar conteúdos antigos significa atualizar dados e conceitos. Uma nova pesquisa saiu sobre o seu mercado? Aproveite para acrescentar as informações no seu post antigo.

otimizar conteúdos antigos excluir dados desatualizados

Aumentar o tamanho do seu conteúdo o torna mais robusto e, por consequência, mais relevante para os usuários. Aliás, esse é um dos critérios mais importantes que você deve considerar quando investir em SEO.

E a atualização não se resume a dados do mercado. Caso você tenha lançado um ebook novo, por exemplo, vale a pena inserir uma Call to Action eficiente no meio do conteúdo para convidar os usuários a baixarem o material. Claro, ele deve ser pertinente ao assunto do post.

4) Faça mais formatos de conteúdo

Lembra que deixar o post ainda mais robusto conta pontos positivos para SEO? Então, por que não produzir infográficos e criar conteúdos em vídeo para acrescentar no meio do texto?

otimizar conteúdos antigos outros formatos

Em geral, os usuários de internet são dispersos, uma vez que recebem informações de todos os lados. Apostar em outros formatos de conteúdo faz com que você prenda a atenção dos visitantes para aquilo que você tem a dizer. Um infográfico, por exemplo, pode resumir seu conteúdo e tornar mais fácil o consumo de excessos de dados.

5) Reutilize o conteúdo em uma série de e-mails

Que tal otimizar conteúdos antigos criando uma série de emails? Você pode pegar três a cinco posts que conversem entre si e disparar para leads que tenham demonstrando interesse no assunto dos textos.

Aqui, você pode utilizar o ville Target para agendar o envio automático de campanhas de email. Então, um lead que se cadastrou em uma landing page sobre um curso online, por exemplo, pode receber textos explicando melhor sobre o curso em questão.

Dessa forma, você informa melhor uma pessoa que demonstrou interesse no seu curso e, de quebra, aproveita para otimizar conteúdos antigos do seu site.

6) Depois de otimizar conteúdos antigos, divulgue-os

Já atualizou seu post com novas informações e adicionou outros formatos de conteúdo? Ótimo. Provavelmente, ele deve começar a ranquear melhor aos poucos nos mecanismos de busca.

No entanto, isso não impede que você dê uma forcinha para alcançar mais pessoas. Aqui, estamos falando da divulgação de seus conteúdos atualizados nas redes sociais. Aliás, pesquisa conduzida por Tomasz Tunguz aponta que republicar conteúdos antigos pode alcançar 75% do engajamento do post original.

otimizar conteúdos antigos divulgação

Para não perder tempo nessa (importante) tarefa, recomenda-se o utilizar uma plataforma de automação de marketing. Além de disparar campanhas de email marketing, o ville Target também faz o agendamento de posts nas redes sociais.

Em suma, você pode aproveitar todos os recursos do ville Target para otimizar conteúdos antigos do seu site. Cadastre-se agora mesmo!

automacao de marketing

Posts relacionados